ícone face twitter instagram

Carnaval 2020 da Frei Caneca FM transmitiu a essência do Carnaval do Recife

26.02.20 - 13H56
Foto: José Britto

Apesar de a Quarta-feira de Cinzas marcar o final do Carnaval, é apenas pretexto para a despedida. Ao longo de todo o dia, neste 26 de fevereiro, o ouvinte da Frei Caneca FM confere ainda flashes e agenda cultural, e das 16h30 às 19h, escuta a reprise do Palco Frei Caneca FM, que aconteceu no dia 16 de fevereiro, na Praça do Arsenal, com as apresentações de Orquestra Malassombro, Mestre Anderson Miguel, Luedji Luna e o projeto Pérolas Negras, uma roda de samba comandada por Leyde do Banjo, acompanhada por seu grupo, As Mari's do Samba.

Durante o Carnaval, a Frei Caneca FM procurou contagiar os ouvintes com toda a energia da diversidade da folia recifense. Desde o Palco Frei Caneca FM até a Terça-feira Gorda, foram mais de 50 horas de transmissão ao vivo. Também foram produzidos cerca de 100 flashes, que tiveram início na quinta-feira (20), com os espetáculos Ubuntu e Tumaraca - consagrando o momento dos afoxés e maracatus no Marco Zero -, adentrando pela abertura oficial do Carnaval no Recife, até a Terça-feira Gorda, com a cobertura completa de todos os shows do 25º Festival RecBeat. O aniversário do Festival, inclusive, continuou com a 101.5 FM como rádio oficial do evento, e contou, pela primeira vez, com o "Frei Caneca FM Convida", com a rádio pública trazendo para o palco do RecBeat duas atrações que marcaram a história do evento: Liniker e os Caramelows e Emicida.

Emicida foi um dos convidados do "Frei Caneca FM Convida", no RecBeat 2020. Foto: José Britto
Emicida foi um dos convidados do "Frei Caneca FM Convida", no RecBeat 2020.
Foto: José Britto


Ao longo do Carnaval, a Frei Caneca FM veiculou ainda a série de interprogramas "Meu Carnaval", que mostrou, em quatro episódios, os universos carnavalescos de personagens que fazem a sua folia e a de muita gente em Pernambuco: Zenaide Bezerra, a mais antiga passista de frevo em atividade, com 71 anos; Leopoldo Nóbrega, designer, estilista e cenografista responsável pela escultura de um dos maiores ícones do Carnaval de Pernambuco, o Galo da Madrugada; Marise Lacerda, vice-diretora da Escola de Samba Gigantes do Samba, da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife; e Mestre Bi, do Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Mata Norte de Pernambuco, região cheia de poesia e expressões das culturas populares. Foram ao ar também seis reportagens especiais sobre os homenageados do Carnaval, sobre os trabalhos de artistas que foram ao Palco do Marco Zero, as ações de apoio à mulher no carnaval e as iniciativas de manutenção urbana para o período momesco.

REDE PÚBLICA - Desde o ano passado a Frei Caneca FM tem procurado estreitar as relações com as emissoras públicas de Televisão e Rádio do Nordeste. Este ano, as parcerias começaram antes mesmo dos dias oficiais de Carnaval, com a transmissão ao vivo do Palco Frei Caneca FM, junto com a TV Pernambuco. Durante o Carnaval, os flashes e reportagens produzidos pela rádio pública do Recife foram veiculados na Educadora FM, da Bahia, e na Rádio Timbira, no Maranhão. Os ouvintes da 101.5 FM também tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre o que rolou no carnaval soteropolitano, com matérias retransmitidas da emissora baiana.

Camerino Neto, gerente da Frei Caneca FM, é entrevistado por Nice Lima, na TV PE.
Camerino Neto, gerente da Frei Caneca FM, é entrevistado por Nice Lima, na TV PE.

VERÃO 101 - A Frei Caneca FM colocou na rua, no dia 15 de janeiro, o projeto #Verão101,  que contou com um estúdio móvel da rádio, no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Foram realizadas coberturas especiais, como as dos festivais Bora Pernambucar - que aconteceu entre os dias 5 e 9 de fevereiro, no Bairro do Recife -, e do Porto Musical - que rolou de 13 a 15 de fevereiro -, com entrevistas e flashes durante todo o dia, até as 22h.

O período de Verão trouxe experimentações para a programação da 101.5, como os programas Calor da Rua, que integrou a faixa do meio-dia, entre as terças e quintas-feiras, com apresentação de Marianna Lyra, e ao longo do mês de fevereiro o Mercado Cultural, com seleção musical e entrevistas ocupando as manhãs da Frei Caneca FM, por Patrick Tor4.

Além do Palco Frei Caneca FM, o projeto trouxe a segunda edição do desfile do bloco
Pen Drive da Madrugada, que aconteceu também no dia 16 de fevereiro, rendendo homenagens à Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, que comemorou seus 99 anos desfilando pelas ruas do Recife, com direito à participação da chave que abre o Carnaval, o velho Cariri, grupo de passistas e de palhaços. O cortejo foi acompanhado pela Orquestra Henrique Dias e pelos estandartes de outras agremiações, como o Grêmio Anárquico Feminístico Essa Fada, A Porca, Olinda Frevo e Folia, Guaiamum de Oinda e do Paço do Frevo.

Desfile do Bloco PenDrive da Madrugada com o Cariri Olindense. Foto: Beto Oliveira/Cariri Olindense
Desfile do Bloco PenDrive da Madrugada com o Cariri Olindense. Foto: Beto Oliveira/Cariri Olindense

A iniciativa #Verão101 também colocou na rua a campanha pelo protagonismo negro, com oito depoimentos de personalidades atuantes em diversas áreas, como a DJ e VJ, Biarritz, a chef e Yabassé, Carmem Virgínia, e a artista visual Aline Santos. Como parte das ações do período, a Frei Caneca FM realizou também o 6º Seminário de Comunicação Pública Fazendo Rádio, dia 6 de fevereiro, no Apolo 235, Bairro do Recife, com uma conversa descontraída sobre jornalismo cultural, com Patrícia Palumbo, jornalista especializada em rádio, música e meio ambiente, âncora e idealizadora do programa Vozes do Brasil; e Nice Lima, Mestra em Extensão/Comunicação Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE), produtora e apresentadora do Salada POP na Frei Caneca FM.

Patrícia Palumbo e Nice Lima. Foto: Maíra Brandão
Nice Lima e Patrícia Palumbo no VI Seminário Fazendo Rádio. Foto: Maíra Brandão


Compartilhe