ícone face twitter instagram

8M: Frei Caneca FM prepara 24h de seleção musical formada apenas por mulheres

07.03.23 - 20H23
cantoras - 8M

Da esquerda para a direita: Cila do Coco, Maria Beraldo, As Januárias, Alessandra Leão. Abaixo: Erykah Badu, Eduarda Alves, Bixarte e Bione.


Por Bárbara Bittencourt

Neste 08 de março a Frei Caneca FM celebra (ainda mais) as mulheres. Inspirada pelo valor histórico e revolucionário desta data, a equipe feminina da rádio pública do Recife preparou uma seleção musical especial: feita de mulheres para mulheres.

Nomes como Elza Soares, Rita Lee, Ludmilla, Lia de Itamaracá e Duda Beat nos conduzem ao longo das 24h desta data por meio de melodias e arranjos únicos. Essa proposta é encabeçada pela nossa programadora musical Lorena Fragoso, com contribuições de Gabriele Alves, Priscila Xavier, Thais Barreto, Bárbara Bittencourt, Luizy Silva, Beatriz Guglielmelli e Janaína Serra.

Além de prestar homenagens, pretendemos reforçar o simbolismo da origem do oito de março: a luta pelos direitos femininos e pela igualdade de gênero. Nos seus primórdios, em 1910, a ideia da data comemorativa surgiu na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, pela alemã Clara Zetkin, propondo a criação de um itinerário anual de manifestações que reivindicavam direitos trabalhistas, sem data específica para acontecer. Foi em 1917 que esse dia se tornou um marco importante nos nossos calendários, quando milhares de mulheres russas marcharam contra a fome e a Primeira Guerra Mundial nas ruas. Após a revolução que colocou os bolcheviques no comando da Rússia, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da "mulher heroica e trabalhadora".

Para o resto do mundo, o Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, pela ONU, como forma de lembrar as conquistas políticas e sociais femininas continuamente. É a partir dessa premissa que as mulheres vão às ruas todos os anos, para reivindicar o fim da desigualdade e violência de gênero e mostrar que nenhum direito já garantido nos será negado. Tal qual suas precursoras, as mulheres de hoje não permitem que esse dia seja transformado em nada além do que é: revolução.

Confira alguns nomes que compõem a seleção musical especial do 8M na Frei Caneca FM:

Lia de Itamaracá
Isadora Melo
Isaar
Karina Buhr
Alessandra Leão
Cila do Côco
As Januárias
Bela Maria
Suraras do Tapajós
Priscila Senna
Raphaela Santos
Eduarda Alves
Eliza Mell
Clara Nunes
Gal Costa
Maria Bethânia
Evinha
Martnália
Urias
Liniker
Majur
Bixarte
Maria Beraldo
Bruna Alimonda
Miriam Makeba
Celia Cruz
Omara Portuondo
Nathy Peluso
Rosalía
Bione
Tássia Reis
Treyce
Barbara Leão
Kali Uchis
Beth Carvalho
Alcione
Dona Ivone Lara
Leci Brandão
Joyce Alane
Amelinha
Uana
Erykah Badu
Rachel Reis
Rita Lee
Greentea Peng
Slipmami
Afreekassia
Marina Sena

Confira a seleção musical especial do 8M pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site.


Compartilhe