ícone face twitter instagram

Semana de despedidas na programação da 101.5

06.11.22 - 21H33
Ministéreo Publico

Raiz, Pureza e Regivan por Cláudia Santarosa. O Ministéreo Público Sound System faz parte da seleta musical do último Vozes de Cor. (Foto: Reprodução/Internet)


Por Priscila Xavier

A semana inicia com mais despedidas das produções realizadas pela sociedade civil para a Frei Caneca FM. Na quarta-feira (09) vai ao ar a última edição do Vozes de Cor que, semanalmente, apresentou discografias negras; na quinta (10), se despede o programa VdeVoz, cujas edições foram dedicadas a dar visibilidade às produções de autoras e autores negros, indígenas, LGBTQIA+, idosos, com deficiência, população carcerária e outros cujas desigualdades são dificultadoras ou impeditivas para a inserção no mercado literário. Por fim, o Recife Lo-fi também dá um até logo e finaliza com uma entrevista com Kira Aderne, vocalista da banda Diablo Angel.

Ao longo do mês de novembro outras produções selecionadas através do Edital de Apoio à Ocupação da Programação da Frei Caneca FM 2021-2022 finalizam suas temporadas.

SEMANA
A segunda-feira (07) começa animada com o BR-101.5 ao vivo, apresentado por Gabriele Alves. O ouvinte pode participar enviando seu pedido musical pelo WhatsApp (81) 99488-6842, entre 9h e 12h.

Na sequência tem edição inédita do TPM - Tempo Pra Mim. Alice Leão, que é graduada em Química, terapeuta holística e pesquisadora da cosmetologia natural, é a convidada da semana. O tema é o fomento de tecnologias ancestrais a partir do bioma Caatinga. O programa tem transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da 101.5. Começa ao meio-dia.

Às 15h tem Pegada 2030 abordando o ODS 14, que fala sobre vida na água. Participam do programa a ativista e internacionalista Domênica Falcadi, que atua como coordenadora do Laboratório de Inovação e Tecnologia da Engajamundo; o engenheiro e advogado Jorge Araújo, administrador geral da Ilha de Fernando de Noronha; e a bióloga Laís Araújo, cofundadora da Xô Plástico. A produção apresenta uma contextualização local e nacional do tema vida na água, com informações do Relatório Luz, o case do programa Plástico Zero, em Noronha, e a história do projeto Xô Plástico, que desenvolve atividades de intervenção e educação ambiental na Região Metropolitana do Recife.

Às 17h tem Relicário com apresentação de Janaína Serra e declamações de Manu Monteiro e Ana Neves. 

Na programação da noite tem Afrossonora, às 20h30, trazendo uma entrevista com Tobias Queiroz, professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele fala sobre a cena musical decolonial, tema defendido em sua tese.

Braço do Festival No Ar Coquetel Molotov, o Coquetel Molotov Negócios ocorre no Bairro do Recife, entre os dias 16 e 18 de novembro, com uma programação que vai da manhã à noite com pitchings para artistas locais, além de oficinas e mesas gratuitas e abertas ao público. A Frei Caneca FM participa dos pitchings, representada por Lorena Fragoso, programadora musical da emissora. A programação do espaço que busca fomentar o empreendedorismo no mercado musical de Pernambuco é tema da entrevista de terça-feira (08) no BR-101.5. Gabriele Alves bate um papo com Ana Garcia, diretora do festival, às 11h.

Quarta-feira (09) vai ao ar o último Vozes de Cor desta temporada. E nada melhor do que cantar e dançar para movimentar a vida, agradecer, pedir força, cura e justiça para os novos tempos. A edição de despedida apresenta canções de Héloa, Ministéreo Público Sound System & Luedji Luna, Jards Macalé, Luana Bayô, Jéssica Ellen, MC Tha, entre outras negras melodias.

NOVEMBRO NEGRO - Durante todo o mês, a 101.5 veicula interprogramas que buscam apresentar personalidades negras, como Carolina Maria de Jesus, Luiz Gama, Conceição Evaristo, Milton Santos, Elza Soares, Angela Davis e Inaldete Pinheiro. Na faixa instrumental, veiculada diariamente das 13h às 14h, o ouvinte aprecia um álbum por dia com artistas negros, como Suka Figueiredo, Laís de Assis, Fela Kuti e Amaro Freitas.

Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe