ícone face twitter instagram

Relicário recebe clubes de leitura nesta terça-feira

11.09.22 - 06H57
Leia Mulheres Olinda

Encontro do Leia Mulheres Olinda. (Foto: Reprodução/Instagram)

Por Beatriz Guglielmelli


Os Clubes de Leitura são uma importante ferramenta estratégica de formação de leitores. Entre os seus objetivos estão: criar uma comunidade de leitores, compreender a literatura como direito universal, conhecer e dialogar sobre autores, autoras e obras e desenvolver ações de integração entre as pessoas. 

Nesta terça-feira (13), Janaína Serra recebe Anita Presbítero do Clube de Leitura Floriterárias, Juliana Costa do Clube de Leitura Coisas Que Leio e Katarine Araújo do Clube de Leitura Leia Mulheres Olinda para um bate-papo sobre o papel desses grupos. Além disso, vai ter muita leitura coletiva! Imperdível! 

O Relicário vai ao ar a partir das 17h, na Rádio pública do Recife, com transmissão ao vivo pelo YouTube.


PROGRAMAÇÃO 

SEGUNDA
Nesta segunda-feira (12), a partir das 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode participar enviando o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Às 15h, o Pegada 2030 recebe a bióloga especialista em ecologia humana, Mariana Clauzet, responsável por Redes e Parcerias no Instituto Água e Saneamento; a mestra em Gestão Ambiental, Rosângela Monteiro, assistente de Saneamento da Compesa; e também a arquiteta e urbanista, Mariana Pontes, que atua como diretora da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), para falar sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que trata de Água Potável e Saneamento. Entre os temas, as convidadas apresentam o contexto atual de acesso à água potável e saneamento no Brasil, sobre serviços públicos de saneamento em Pernambuco e sobre um projeto que visa colaborar com a limpeza das águas dos rios no Recife. 

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.  

Na sequência, às 18h, o Viajando na Música continua atrás de novos frevos. O cantor e compositor Manuca Bandini embarca nesta viagem e leva o ouvinte para conhecer seus frevos inéditos no quadro Brasil Profundo. E ainda tem muita música com Márcia Castro (BA), Flaira Ferro (PE), Surama e Albino (PE), Arnaldo Antunes (SP), Orquestra Frevo do Mundo, entre outros.

Às 21h, o Toca o Terror encerra a temporada viajando no tempo até 1982, celebrando filmes que estão completando 40 anos, entre eles, “O Terror da Serra Elétrica”, “A Marca da Pantera” e “Creepshow – Arrepio do Medo”. 

TERÇA
Nesta terça (13), às 8h, o Isto é Choro, meu bem! apresenta uma playlist de choros de músicos pernambucanos e nacionais.

Às 15h, o Pegando o Bigu fala sobre Direitos Humanos. Os direitos humanos são uma importante conquista das sociedades modernas, mas estão em risco em função dos ataques de projetos autoritários às democracias mundo afora. Como fortalecer esses ideais e torná-los vivos em nossas práticas ativistas? Para debater o tema, o programa recebe Rodrigo Montaldi, do Fundo Casa Socioambiental, Leonardo Medeiros, do Conectas Direitos Humanos, e Tereza Mansi, do Centro Popular de Direitos Humanos. 

Mais tarde, às 21h, o A Hora do Espelho discute o ofício da doula como indispensável para o cuidado e proteção dos nascimentos e por consequência, para a saúde das mulheres. A edição aponta para a importância desse serviço ser ofertado pelo SUS e desmistifica as formas de acesso a essa profissional. 

QUARTA
Nesta quarta-feira (14), ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Mulheres na Frequência apresenta uma edição musical hipnótica e envolvente com os grandes nomes do trip hop, além de um passeio entre os anos 60, 90 e 2000, um programa para recarregar as energias no meio da semana. 

Mais tarde, às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor presta uma homenagem a rainha da ciranda e patrimônio vivo de Pernambuco, Lia de de Itamaracá. O programa fala sobre a paixão pela música, o início da carreira, as dificuldades ao longo do caminho e o reconhecimento em vida da cirandeira mais famosa do Brasil. Com 78 anos de idade e mais de 50 anos dedicados ao ritmo, Lia segue levando o nome da ilha onde nasceu, cresceu e mora até hoje mundo afora.

QUINTA
Nesta quinta-feira (15), às 15h, o Almanaque da Aconchego conversa com a comunicadora popular Bruna Zanolli que tem uma longa trajetória nas rádios livres. Na entrevista, Bruna fala da importância das tecnologias livres para que mais pessoas, especialmente mulheres, possam se apropriar e fazer uso e como a educação popular é fundamental para garantir esses processos. Desta vez, a Toca do Saci fala de um tema bem atual: os podcasts. O Baú da Aconchego apresenta o podcast Yabás nas comunidades, realizado conjuntamente pela Rádio Comunitária Aconchego e o Coletivo Cabelaço PE. E a indicação cultural é o livro “Um bufão no poder” de Yvana Fechine e Paolo Demuru, no qual os autores buscam compreender, desde uma perspectiva sociossemiótica, como o atual presidente foi eleito no ano de 2018. 

Mais tarde, às 18h, o Recife Lo-Fi  apresenta uma playlist com sons de bandas e artistas independentes de Pernambuco e do Brasil com Autoramas, Black Pantera, Devotos, Mayra Clara, Adalberto, Hercinho, Alexandre Revoredo e Isabela Moraes, Anum Preto, Adorável Clichê e Bia e Os Becks. 

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe