ícone face twitter instagram

Passinho, estética afro para crianças e loucura na pauta desta semana

29.04.19 - 15H18
Foto: Ricardo Bernardo | www.flickr.com/zone41 | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC-SA 2.0

Foto: Ricardo Bernardo | www.flickr.com/zone41 | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC-SA 2.0

A partir desta semana, a sua rádio pública começa a entrar no clima junino, colocando, a cada duas horas, um bloco  musical com forró, xaxado, baião, coco e ciranda. Na Faixa Mulher da última segunda-feira de abril (29), ao meio-dia, Priscila Xavier apresenta o TPM - Tempo Pra Mim. O tema da semana é o descanso na loucura. Quais os riscos quando não dedicamos esse Tempo Pra Mim em nosso dia a dia? A convidada é Ana Márcia Luna, professora do Centro de Educação da UFPE e integrante do Coletivo Sempre Vivas.

O Salada POP começa a semana com  uma entrevista sobre o livro Diálogo das Grandezas do Brasil, escrito por Ceasar Sobreira; na terça (30) o tema é Turismo Criativo; já na quarta-feira (1º), o debate será sobre a valorização da estética afro entre crianças; e na quinta (02), Camila Dantas, gerente do Programa Estadual de IST/AIDS/HIV, fala sobre a sífilis.

Já a Revista Difusora traz um debate sobre o passinho, com as convidadas Marta Guimarães e Mônica Lira, comemorando o Dia Internacional da Dança. Na terça-feira (30) rola entrevista com o Dirimbó, falando sobre seu primeiro disco: “Tempo Covarde”; na quarta (1º) a entrevista será sobre o curso de elaboração e gestão de projetos em fotografia, o ClickLAB; na quinta (02), é a vez de tratarmos da IV Festa para Ógùn; e encerrando a semana no Revista Difusora, o fotógrafo Fred Jordão fala sobre o lançamento do livro “Recife”.

Programas da Sociedade Civil:

Às 20h da segunda-feira, na faixa de horário da sociedade civil, o Toca o Terror analisa os perigos do trânsito com vários filmes que já foram feitos com carros, motos, caminhões, tratores e veículos motorizados em geral que se tornam mais do que uma arma nas mãos de psicopatas do cinema.  

Na terça-feira (30) você ouve o Revista Brasil de Fato Pernambuco apresentando às 20h a última edição da série especial “Abril de lutas no campo”, com o tema das comunidades pesqueiras. O convidado é Severino Santos, educador social do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP). A entrevista aborda as ameaças ao território das comunidades pesqueiras, os impactos da degradação ambiental e análises sobre os contextos políticos atuais.

No feriado da quarta-feira (1º) a Faixa Mulher traz, ao meio-dia, o Vozes do Campo e da Cidade, que aborda os desafios que a mulher passa para se inserir e se manter no mercado de trabalho. A convidada é a psicóloga Laura Pedroza. Você pode conferir a reprise às 21h.

O programa Músicas de Sexta dessa semana lista, às 20h, algumas das melhores e mais marcantes trilhas sonoras dentro de um recorte de música e cultura pop. De Cameron Crowe a David Bowie; de Walter Salles a Radiohead, serão tocadas músicas que marcaram - e ficaram marcadas por - grandes filmes, e de diretores cujas carreiras são evidenciadas por trilhas sonoras incríveis.

No sábado, a partir das 8h45, a busca pelo reino de Acelóis conduz a lenda brasileira do Papagaio real, no Palavras no Ar. A convidada é a poeta Flávia Gomes, que lembra as histórias da infância em Vitória de Santo Antão (PE) e fala sobre a produção literária na fase adulta. Já o Pagode, Futebol e Batucada, às 10h, destaca o ano de 1980, quando o brasileirão foi conquistado pelo Flamengo e o Sport levou o campeonato pernambucano. Na trilha, o primeiro disco do grupo “Fundo de Quintal”, e o “E vamos à luta”, de Alcione, com músicas de Gonzaguinha e Cartola. O programa tem ainda Beth Carvalho, com canções do seu “Sentimento Brasileiro”, João Nogueira e Martinho da Vila.

No final do dia, às 18h, o  Lab 101  quer saber: Você vive conectado? Não consegue ficar muito tempo longe de smartphones e um wifi? Então você precisa saber o que é Nomofobia. Este é o tema do Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes de Jornalismo da Uninabuco: “Febre Digital/ o medo de não estar conectado”. Também será veiculada uma produção de estudantes de Jornalismo da UNIFG, o Projeto Ágora, que tem fins educativos e o objetivo de introduzir cidadãos curiosos em conceitos básicos de Política.

Para o final da tarde do domingo (05), às 16h, o Caneca Boogie preparou uma hora de funk e soul music, com Rufus & Chaka Khan, Graham Central Station, Don Blackman, The Stylistics e muito mais.

Confira a programação completa da Frei Caneca FM:


Segunda a sexta
14h às 16h: Salada Pop
16h às 19h: Revista Difusora

Segunda
12h: TPM - Tempo pra Mim
20h: Toca o Terror

Terça
12h: Mamas, Minas e Manas*
20h: Revista Brasil de Fato Pernambuco

Quarta
12h: Vozes do Campo e da Cidade
20h: Vozes do Brasil

Quinta
12h: Mulher Faz Política Todo Dia*
20h: Recife Lo-Fi*

Sexta
12h: Mulher na Caneca
20h: Músicas de Sexta
23h: Paredaum

Sábado
8h: Rádio Matraquinha*
8h45: Palavras no Ar
9h15: Cantando e brincando nas ondas do rádio*
10h: Pagode, Futebol e Batucada
16h: Verde, Amarelo e Vermelho*
18h: Lab 101
21h: Manguetronic*

Domingo
9h: Samba de Latada*
10h: Batucada
12h: Frevo do Mundo*
16h: Caneca Boogie
20h: Interdependente*
21h: Audio Mundi*

* Excepcionalmente, este programa não será veiculado esta semana.


Compartilhe