ícone face twitter instagram

Papo de Artista recebe a rapper pernambucana Killauea

26.10.23 - 20H21
Killauea

Foto: Jason Ribeiro 

 

Por Beatriz Guglielmelli


Toda sexta-feira, das 14h às 15h, a Frei Caneca FM veicula o programa Papo de Artista. Sob comando de Manoel Constantino, semanalmente, o ouvinte conhece um pouco mais da história e da obra de grandes artistas da cena cultural pernambucana. Nesta semana, o papo é com a rapper Killauea. 

Killauea é artista independente, nasceu em Santa Maria da Boa Vista (Pernambuco) e migrou para Petrolina em busca de fazer sua arte ecoar. É uma rapper potente que traz consigo toda resistência e potência travesti. Com flows agressivos e líricas bem elaboradas , ela brinca com ritmos e vertentes do rap mostrando toda sua versatilidade e visão do jogo. Com quase 3 anos de estrada, já se consolidou como um nome de peso em sua região, fazendo vários shows em sua cidade e também fora dela.

Na conversa com Manoel Constantino, Killauea fala sobre sua trajetória e seu novo EP, intitulado como Fashion Killa, neste novo trabalho a artista mostra sua versatilidade no universo da música e da moda. 

O bate papo vai ao ar nesta sexta (27), a partir das 14h, você pode sintonizar pela 101.5FM ou pelo nosso site.   

SEXTA
Nesta sexta-feira (27), às 8h, no Viajando na Música, Babi Jaques e Lasserre continuam o passeio musical pela música feita por nômades ou que enaltecem a estrada. No quadro "Brasil Profundo", dedicado a cenas do interior do Brasil, o programa recebe a dupla luso-brasileira Las Forasteiras. No quadro "Jam Viajada", tem um experimento musical, reunindo gravações com músicos de diferentes lugares do Brasil para gerar um fonograma inédito. Dessa vez, André Macambira, diretamente de Gravatá (PE), com com uma galera de Brejão (PE), Alef Passarin, Lua, Natália Tenório e as percussões de Aishá Lourenço de Recife. Ainda ouviremos Adriana Calcanhotto e Bernardo do Espinhaço.

Às 9h tem BR-101.5 com Alex Carvalho, que substitui Gabriele Alves no período de férias. A faixa de entrevista, às 10h, é com Lucas Oliveira. Ele fala sobre o lançamento do livro  “CABOCLINHOS: Subsídios para a Salvaguarda e Pesquisa”. A publicação desnuda a alma desse folguedo tão pernambucano, tão nordestino, seus encantos, seu passado indígena, sua religiosidade ancestral e também os desencantos de quem faz essa cultura pelas dificuldades com que resiste por mais de um século. Tem transmissão ao vivo pelo YouTube.

Ao meio-dia, no Calor da Rua, Luizy Silva bate um papo sobre Corridas de Rua com Jéfter Campos, treinador de corridas de rua. 

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Nesta semana, o papo é com a rapper Killauea. 

Às 17h é a vez de curtir o fim de tarde com Janaína Serra e seu Relicário. Você pode participar pelo WhatsApp (81) 99249-2199.

SÁBADO
Neste sábado (28) tem mais Faixa Infantil na 101.5! Às 9h, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio está no clima da festa das bruxas, o Halloween. A equipe do programa preparou muitas histórias e lendas de assombrações. Mas calma, tudo muito leve e divertido, com canções e convidados especiais. A Fada Estrela conta a verdadeira história sobre onde nasceu a comemoração do Halloween e fala sobre lendas brasileiras que dão arrepios. As crianças falam sobre o que elas tem medo e algumas delas contam sobre lendas assustadoras, como a Loira do Banheiro e a Comadre Fulozinha. Ainda tem as meninas do grupo Tapete Voador contando a lenda Encanta Moça, do projeto que se chama “Reza a lenda” e está disponível no YouTube do Tapete Voador. No quadro “Papo do Dia”, a conversa é com a escritora Camilla Inojosa e as crianças do Cepoma, o Centro de Educação Popular Mailde Araújo, sobre o livro: Guia de assombrações para crianças corajosas, dela e de Roberto Beltrão. E o Roberto ainda conta uma das lendas do livro no quadro “Na onda do artista”. Não perde não, o programa está de arrepiar! Ah, e você pode até ouvir com sua fantasia de bruxinha ou de monstrinho.

E às 10h, o Arruaça vai sonhar o futuro, ou falar sobre sonhos e futuro. Que futuro você imagina para o planeta? Será que vai ter carro voador ou dinossauros? Tem um bate papo especial sobre sonhos com as crianças e Gabriel Coelho (que realizou um filme sobre sonhos: “Quando a noite ainda não existia”). Tem aqueles sonhos que se sonha dormindo e os que sonhamos acordados. E ainda tem uma conversa sobre rios voadores com Thamy Palo. Você sabia que tem rios que voam?

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre a Fitoterapia Xukuru, com o Coletivo Jupago Kreká. Baseado na agricultura de encantamento e na medicina de cura ancestral por meio das ervas, o coletivo indígena Jupago Kreká, do povo Xukuru de Ororubá, criou um laboratório para produção de remédios, cosméticos, garrafadas e pomadas. O laboratório de fitoterapia fica localizado na Casa de Sementes Mãe Zenilda no Terreiro da Boa Vista, na Aldeia Couro Dantas, no Território Xukuru de Ororubá, em Pesqueira, Agreste de Pernambuco. O espaço foi criado como uma proposta de repensar a relação com a natureza e o cuidado que ela promove quando se utiliza dela respeitando a sua dinâmica, proporcionando assim o bem viver e o conviver sem agredir e nem desrespeitar.

Na sequência, às 17h, Os Cinemas de Rua e o Recife retorna ao centro do Recife com o primeiro cinema a ser projetado com o objetivo de abrigar o uso de sala de cinema, o Cine Art Palácio. Além de um panorama histórico, arquitetônico e sócio territorial, o programa traz considerações sobre as relações atuais desse equipamento com o seu entorno, assim como prospecções no sentido da recuperação do edifício dentro do contexto atual. Para conversar sobre essas questões, a equipe recebe Lucas Albuquerque, arquiteto, urbanista e pesquisador que produziu um diagnóstico sobre a significância cultural do cinema em sua atual fase, produzindo recomendações de uso com vistas à recuperação não apenas do edifício mas também do território onde se localiza.

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, traz toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO
Neste domingo (29), a partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa faz uma homenagem ao grupo Sem Compromisso. E ainda, o ouvinte confere músicas de Diogo Nogueira, Clara Nunes, Arlindo Cruz, Jovelina Pérola Negra, Alcione e muito mais!

Em seguida, às 17h, o Almanaque da Aconchego conversa com a jornalista Midiã Noelle. Ela mora na Bahia e faz parte do coletivo de comunicação Pauta Negra. A conversa atravessou diversas questões como a importância da comunicação antirracista e da participação das mulheres negras na política. Na coluna “Aqui se respira lucha”, o ouvinte conhece a primeira revista digital feminista da Bolivia com a experiencia de Muy Waso.

O Giro Nordeste deste domingo, às 19h, recebe o professor Fernando Pureza para falar sobre o conflito entre Israel e Palestina, o contexto histórico e a situação atual. Fernando é doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, recentemente, publicou o livro "História da Ásia", da Editora Contexto. É professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB e do Programa de Ensino de História da UFPB e é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, da UFRN. Atua também no Grupo de Estudos e Pesquisa em História do Trabalho da UFPB.

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar fala sobre música contemporânea. A edição recebe Marcílio Onofre e vários artistas.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe