ícone face twitter instagram

Pandeirista Miltinho é homenageado na programação da 101.5

28.04.22 - 20H33
Miltinho

Miltinho, cantor carioca, posa para foto, no Rio de Janeiro, RJ. (Foto: Rafael  Andrade/Folhapress)


Por Carlos Eduardo


Dando largada na sexta-feira (29) com produções da sociedade civil na rádio pública do Recife, o Vitrola, a partir das 8h, entra no ar com uma dedicatória especial à memória, obra, talento e as diferentes fases da carreira do cantor e pandeirista Miltinho. A produção ainda conta com sonoras, relatos e grandes sucessos do artista, como “Devaneio”, “Mulher de Trinta”, “Menina Moça” e muito mais. 

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Mulher na Caneca debate sobre as eleições, fake news e a participação das mulheres neste cenário. Começa ao meio-dia com transmissão pelo YouTube.

Já o Giro Nordeste desta sexta recebe Daiane Carlos Hohn para falar sobre os aumentos recentes da energia elétrica e os possíveis impactos para a população da privatização da Eletrobras. Daiane é graduada em Administração, especialista em Energia e atualmente exerce a função de coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Encerrando o expediente da sexta-feira tem Relicário, às 17h, trazendo mais Vozes de Pernambuco, em uma produção inédita para o ouvinte da rádio pública do Recife.

Em busca de uma localidade onde cada cidadão tenha sua própria representação musical, o Audio Mundi pousa na América do Sul, onde passeia pelos países e observa uma diversidade exuberante de gêneros musicais culturais, formados por diferentes povos e etnias, às 18h. 

Encerrando a noite, às 21h, o programa Oxente Afrodite recebe Priscila Siqueira, psicóloga e fundadora do Vale PcD; Emmanuel Castro, cineasta, militante pela diversidade e co-fundador do vale PcD e Raphael Ramos, maquiador, drag queen (nina poison) e DJ, para um debate sobre a sexualidade das pessoas com deficiência. A produção, além das entrevistas, também têm quadro informativo, dicas e blocos musicais com DJ PAX.

SÁBADO
Máquinas de cartão de crédito e débito atendendo a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e baixa visão e entrevista exclusiva com a primeira e única jornalista cega atuante no meio de comunicação da Paraíba pautam a conversa da edição de sábado (30) do Vozes Inclusivas, a partir das 8h. 

Na Faixa Infantil desta semana, os pequenos ouvintes da Frei Caneca FM conhecem histórias de grandes personagens femininas que trabalham com os números e cálculos matemáticos no Palavras no Ar, às 10h, com participação da professora de matemática da área de estatística da Universidade Federal de Pernambuco, Cláudia Lima.  Em seguida o É Conversa pra Criança, Sim! entra ao ar discutindo os direitos e deveres da criança e do adolescentes e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O diálogo deste dia segue com a psicóloga Stephanie Filgueira, que dá dicas de como observar e perceber se os direitos da criança e do adolescente estão sendo garantidos e a importância do Estatuto.

Saúde pública, métodos de prevenção e preconceito sobre a HIV/AIDS e estigmas sociais são pautas da conversa deste sábado no Hora Do Close, a partir do meio-dia. Ainda na produção, o ouvinte acompanha os quadros 'Dicionário Pajubá’, ‘Cine Fechado’, ‘Dá teu Close’ e o ‘Super Close’.

Decididas as rotas de viagem dessa semana com destino ao Chile e Jamaica, respectivamente, o Andei Meio Mundo, às 15h, convida primeiramente os ouvintes da 101.5 FM para ir ao Chile, onde conhecem a história, cultura e Música do país. A vocalista da banda Sentimento, Ziane Martins, é a convidada da entrevista. Agora, pegando novamente as rotas aéreas, até a Jamaica, o Reggae pelo Reggae leva os ouvintes a mais uma excursão pelo país africano, na qual presenciam a era do SKA — primeiro ritmo autêntico jamaicano a ganhar o mundo e pavimentar todo universo do reggae —, a história do ritmo e principais artistas, a partir das 16h.

Apresentando reviews, curiosidades e contextos de álbuns icônicos do forró, o Forropodó, às 19h, estreia o quadro “Discografando”, falando sobre o disco “Esperando Você” volume 6 da Desejo de Menina. Além disso, na edição acontece mais um episódio do “Forrólista”, que resgata hits teens que ganharam releituras ousadas em forró.  

DOMINGO
O domingo (1º) da rádio pública do Recife inicia cedo, às 8h, com o programa Frequência Natural, apresentando aos ouvintes informações importantes da agroecologia e as formas que o indivíduo pode usar esse conhecimento para criar uma conexão maior com a natureza. A edição ainda fala sobre agroflorestas urbanas com Marina Maciel e com Thiago França sobre as PANCS (plantas alimentícias não convencionais), ambos integrantes do Coletivo Kapiwara de Agroecologia Urbana.

O Lab 101 começa às 9h e dá continuidade à sequência de três episódios da radionovela Picada de Ódio, uma Produção do projeto de Extensão Solte sua Voz: os invisíveis midiáticos, no curso de Comunicação Social da UFPE, Campus Agreste, em Caruaru (PE). Neste segundo episódio, o ouvinte entende a problemática de deixar água parada e como esse fator é predominante para o surgimento das larvas, origem dos mosquitos Aedes Aegypti.

E já que no dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador o Batucada faz uma singela homenagem para os homens e mulheres que pagam tudo que consomem com o suor de seus empregos. A seleção segue com grandes clássicos como “Samba do trabalhador” de Martinho da Vila, “Meu Nome é Trabalho” do Grupo Fundo de Quintal e muito mais, a partir das 10h.

Desembarcando em Cuba e destrinchando a carreira de Carlos Puebla, mais conhecido com o “Cantor da Revolução Cubana”, o Som da Liberdade entra nas ondas da 101.5 FM a partir das 15h, contextualizando para os ouvintes a história de Puebla com registros históricos em áudios de um documentário da TV Cubana e letras das canções do artista, consideradas como crônicas dos principais acontecimentos políticos de uma Cuba revolucionária.

Finalizando o domingo, às 19h, o Obriganza Experiência convida a audiência para fazer uma imersão intensa e extensa na experimentação pernambucana. Logo em seguida, o Pesado - Lapada para todos os gostos parte para o segundo episódio do programa de lançamentos musicais para o ano de 2022, com direito a black, death, thrash e crossover.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe