ícone face twitter instagram

Oxente, Afrodite! traz primeira edição da série sobre o aborto para a Frei Caneca FM

22.09.22 - 19H26
Manifestação pela Legalização e Discriminação do Aborto (Foto: Site Revista Brasil de Fato PE)

Manifestação pela Legalização e Discriminação do Aborto (Foto: Site Revista Brasil de Fato PE)

 

Por Wiulayne Souza

O Oxente, Afrodite! desta sexta-feira (23), às 21h, traz a primeira edição da série informativa sobre a interrupção gestacional. E neste primeiro episódio o programa entrevista o médico ginecologista e obstetra Olímpio Moraes, que tem uma marcante atuação nos casos de abortos legalmente realizados no Recife, e ficou mais conhecido após o caso de excomungação por interromper gestações de crianças vítimas de estupro no estado. 

Olímpio é professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, gerente da obstetrícia do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Conselheiro do Conselho Regional de Ginecologia e Obstetrícia. Ele chegou a ser excomungado da Igreja Católica duas vezes, uma em 2006, por participar de uma campanha estadual de carnaval para distribuição de contraceptivos de emergência, e a outra em 2008, por realizar um aborto em uma menina de 9 anos, que foi engravidada pelo padrasto.

A série sobre o aborto tem o intuito de levar mais conhecimento e prevenção aos ouvintes da rádio, trazendo informações de utilidade pública. Durante a veiculação do programa, as pessoas podem compreender o que é o aborto legal, quais são as atuais normas técnicas do Ministério da Saúde, suas discrepâncias com a lei brasileira, e quais são os deveres de servidores públicos e de saúde ao receber essas demandas. 

No quadro Dica Preciosa é detalhado quais são os hospitais que realizam o aborto legal em Pernambuco, e na sequência musical tem música para trazer leveza após o assunto denso, porém necessário. 

E você pode acompanhar o programa sintonizando pelo dial da FM 101.5 ou aqui pelo nosso site. 

SEXTA
Na sexta-feira (23), às 14h, o Papo de Artista, apresentado por Manoel Constantino, traz como convidado o artista visual Izidorio Cavalcanti para falar sobre suas obras e técnicas. 

Às 15h, o Giro Nordeste entrevista a coordenadora do Observatório da Alimentação Escolar e assessora da Fian Brasil, Mariana Santarelli, para falar sobre o veto do Governo Federal ao reajuste do Programa Nacional de Alimentação Escolar e a campanha da sociedade civil para derrubar a decisão do presidente que impacta a alimentação de crianças em escolas. 

Mais tarde, às 18h, o Audio Mundi se despede falando do lendário baterista, arranjador, produtor e artista Norman Connors e suas músicas. Ele já trabalhou com músicos do quilate de Archie Shepp e Pharoah Sanders e as fichas técnicas de seus discos solo são uma constelação para os apreciadores do Jazz e da Black Music. 

No Oxente, Afrodite!, às 21h, tem a primeira edição da série que o programa traz sobre o aborto.

SÁBADO
Abrindo a programação deste sábado (24), o Palavras no Ar traz como tema a história da Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres. E ainda rola recadinhos super especiais da La Ursa, bate-papo, música e muito mais. 

O Coco e Suas Vertentes, às 11h, retrata os festivais de Coco de Roda de Pernambuco. Esse programa apresenta a produção de conteúdo, retrata o acervo, promove a difusão da riqueza cultural e traz a memória dos grandes festivais da cultura popular pernambucana. 

Ao meio-dia tem Hora do Close. Nesta semana os apresentadores conversam sobre o movimento Mães da Resistência. No quadro ‘Dicionário Pajubá’ é explicado o significado da palavra “Alibã”, já o ‘Dá Teu Close’ tem a convidada Bety Tavares, e o ‘Super Close’ é ao som de Duda Beat, Greg Queen, Pablo Vittar e Thalia.  

O Reggae pelo Reggae, às 16h, traz uma seleção musical massa ao som de Mungo’s Hi Fi, Marcelo Santana, Monkey Jhayam e Don Carlos. 

E para fechar a programação produzida pela sociedade civil, às 21h, a Techtrônica faz um especial para os ouvintes, com uma seleção musical das mais pedidas pelo público. 

DOMINGO
Às 9h, o Lab 101 deste domingo (25) apresenta o radiodocumentário “70 anos da Lei Afonso Arinos: A Máscara do Racismo no Brasil”, que foi produzido pelos alunos do curso de jornalismo da FABICO, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Às 10h, o Batucada faz um convite aos ouvintes para homenagear o cantor Gilson de Souza. Na seleta musical tem Ana Costa, Jorge Aragão, Ivone Lara, Gerlane Lops e muito mais. 

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe