ícone face twitter instagram

Las Colores estreia neste domingo, trazendo música e debate

14.08.20 - 15H07
Afroito

Afroito, artista pernambucano entrevistado na estreia do Las Colores (Foto: Divulgação)

Neste fim de semana temos mais novidade na programação da 101.5 FM. O programa Las Colores, comandado pelo jornalista Paulo Proença, começa a ser veiculado aos domingos, sempre ao meio-dia. A primeira entrevista, neste domingo (16), é com o cantor e compositor recifense Afroito. Em pauta, a produção musical na pandemia. Além disso, tem lançamento da música “De besta”, novo single do artista. E você confere ainda a participação de Malka, produtora da música, e Kananda PX, produtora artística de Afroito.

A programação do fim de semana está recheada de música, assuntos da ciência, povos tradicionais e prestação de serviço. O sábado (15) inicia com o Frequência Natural, às 7h, falando sobre a articulação política da agroecologia no Recife e em Pernambuco. O convidado é Germano Barros, diretor da escola técnica do SERTA, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário e membro da Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica de Pernambuco.

Na Faixa Infantil, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio começa às 9h15, abordando o tema “As crianças e a televisão”, com destaque para a importância do olhar crítico ao assistir TV e do diálogo entre pais e filhos sobre os conteúdos assistidos. Traz ainda informações sobre os direitos do telespectador, a história da TV, classificação indicativa, propagandas abusivas, novelas e programas infantis. 

Às 11h, o Laboratório FM recebe a pesquisadora e professora de espanhol, Marina Gomes, para uma conversa sobre linguística e análise de discurso. A convidada analisa os processos de construção de narrativas em vários aspectos do nosso dia a dia, destacando o viés político e as subjetividades presentes nos discursos construídos pelo poder, além de suas influências na construção do sujeito.

Voltando ao tema TV, o Sala de Cinema fala dessa mídia como janela de exibição no Brasil e no mundo, a premiação do Emmy e lançamentos nos canais abertos. A entrevista da semana é com Milena Evangelista, jornalista, especialista em estudos cinematográficos e Gestora da EPC/TVPE. O programa traz ainda notícias breves sobre o mundo do cinema e músicas que fazem parte de trilhas sonoras, às 13h.

Faixa Preta
No ano de 2008 foi instituída a lei 11.645, que inclui na educação básica a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Mesmo com essa lei, a educação formal tem tido sérias limitações para trazer para o cotidiano da sala de aula o respeito, a vivência e a convivência de um modo pedagógico com a ancestralidade afro e indígena. Estereótipos e preconceitos marcam a vida escolar de quem é negro, quilombola ou indígena. O Aldeias e Quilombos deste sábado, às 15h, conversa com dois profissionais da área da educação para debater sobre a necessidade de mudarmos as práticas existentes em relação à educação formal.

Na sequência, às 16h, o Reggae pelo Reggae apresenta uma entrevista com a banda Preto Reggae Band. Representando a banda, Aninha Marley e Bruno Alves conversam sobre a origem da banda e a cena pernambucana. Você escuta ainda a coluna “Rastafari, Cura para as Nações”, com André Albuquerque. As músicas ficam por conta de artistas como Ras Mateus, Veja luz e Laylah Arruda. Às 17h, o Obá Kosò encerra a Faixa Preta trazendo o tema Obaluaiyê e o acesso à saúde. Para discutir esta temática, conta com a participação do Ogan, Pai Mil Onilètó, do Ilê Axé Alagbedê Olodumare, localizado no Maranhão.

O Que Braba! chega às 19h, falando sobre moda e como ela age na expressão de identidades periféricas. Para contribuir com esta discussão a convidada é Alana Barbosa, criadora da marca e brechó Nua Clothing e a trancista Isabela Régis, para enegrecer as ideias. Já o Oxente, Afrodite! trata de relacionamentos afetivos abusivos entre pessoas adultas. As âncoras Maria do Céu, sexóloga, e Adriana Pax, comunicadora, conversam com a especialista Cristiana Gomes sobre a configuração dos abusos dentro das relações e quais as melhores saídas. O programa alerta para o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia e traz dicas de apoio psicológico, jurídico e médico gratuitos. A sequência musical da DJ Pax vem toda inspirada no tema da semana e haverá o lançamento, em primeiríssima mão, da música "Louca", da rapper pernambucana Lady Lay. Começa às 20h.

Domingo
Abrindo os caminhos com Chamada de Ogum, às 19h, o Obriganza Experiência desfruta a malta do coletivo virtual, Frestas Telúricas, a precursora da eletrônica, Laura Spiegel, os samurais dos ruídos, com Merzbow, e a inusitada colagem do Mano Caetano. Às 20h, o PEsado - Lapada para todos os gostos conversa com o guitarrista original do Sepultura, Jairo Guedz, sobre sua carreira ao lado da banda mineira, além de suas participações em outros grupos e seu trabalho atual com The Mist e The Troops of Doom. O Audio Mundi encerra a programação do fim de semana, às 21h, falando sobre uma das principais bandas de jazz-funk do Reino Unido no início dos anos 80, o Freeez. Liderado por John Rocca, o Freeez se tornou uma lendária banda do que se convencionou como Brit Funk e também flertou com o Hip Hop produzido no início dos anos de 1980.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou pelo nosso site www.freicanecafm.org.


Compartilhe