ícone face twitter instagram

Lab 101 veicula Auto da Compadecida adaptado aos tempos de pandemia

08.06.20 - 15H51
radionovela

   Radionovela de estudantes da UFPE Campus Agreste destaca a figura do Capitão Covid

            Parceria é a essência do Programa Lab 101 (sábados às 18hs), através do envio de conteúdos de estudantes de todo o Brasil, o programa veicula o que é produzido nas universidades. Em período de distanciamento social, por causa da Covid-19, as formas de produzir precisaram ser adaptadas, com trabalhos remotos. Foi essa a forma encontrada pelo curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, de produzir conteúdo neste período. Os estudantes  fizeram uma adaptação, em formato de radionovela, da obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, intitulada Auto da Compadecida em Tempos de Pandemia. O produto faz parte do projeto de extensão Radionovela: Literatura nas ondas do rádio, que tem como objetivo a criação de radionovelas, com adaptações de obras de autores nordestinos.

            Durante as próximas 5 semanas o público da Frei Caneca vai conhecer, no Lab 101, os episódios dessa ficção adaptada aos tempos de Corona Vírus. São 9 episódios que serão distribuídos e levados aos ouvintes aos sábados. Além do Lab 101, os conteúdos de áudio podem ser acessados através das redes sociais Instagram (@radio.novela ) e do Spotify (Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio) e também chegar ao público através de rádios públicas, educativas e comunitárias, e de feiras literárias.

O projeto de extensão foi criado para facilitar o acesso de estudantes secundaristas a obras exigidas para as provas de vestibulares e de ENEM, e de  ampliar esse acesso aos estudantes cegos, sem falar do entretenimento gerado.

A coordenação é da Professora Giovana Mesquita e a vice-coordenação é da professora Sheila Borges, do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE-CAA, com alunos de vários períodos do curso de Comunicação, e do curso de Design. A equipe de produção dessa adaptação é composta pelos estudantes: Gabriel Pedroza, Sarah Rêgo, Victória Melo, Cecília Távora, Vitória Lima, Emilly Monteiro e Lucas Santos. Todo elenco é formado por estudantes do curso de Comunicação da UFPE/Caruaru. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde  e da Organização Mundial da Saúde (OMS), tudo foi produzido de casa: áudios gravados e enviados pelo WhatsApp, e edição também no home office. As equipes se dividiram também para produzir conteúdos para as redes sociais, distribuir o conteúdo e divulgar a radionovela.

 

Confere uma pequena sinopse aqui- Na adaptação radiofônica, a cidade de Taperoá se depara com a chegada do terrível Capitão Covid e os habitantes passam a conviver com o medo, os interesses econômicos dos políticos e empresários locais, com a falta de informação e até com fake news. Emergem críticas a  temas como corrupção e a exploração da pobreza.

Mais parceria com a UFPE/Agreste – Além do Projeto Radionovela: Literatura nas ondas do rádio, no Lab 101,  ao longo da programação da Frei Caneca durante o mês de junho (aniversário da rádio) o púbico ainda vai conferir outros projetos frutos de iniciativas de extensão do Departamento de Comunicação da UFPE/ Agreste: o Rádio Cordel, com crônicas cantadas, e Solte sua voz: os invisíveis midiáticos, com o trabalho Os Santos, radionovelas sobre Antônio, João e Pedro, os três santos juninos. Um mês movimentado e de boas parcerias na rádio pública do Recife. 

 

 


 

 


Compartilhe