ícone face twitter instagram

A volta da Fome no Brasil é tema do "Labor" esta semana

02.11.20 - 18H40
Foto: Renan Tavares | flickr.com/dsrt

Até o final do ano, estima-se que 14,7 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza. Foto: Renan Tavares | flickr.com/dsrt

A estimativa do Banco Mundial é de que cerca de 5,4 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza, chegando ao total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou 7% da população. O programa Labor, que vai ao ar nesta terça (03), às 8h, aborda a questão e como os movimentos sociais estão se mobilizando para minimizar o problema, que pirou com a pandemia. Para tratar do assunto, terão como convidada Cícera Nunes, presidenta da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura em Pernambuco (FETAPE), e Paulo Mansan, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Às 11h, o Mamas, Minas e Manas conversa com Paula Viana, uma das coordenadoras do Grupo Curumim, sobre mortalidade materna em tempos de Covid-19. À noite, 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco bate um papo com a escritora recifense, Odailta Alves, que também é mestra em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre a importância da leitura e literatura afrobrasileira. No Radinho BDF, uma viagem até o México para conhecer a pintora Frida Kahlo. Às 21h, o Virtuosi no Ar dedica o programa aos fantásticos arranjos de peças orquestrais para um ou dois instrumentos.


Quarta-feira (04), às 8h, tem Mundo Esportivo, que entrevista Alexandre Gondim, fotojornalista e colunista especializado em surfe, falando tudo sobre esse esporte das praias: expectativas para Olimpíadas, atletas promissores e mudanças. Às 20h, o Vozes de Cor dá sequência à pequena série de Mulheres no Samba, desta vez, trazendo a voz e a poesia de Dona Ivone Lara, uma das primeiras mulheres a integrar a Ala de Compositores de uma Escola de Samba. Ela, que trabalhou por muitos anos como enfermeira e assistente social, só veio a ter sua estreia no mercado fonográfico com mais de 50 anos, mesmo tendo escrito sua primeira composição ainda na infância, com 12 anos de idade. Na sequência, às 21h, tem Panela do Jazz, conversando com o violeiro, baixista e compositor Hugo Linns, um artista prolífico, que vem expandindo o vocabulário da viola nordestina, dialogando com o universo da world-music e da música instrumental improvisada, sem, obviamente, desatender as linguagens e sonoridades dos cantadores, dos rabequeiros, cirandeiros e violeiros do Nordeste profundo.

Na quinta (05), o Programa Entre (8h) traz um papo com o realizador audiovisual indígena Tayho Fulni-ô. Às 11h30, o Fala, Mina convida Deborah Gomide, que é fisioterapeuta e tatuadora, para um bate papo descontraído onde ela conta sua preferência por visuais diferentes e os pré-julgamentos que sofre em sua área de formação, por ter uma aparência fora dos padrões. A Deborah também explica como ocorrem seus processos de mudanças e como suas transformações influenciam em sua autoestima. À noite, Zeca Viana

apresenta, no Recife Lo-Fi (20h), o álbum “Psychedelic Pernambuco”, lançado em 2011, pelo selo inglês Mr. Bongo. O disco apresenta uma compilação com a nata da psicodelia pernambucana de meados dos anos 1970. Nomes como Lula Côrtes, Flaviola e o Bando do Sol, The Gentlemen, Zé Ramalho e Marconi Notaro, entre outros. 


O Frevo - Bastidores da Música abre alas para a sexta-feira (06), às 8h, com uma entrevista ao compositor e pianista, Amaro Freitas. Às 20h, o Músicas de Sexta traz uma seleção musical baseada na carreira e projetos musicais de Damon Albarn, líder do Blur e Gorillaz. Logo após, às 21h, o Baile Diamante Negro aborda o Break Dance: um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop, que nasceu como manifestação popular e alternativa de jovens em Nova York. Atualmente, o Break é utilizado como meio de recreação e competição no mundo inteiro.


Compartilhe