ícone face twitter instagram

Techtrônica aborda poesia, música e outras expressões diaspóricas

21.01.21 - 16H05
Ana Lira

Obra de Ana Lira no muro da Fundaj, em Casa Forte, como parte da exposição 'Bandeiras da revolução', em 2017. Foto: Ana Lira/Divulgação
 

Por Kauana Portugal
 

Neste sábado (23), a Techtrônica recebe a fotógrafa, artista visual, curadora e pesquisadora Ana Lira, com seu mais novo projeto intitulado “Chama”, cujo objetivo é investigar as variadas formas de expressão através da diáspora, com foco no encontro entre poesia e música, isto é, entre os sound systems, DJs e as festividades produzidas em torno do campo do sensível. Ana, que é especialista em Teoria e Crítica da Cultura, desenvolve pesquisas nas quais discute geopolítica de acessos e potencialidades das produções negras. O programa vai ao ar às 22h.

A programação do fim de semana começa com a Faixa Infantil da emissora, na parte da manhã. A Rádio Matraquinha invade as ondas do rádio a partir das 7h45, saudando o astro Rei, o Sol, e agradecendo por sua luz. Além de pensar em formas de frear o aquecimento global e todos os problemas que ele traz para as nossas vidas. Tudo isso ao som de Baid Assad, Isadora Canto, Bia Bedran, Mundo Bita, Banda Estralo, Pequeno Cidadão, Nena Queiroga, Palavra Cantada, The Beatles e muito mais. O pequeno ouvinte também pode conferir a agenda do Corujices e as histórias contadas por Mari Bigio. 

A Rádio Além da Lenda vem logo em seguida, às 8h45, contando a história da Mula-sem-cabeça, personagem já conhecido do folclore brasileiro. Como surgiu? Como libertá-la do encantamento e onde podemos encontrá-la? O convidado da vez, que ajuda a solucionar estes mistérios e também bate um papo sobre as histórias de arrepiar do Recife, é Adriano Portela, ator, jornalista, escritor e diretor do filme Recife Assombrado.

Mais tarde, às 13h30, as Histórias do Velho Oeste continuam, novamente com Maria Antonieta Vidal, presidenta do bloco lírico das Flores do Capibaribe. Desta vez, a conversa conta os detalhes do surgimento do bloco, sua relação com o pastoril, a presença das famílias, e como o bairro da Várzea é inspirador para a criação das músicas que o acompanham. O programa também faz uma pequena homenagem ao falecido trompetista das Flores do Capibaribe, Ronalt.

Às 14h, o Quarta Parede convida Bugo Gusmão, que atualmente coordena as atividades da Rosa Linda, uma das quadrilhas juninas mais antigas da cidade de Paudalho. Fundada em 1976 por sua mãe, Elvira Gusmão, a quadrilha surge do desejo de comemorar o aniversário da matriarca de uma forma diferente: montar uma quadrilha com os filhos e a vizinhança. Nesta entrevista, Bugo compartilha histórias sobre Rosa Linda, as diferenças entre as quadrilhas juninas feitas na RMR e no interior do estado, e as relações entre tradição e inovação nesse meio.

Em seguida, às 18h, vai ao ar a reprise do Vozes do Brasil com Bebel Gilberto. Na conversa, a artista fala sobre as novas canções do álbum “Agora” e sobre sua composição com Mart’nália, “Na Cara”. Além disso, o ouvinte também confere grandes sucessos, como “Bolero”, “Clichê” e ainda “O que não foi dito”, feita para o seu pai, João Gilberto.

No domingo (24), o Lab 101 começa às 9h, e segue apresentando os episódios do podcast Vida em Quarentena. Nesta edição, o tema é o combate à pandemia da COVID-19 na África, o segundo continente mais populoso da Terra. A iniciativa faz parte do projeto Comunicast, realizado por estudantes do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Às 10h, o Batucada homenageia Elton Medeiros, cantor, compositor, produtor musical e radialista. Ao meio-dia, o Las Colores traz uma entrevista com a cantora, compositora e atriz, Luiza Nobel. A artista cearense fala sobre o single “Estamos Bem”, produzido por Mahmundi, além de comentar o seu projeto #PretaPunk. No Sr. Cinema, às 15h, você confere uma conversa com Ana Farache, jornalista, cineasta e coordenadora da cinemateca e cinemas da Fundação Joaquim Nabuco. Ana comenta sobre o recorde de acessos ao acervo da cinemateca durante a pandemia e os projetos para 2021.

Ainda durante a tarde, às 17h, o Pedrada recebe a banda Diablo Angel, que toca músicas em formato acústico. O cineasta Felipe Soares também participa e fala sobre o videoclipe que dirigiu da canção Texas. Benke Ferraz, da Boogarins, traz o Disco da Semana e o lançamento fica por conta de Miãm, projeto do músico e produtor Cássio Sales.

Às 22h, o Outra Fita - Vidas Sonoras conversa com o flautista mágico Junior Morais, que fala do pífano e seus trabalhos com o Boi da Mata, além da vivência como artista independente. Muita visão, processos artísticos e recados desse grande personagem, que também toca sua flauta e faz uma homenagem muito especial ao Mestre Edmilson do Pífano.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe