ícone face twitter instagram

Protagonismo feminino no futebol e muita música marcam a semana da Frei Caneca

18.12.20 - 17H17
Na imagem, vê-se um campo de futebol em ângulo panorâmico, com duas jogadoras centralizadas. Elas estão cercadas por ilustrações de traços e linhas, efeito que acrescenta movimento à foto.

Imagem de Bruno Moura Lima e arte de Sabrina Cessarovice 

Por Kauana Portugal

No Brasil, historicamente, mulheres e futebol foram concebidos como opostos e jamais complementares. Para virar este jogo, é cada vez maior a quantidade de atletas que lutam por visibilidade nos campos, trajetórias vistas como fontes de inspiração para muitas outras meninas, também motivadas pela potência do esporte. Este é o tema do Mundo Esportivo da semana, que conta com o depoimento de atletas e memórias curiosas sobre a modalidade, além de uma entrevista com a jogadora do Náutico, Nadine Dias. O programa vai ao ar na quarta-feira (23), às 8h.

Na segunda (21), às 8h, o Solta o Frei abre a programação da semana, realizando uma retrospectiva de suas melhores paródias sobre bicicleta. O ouvinte também vai curtir versões de músicas de Alceu Valença, Zeca Baleiro, Sandy & Junior, entre outros. Ao meio dia, no TPM - Tempo pra mim, o tema é criação de filhos e o autocuidado das mulheres, uma conversa com a psicóloga Priscila Magalhães, que também é educadora parental em disciplina positiva, certificada em disciplina positiva para primeira infância e para crianças com deficiência, coaching parental e especialista em Autismo.

À noite, a partir das 20h, o Toca o Terror prova que nem só de dramas e comédias vive a programação dos cinemas e da TV na época de Natal. As histórias e os personagens natalinos de filmes de horror e ficção científica, como “Papai Noel das Cavernas”, “Natal Sangrento” e “Krampus – O Terror do Natal”, são o tema da edição. Logo em seguida, às 21h, o Direitos Humanos em Debate discute com especialistas os rumos da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, que depois de ter saído do Mapa da Fome da ONU, em 2014, volta a ter índices preocupantes em 2020.

Terça-feira (22), ao meio-dia, no Mamas, Minas e Manas, Janaína Serra conversa com as apoiadoras de aleitamento, Camila Apocalipse e Danny Silva. Às 20h, o Revista Brasil de Fato discute a vivência de Natal e traz reflexões sobre o mundo que queremos, tudo isso em entrevista com o monge beneditino e assessor dos movimentos populares, Marcelo Barros. Além disso, matérias sobre ações de solidariedade que se intensificaram no período natalino e o quadro Momento Agroecológico reforçam o papel da alimentação para salvar vidas.

Na quarta-feira (23), o Panela do Jazz  vai ao ar às 21h e é dedicado à uma velha tradição do meio jazzístico, que são os álbuns natalinos de jazz. Com foco na música, este é o formato que será apresentado majoritariamente na continuidade do programa, que não deixará de veicular, pelo menos uma vez por mês, entrevistas com os músicos e personalidades da cena instrumental e do jazz de Pernambuco. 

Quinta-feira (23), às 8h, o ouvinte da Frei Caneca FM começa o dia com o Programa Entre. Nesta semana, Chico Ludemir entrevista a artista visual e performer, Benedita Arcoverde. Mais tarde, às 12h30, o Fala Mina chama Bárbara Lorrane para conversar sobre Concursos de Beleza. A convidada, que já participou destes concursos, defende que a mulher pode ser e fazer o que quiser, incluindo ser Miss. Em contraponto, Bárbara dá relatos sobre julgamentos maliciosos que sofreu acerca de sua aparência, além de fazer críticas aos critérios de participação e o mercado por trás do “mundo miss”. No dia de Natal (25), às 21h, a programação do Baile Diamante Negro agita as ondas do rádio com seu tributo ao Rei do Soul Brasileiro, Tim Maia. Em uma seleção dançante e fora do óbvio, o programa apresenta diversas músicas gravadas por este grande cantor negro ao longo da década de 1970.


Compartilhe