ícone face twitter instagram

Lab 101 pauta a pesca artesanal na terra dos manguezais

28.07.22 - 18H40
Foto: Divulgação

Gravação de um dos episódios do Dentro da Pesca Formosa (Foto: Divulgação)
 

Por Wiulayne Souza
 

Neste domingo (31), às 9h, o Lab 101 apresenta o primeiro episódio do podcast "Dentro da Pesca Formosa”, no qual fala sobre a pesca artesanal e as mudanças globais em Rio Formoso. 

Realizado pelo projeto do Tapioca, grupo de pesquisa em Ciências do Mar, o podcast é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França, e conta com cinco episódios que trazem questões socioeconômicas e ambientais de Rio Formoso, município da Mata Sul de Pernambuco, considerado a terra dos manguezais. 

O primeiro episódio traz os Contos de Rio Formoso, na voz de Francisco de Santana Assis. Os assuntos tratados nesta primeira edição são os acontecimentos históricos do município, a preservação do mangue, a percepção dos pescadores sobre as mudanças globais que afetam o local e os impasses entre a pesca artesanal e a industrial.

Sintoniza na Frei Caneca pelo dial da FM 101.5 ou pelo site www.freicanecafm.org.

SEXTA
O próximo passeio musical do Programa Vitrola, às 8h desta sexta (29), aborda a música popular e registra algumas parcerias polêmicas que envolvem plágio, apropriação indevida e até mesmo troca de título de uma obra à revelia do autor. Esses avanços desautorizados, muitas vezes, ocultam o nome do verdadeiro criador, o que o impede de receber seus direitos autorais. 

Já o Papo de Artista, com Manoel Constantino, traz a produtora do  Festival de Teatro da Criança de Pernambuco, Edvane Bactista, para conversar um pouco sobre o evento que se encerra no domingo (31).

Às 15h, o Giro Nordeste tem como tema a Violência, milícias e crime organizado, e traz como entrevistado o jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP), Bruno Paes Manso. O convidado também é o autor do livro “A República das Milícias: Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro”, sobre o histórico de violências e disputas territoriais que resultaram nas milícias cariocas, no qual foi vencedor do Prêmio Jabuti. 

SÁBADO
Neste sábado (30), às 10h, na Faixa Infantil, tem mais uma edição do programa Palavras no Ar, trazendo o tema Era uma vez… Frida Kahlo. Em pauta uma conversa com a professora de arte-educação e gestora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Mabel Medeiros. Para somar, ainda rolam aqueles recadinhos super especiais da La Ursa, e além da história do dia, que vai apresentar a biografia de uma mulher que nos inspira.

Às 10h30, o É Conversa Pra Criança, Sim! fala sobre violência e bullying. Também traz a história Ernesto, contada pelo projeto “O Baú da Camilinha”. As músicas desta edição trazem Bruna Caram, cantando sobre a violência doméstica e o que as crianças devem fazer; Elza Soares, com Maria da Vila Matilde; e Lenine, com “Ser Diferente é Normal”, uma música sobre aceitação do outro e autoaceitação, para auxiliar quando o assunto da vez é o bullying. 

Às 12h, a Hora do Close conversa sobre famílias LGBTI+ e a adoção no Brasil. No quadro Dicionário Pajubá tem a explicação da palavra “Bolacha”. Já no quadro Cine Fechação tem a indicação do filme “Tom Boy”. O Dá Teu Close traz um recado de Liliana Barros e finaliza ao som de Thiago Pantaleão, Grag Queen, Matheus Carrilho e Gloria Groove.

O Andei Meio Mundo, às 15h, faz sua décima sétima viagem com destino à Argentina em busca da história, cultura e música do país. No quadro Mundinho Latino tem notícias e músicas em dose dupla de Paty Cantú, Camilo, Duki e Lali, além das músicas que estão no topo dos charts argentinos.

No Forropodó, às 19h, os ouvintes curtem mais uma edição do “Forrólista”, que relembra cantoras que tiveram passagens relâmpago por bandas famosas. Em uma edição especial do “Discografando”, o programa antecipa o aniversário de álbuns importantes do forró eletrônico, que completam 20 anos de lançamento em 2023.

DOMINGO
O domingo (31) começa com produção universitária e edição inédita do Lab 101, às 9h. Às 10h, o Batucada homenageia o cantor e compositor João Nogueira. Desde o início da carreira ele ficou conhecido pelo suingue característico dos sambas que compôs e hoje ainda permanece como um dos maiores sambistas da história nacional. A seleta musical relembra os sucessos do artista e apresenta mais músicas de Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Cartola, Gerlane Lops e Nak do Banjo.

A trilha sonora desta edição do Som da Liberdade, a partir das 15h, fica por conta da rainha do rock nacional, Rita Lee. O programa traz uma entrevista com a pesquisadora e professora de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Norma Lima, que escreveu o livro “Ditadura no Brasil e Censura nas Canções de Rita Lee”. 

O Íntimos na Frei Caneca, às 17h, fala sobre a música LGBTQIA+ do cenário alternativo de Pernambuco e recebe o projeto Tiziu, representado pela percussionista Marilhona e o cantor e compositor Riul Almeida. Apesar do pouco tempo de existência, a Tiziu traz a ancestralidade e a representatividade do povo negro e da comunidade LGBTQIA+ com total responsabilidade e sensibilidade. Eles falam como nasceu o projeto, da ligação artística que têm através da amizade e das vivências que se cruzam e compartilham de experiências parecidas, servindo de inspiração para as composições. 

Às 20h, o PEsado - Lapada para todos os gostos conversa com os guitarristas Jairo “Tormentor” Guedz e Marcelo Vasco, da banda brasileira de death metal The Troops Of Doom sobre o recém-lançado CD Antichrist Reborn e os planos da banda para o futuro. 

Confira toda a programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe