ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM faz transmissão inédita de shows brasileiros em Nova Iorque

30.07.19 - 12H11
Cordel do Fogo Encantado integra instrumentos regionais à sua apresentação em Nova Iorque. Crédito da imagem: Leonardo Mascaro

A rádio pública carimbou o passaporte e marcou presença no palco SummerStage NYC 2019. Crédito da imagem: Leonardo Mascaro.

Numa ação que vai entrar para a história da rádio pública, a Frei Caneca FM transmitiu no último sábado, 27, em tempo real, a noite brasileira do SummerStage NYC 2019. Esta foi a primeira vez que uma rádio brasileira fez a transmissão ao vivo, do evento. Este ano, os pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado e Alceu Valença foram as grandes estrelas da programação do Festival e os ouvintes puderam acompanhar tudo durante mais de três horas. A cobertura ao vivo dos shows, foi comandada pelo apresentador e DJ Patrick Torquato, com entrevistas e comentários de artistas presentes no Central Park.

A coordenadora e curadora do Summerstage Festival, Paula Abreu, conversou com a Frei Caneca FM destacando que por si só a edição de 2019 foi histórica:
“Esse foi o primeiro das dezenas de shows do ano, que teve as portas fechadas por conta da lotação. O fato de ter sido transmitido ao vivo diretamente para o Brasil tornou a amplitude do evento ainda mais importante”.

O ouvinte que estava atento, além de ter acompanhado na íntegra a apresentação da banda Cordel do Fogo Encantado, teve também a oportunidade de escutar o show de Alceu Valença, que trouxe no seu repertório os maiores sucesso de sua carreira e uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Quem também recebeu atenção durante o SummerStage NY foi a vereadora Marielle Franco, assassinada em março do ano passado. Na data em que Marielle completaria 40 anos de idade, imagens suas foram projetadas no telão do festival, e cartas da sua viúva, Mônica Benício, e da sua irmã, Anielle Franco, foram lidas no intervalo dos shows.

Alceu Valença traz a energia pernambucana ao palco do SummerStage NYC. Crédito da imagem: Leonardo Mascaro.
Alceu Valença traz a energia pernambucana ao palco do SummerStage NYC. Crédito da imagem: Leonardo Mascaro.



A cantora brasileira multi-instrumentista, LaBaq, que abriu a programação, falou sobre a pressão e expectativa de ter se apresentado no festival deste ano. Emocionada após sua apresentação, a artista falou da honra e alegria de ter representado os artistas brasileiros da sua geração nesse palco, que é tão icônico para a cena musical internacional. Outra artista brasileira, a DJ Grace Kelly trouxe seleção musical com a irreverência da música brasileira, com artistas como Sarajane, cantando “A Roda”, além de mostrar mais do pop brasileiro, com a música “Um Beijo” de Mc Xuxu.

No estúdio da Frei Caneca FM montado no Central Park, o produtor musical Béco Dranoff, que reside há 30 anos em Nova Iorque, destacou a presença da rádio como a novidade deste ano. Quando questionado sobre ter uma emissora pública transmitindo com exclusividade os shows para o Brasil, Dranoff afirmou: “
realmente é impressionante que isso não tenha acontecido antes. Espero que esse tenha sido só o primeiro ano [de cobertura], talvez ano que vem possa cobrir todos os outros shows da série, pois são dez dias de shows brasileiros [em Nova Iorque]”. Nas palavras de Béco Dranoff, o palco do SummerStage entregou uma “tarde pernambucana de gala”.

O SummerStage NYC é um Festival de música muito aguardado no verão nova-iorquino, um dos pontos altos da agenda de shows do estado americano. Com palco montado no Central Park, traz uma seleção de artistas do mundo todo. Desde a década de 90, o Brasil é um país que costuma marcar presença nas apresentações, que já são aguardadas pela comunidade brasileira residente na região, e também pelos americanos. Artistas brasileiros como Chico Science & Nação Zumbi, BaianaSystem, Lenine e Tiê foram alguns dos que já se apresentaram no festival.


Compartilhe