ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM celebra 07 anos no ar!

27.06.23 - 18H37
logo da rádio

Em 2021, a logomarca da emissora passou por uma repaginação.
 

Em 20 de agosto de 1779, nascia, no Recife, Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Caneca. O Frade, como jornalista, criou o Typhis Pernambucano, onde divulgava ideias libertárias. Como ser político, participou da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador. Por conta disso foi condenado à morte e executado em janeiro de 1825.

Quase 300 anos depois do nascimento de Frei Caneca e 51 anos do nascimento do rádio no Brasil, em 8 de novembro de 1960, a Câmara de Vereadores do Recife aprovou a lei que criava a Rádio Frei Caneca, uma emissora que promoveria a cultura local. Começava ali uma sequência de acontecimentos históricos que reuniram na capital de Pernambuco conceitos de luta pela democracia, comunicação e cultura.

Damos mais um salto no tempo. 2014. Mais de 50 representantes da sociedade civil começam a construir o modelo de rádio que a cidade ansiava. O conceito de comunicação pública focado no interesse público, na formação de uma sociedade cidadã e democrática, encurtando distâncias sociais, reduzindo as diferenças, e possibilitando a ampliação da capacidade analítica individual em prol do coletivo ainda era uma coisa nova.

Foi a partir dele que foram elaboradas propostas para a rádio que, depois de um longo processo burocrático, em 2011, havia conseguido, junto ao Ministério da Comunicações, a outorga definitiva.

Com esse DNA, a Frei Caneca FM entrou no ar e na história, em caráter experimental, em 30 de junho de 2016. Dois anos mais tarde, em 2018, abriu os microfones em 28 de junho para programas produzidos pela emissora ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife e, também, para produtores e produtoras da sociedade civil.

MICROFONES ABERTOS

Foto: Andrea Rêgo Barros/ Arquivo PCR
Nice Lima e Patrick Torquato apresentaram a cerimônia de abertura dos microfones em 2018.
(Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

No dia 28 de junho de 2018 foi inaugurada a programação oficial da 101.5. A nova transmissão inaugural, após cumprir todas as exigências determinadas pela Anatel, aconteceu no Paço do Frevo, com a presença das seguintes autoridades à época: o então prefeito Geraldo Julio, o vice-prefeito Luciano Siqueira, a secretária de Cultura Leda Alves e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha. A solenidade contou ainda com a presença de comunicadores, jornalistas, produtores culturais e ainda com apresentações dos artistas Amaro Freitas, Isaar, Silvério Pessoa e dos poetas Clécio Rimas e Bione.

PRESENTE 

Integrando o circuito de comemorações de 2023, a equipe da emissora preparou 07 programas especiais que os ouvintes poderão conferir ao longo do dia 30 de junho, de hora em hora, com depoimentos e um resgate histórico que costura o surgimento da Frei Caneca FM com outros espaços da capital pernambucana: o Museu da Cidade do Recife, a Câmara dos Vereadores, o Memorial Chico Science, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), o Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, o Paço do Frevo e a Praça do Arsenal da Marinha. Os especiais têm produção e apresentação de Alex Carvalho, Diego Oliver, Iara Lima, Janaína Serra, Luizy Silva e Priscila Xavier.

Lorena Fragoso também preparou uma seleção musical especial para embalar o dia 28 de junho - data da primeira transmissão oficial -, com sucessos já reconhecidos pelo ouvinte “raiz”, como Banho de Folhas, da baiana Luedji Luna, além de reapresentar as Apostas Frei Caneca FM 2022 e 2023, com nomes como Bela Maria, AGDA, N.I.N.A, Pongo, Barbarize, Afrocidade e muito mais.

Para fechar com chave de ouro as celebrações deste aniversário, o público pode curtir a sétima edição do Palco Frei Caneca, desta vez no Pátio de São Pedro, no coração do Recife. Com atrações da cultura popular, a ação cultural invade o local histórico prometendo muita música e diversão.


Confira mais detalhes sobre o Palco Frei Caneca 2023.


De 2018 para cá, a emissora lançou 06 editais de ocupação, coordenou Grupos de Trabalho, manteve o diálogo permanente com a sociedade civil, realizou transmissões ao vivo, seminários, seguiu firme durante os anos mais tensos da pandemia de COVID-19 - sendo alento e trazendo informações seguras para os ouvintes -, estreou novas produções, como a Agenda Cultural do Recife, os interprogramas com prestação de serviço e segue sendo referência para a comunicação pública no Brasil, além de presentear os ouvintes com uma seleção musical impecável: passando por ritmos essencialmente locais, como o frevo, o maracatu, a ciranda e o coco, a curadoria atravessa continentes, intercalando a apresentação de artistas do mundo inteiro com talentos do Recife, de Pernambuco e do Brasil inteiro. Um trabalho realizado e apoiado por muitas mãos e que continua sendo construído coletivamente dia após dia.

Equipe no Sítio Trindade em 2023
Parte da equipe na transmissão do Recife Junino 2023. (Foto: Acervo FCFM)

Em 2023, a equipe da Frei Caneca FM é composta por:

Gerente - Priscila Xavier
Gestor de Programação - Alex Carvalho
Gestor Técnico - Eduardo Detmering
Administrativo - Diego Oliver
Programadores Musicais - Lorena Fragoso e Manoel Malaquias
Apresentadoras/Produtoras - Gabriele Alves, Janaína Serra, Luizy Silva
Técnicos de Som - Flávio Rodrigues e Thaís Barreto
Estagiários(as) - Alex Ricardo, Bárbara Bittencourt, Beatriz Guglielmelli, Cadu Silva, Luiz Rodolfo Libonati

FUTURO

As expectativas para a rádio pública do Recife são altas. Condutora do BR-101.5, Gabriele Alves espera que a população recifense se ouça e se sinta cada vez mais parte desse sonho, que é realizado diariamente. “Que assim como o povo, os artistas recifenses, da música às artes visuais, se sintam cada vez mais acolhidos e valorizados. São 7 anos que parecem até 63, diante de toda a jornada que foi percorrida para que a 101.5 pudesse falar no radinho de pilha, em alto falantes pelas ruas e nos fones de ouvido que essa é uma emissora que toca a cultura e toca o Recife com a melhor programação em linha reta!”

Apresentadora do Relicário - e participante ativa das atividades promovidas pela emissora, antes mesmo de integrar a equipe - Janaína Serra ressalta o voto que a Frei Caneca continue sendo um lugar para estar em qualquer momento. “A rádio que é A Radja, que comunica de perto, que quer falar com todo mundo, que tem um compromisso real e diário em atender as premissas da comunicação pública. Desejo muito que a Frei Caneca possa alcançar as pessoas em lugares cada vez mais distantes, com a mesma qualidade do trabalho que é feito ‘por trás do microfone’. Desejo vida longa, combativa e criativa pra rádio pública do Recife!”

Reunião em 2019 com a sociedade civil
Janaína entre outros produtores e produtoras da sociedade civil durante reunião realizada em 2019 no Paço do Frevo. Em pauta, a nova grade de programação da rádio, com os programas que foram aprovados através do Edital Complementar. (Foto: Acervo FCFM)


Para Manoel Constantino, jornalista e apresentador do programa Papo de Artista, “a Rádio Frei Caneca é, para nós artistas dos vários segmentos do mosaico cultural da cidade e de Pernambuco, o nosso canteiro, as cordas vocais para todas as vozes que fazem a cultura no Recife. É o nosso registro libertário.”

Cadu Silva, estagiário de Jornalismo, exalta a diversidade da 101.5: “Desejo muito sucesso a essa rádio linda que segue fazendo a diferença em meio a tantas outras rádios, priorizando pautas importantes para sociedade e viabilizando pessoas e grupos invisibilizados, além é claro da nossa cultura! Desejo que essa lindeza continue crescendo, que venha muitos e muitos anos. Feliz demais em fazer parte dessa equipe e desses 7 anos!”

Diego Oliver, que divide a atuação entre o administrativo e a apresentação do Calor da Rua, almeja ainda mais impacto positivo com as produções da emissora. “Passada essa primeira infância, desejo que a cultura, a informação e a educação sejam sempre o norte da Frei Caneca FM e que estejamos sempre conscientes do nosso papel enquanto porta-vozes da identidade cultural da nossa cidade.”

Alex Carvalho, gestor de Programação da emissora, que assina a direção dos especiais de aniversário com Priscila Xavier, acredita que a Frei Caneca já se tornou referência de qualidade há muito tempo. E complementa: “Que a 101.5 siga sendo sinônimo de verdade, qualidade, pluralidade e democracia. E que continue trazendo toda a alegria e alto astral que só a rádio pública do Recife consegue trazer. Que essa criança de sete anos siga crescendo e amadurecendo. Mal posso esperar pra ver tudo que a 101.5 pode se tornar!”

Ocupando a gerência da 101.5 desde novembro de 2021, Priscila Xavier também compartilha o que espera para os anos vindouros: “Que a gente possa chegar a mais ouvintes, expandir o alcance da rádio, consolidar a equipe e ter ainda mais investimentos que possam ser revertidos em mais música, apresentação de novos artistas, mostrar a ‘cara’ da Frei Caneca para o mundo e ocupar ainda mais espaço no coração das pessoas como uma rádio afetiva, uma rádio pública, de todas as pessoas.”

Finalizamos esse texto celebrativo com um escrito que permanece atual. A autora é Maíra Brandão, então gestora de programação da rádio, em 2020: que os ideais inspiradores de Frei Caneca, o olhar para o futuro de Liberato Costa Júnior e o pioneirismo dos profissionais de rádio pernambucanos continuem sendo o combustível para o que foi concretizado a partir de 30 de junho de 2016.

Vida longa à Frei Caneca FM - A Rádio Pública do Recife!


Compartilhe