ícone face twitter instagram

Faixa Infantil retorna aos fins de semana da FCFM

25.08.23 - 13H54
Ilana Ventura, apresentadora do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio

(Ilana Ventura, apresentadora do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio)

Por Beatriz Guglielmelli

A partir deste sábado (26), a faixa infantil retorna a programação da rádio pública do Recife com dois programas para criançada: Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio e Arruaça! Todo fim de semana tem entretenimento e conhecimento para os pequenos através de contação de histórias, bate papo e muita música! Confira a programação para essa semana:

O programa de abertura da quarta temporada do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio é uma amostra de como é bom ser criança, e de mostrar que elas têm direitos e deveres. Essa edição conta com história e muita música. A equipe bate um papo com os protagonistas, as crianças, mostrando o que virá nas próximas 11 edições veiculadas aos sábados pela manhã. O ouvinte conhece um pouco dos meninos e meninas do Cepoma (Centro de Educação Mailde Araújo) e do Procriu (Projeto Criança Urgente), que são parceiros do projeto. A apresentadora, cantora e contadora de histórias Ilana Ventura, estará ao lado dos personagens Batuca e Tuquito para trazer temas significativos para toda a família, e para receber artistas que encantam a criançada. E fechando com chave de ouro, o programa recebe os cantores mirins Mavi e Paulinho Arretado, cantando uma canção que pede paz no mundo, paz entre todos e principalmente para as crianças do Recife e do Mundo.

Já o primeiro episódio do Arruaça recebe as arte-educadoras Bia e Camila, do Varal de Artes, que propõem às crianças se arriscarem a experimentar o desenho através de diversos materiais.

O Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio começa às 9h, e o Arruaça às 10h! Você pode acompanhar os programas sintonizando na 101.5 FM ou pelo nosso site www.freicanecafm.org 

SEXTA

Nesta sexta-feira (25), às 8h, estreia a nova temporada do Viajando na Música! Após um ano percorrendo o Brasil na sua Van-casa, realizando shows e coletando histórias interessantes, a dupla nômade Babi Jaques e Lasserre retorna a Recife para a tão esperada segunda temporada do programa Viajando na Música, passeando pelas maravilhas da música Afrobrasileira Contemporânea. No quadro "Paradinha", tem a presença da talentosa percussionista, compositora e performer baiana Alana Gabrielle (conhecida por suas colaborações com Cláudia Leite, Ju Moraes e Rachel Reis), que levará o ouvinte em uma jornada sonora pela rica paisagem musical da Bahia. Já o quadro "Recife, meu lugar", apresenta a obra do cantautor Vinicius Barros. A trilha passa por Os Tincõas (BA), Isaar e Afonjah (PE), Zé Manoel (PE), Abayomi Afrobeat Orquestra (PE), Letieres Leite e Orquestra Rumpilezz (BA), Daniela Nátali (BA),Sued Nunes (BA) e Jordi Amorim (BA).

Na sequência, às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Na faixa de entrevistas, tem um bate papo com Bruno Vinicius e Vands sobre a festa “Tirana”  que acontece no dia 26/08 na Casa Criatura.

Ao meio-dia,  o Calor da Rua aquece a programação da rádio pública do Recife com muita música e bate-papos, além do Giro Recife e Giro Esportivo. No bloco de entrevistas, Alex Carvalho recebe Denyse Mendes, representante da Abayomi Juristas Negras para bater um papo sobre o papel das mulheres negras no STF.

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Essa semana, o papo é com Zé Brown.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.

SÁBADO

Neste sábado (26), às 9h, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio bate papo com as crianças, mostrando o que virá nas próximas 11 edições. O ouvinte conhece um pouco dos meninos e meninas do Cepoma (Centro de Educação Mailde Araújo) e do Procriu (Projeto Criança Urgente), que são parceiros do projeto. Ilana Ventura, estará ao lado dos personagens Batuca e Tuquito para trazer temas significativos para toda a família, e para receber artistas que encantam a criançada. E ainda, os cantores mirins Mavi e Paulinho Arretado, cantam uma canção que pede paz no mundo, paz entre todos e principalmente para as crianças do Recife e do Mundo.

E às 10h, o Arruaça recebe as arte-educadoras Bia e Camila, do Varal de Artes, que propõem às crianças experimentos com desenhos através de diversos materiais.

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre o Acampamento Terra Livre 2023. O evento acontece todo ano em Brasília no mês de abril em alusão ao dia 19, dia do indígena. Durante todo esse mês acontecem atos, palestras, seminários e mobilizações. Mas, sem dúvida, o ápice desse movimento é reunir vários povos, juntar suas pautas e necessidades específicas e coletivas e ir demarcar a capital do país. Hoje, o Brasil vive uma nova conjuntura política, com indígenas ocupando espaços de poder e de decisão. Pela primeira vez temos o Ministério dos Povos Indígenas, e como ministra Sônia Guajajara. À frente da Funai, temos também uma mulher indígena, Joênia Wapichana. E Weibe Tapeba como secretário da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI). Para falar mais sobre o assunto, o programa recebe o Coordenador da APOINME, Paulo Tupiniquim e o Indigenista e advogado do CIMI NE, Daniel Maranhão.  

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (27), a partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada, nesta semana, o programa faz uma homenagem ao cantor Trio Preto +1. Ainda na seleção musical Fafá de Belém, Aracy de Almeida, Wando, Gracinha do Samba e muito mais.

Às 16h, o Redescobrindo um Quilombo pede licença para abrir os caminhos e caminhar a frente olhando para trás. Sankofa. Quem somos? o que queremos? para onde vamos? Trazendo referências como Sobonfu Somé e as memórias de nossos anciãos. Também tem estreia do quadro "Sons da Tradição", que veicula os registros sonoros parte da pesquisa etnográfica com os cocos de roda e as sambadas do Amaro Branco. Nesta edição: a sambada para  Mestre Aroeira. 

Em seguida, às 17h, o primeiro programa da segunda temporada do Almanaque da Aconchego recebe o Coletivo Revelar-si. Esta edição conta com bate papo sobre fotografia e representatividade, tudo desde o olhar desse lugar mágico que é o Coque, com a participação das fotógrafas do Revelar-si, Maroca e Lírio. Também tem estreia dos novos quadros: Fala Povo e Som das Comunidades. Na coluna Aqui Se Respira Luta vamos conhecer algumas histórias da Comunicação Comunitária e Popular na América Latina. 

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi faz uma homenagem ao Maestro Rafael Garcia falecido em outubro de 2021.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe