ícone face twitter instagram

Estado laico é o tema do Direitos Humanos em Debate

06.12.20 - 17H39
Estado Laico

Como pode o Brasil ser um país laico se as instituições têm símbolos cristãos? O que fazer para combater a intolerância religiosa? Essas e outras questões serão debatidas no programa Direitos Humanos em Debate. Foto: escolaeducacao.com.br

Nesta segunda (07), o
Solta o Frei será sobre amor. O amor pela bike e o amor entre ciclistas. Ao meio dia, no TPM - Tempo pra Mim, Bruna Dantas, especialista em finanças pessoais, conversa com Priscila Xavier sobre alguns sabotadores da vida financeira e orienta mulheres e homens a como superá-los a fim de construir uma relação mais saudável e harmônica com o dinheiro. À noite, 20h, o Toca o Terror foca no cinema soviético e russo, pioneiro em aspectos técnicos e estéticos, e que nos deu obras pouco lembradas, mas que são igualmente importantes para o gênero fantástico. Neste programa, a equipe do Toca o Terror analisa produções como “Aelita – Rainha de Marte”, “Viy – A Lenda do Monstro” e “A Noiva”, além de trazer uma entrevista com Igor Oliveira, representante da CPC-UMES, distribuidora de diversos títulos da Mosfilm no Brasil. Às 21h, o Direitos Humanos em Debate discute a laicidade do estado brasileiro e o que fazer para combater a intolerância religiosa. 


Na terça (08), às 8h, o Labor conversa com Carmem Silva, da Organização Feminista SOS Corpo e ativista do Fórum de Mulheres de Pernambuco, e com Adriana Nascimento, agricultora familiar e  diretora de Políticas para Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco – FETAPE, para entender um pouco mais sobre a violência cometida contra as mulheres. Às 12h, o Mamas, Minas e Manas fala sobre os diversos tabus que envolvem a sexualidade das mulheres mães e que podem ser bastante complexos, afinal não se costuma pensar em mães como mulheres sexualizadas. Janaína Serra recebe Mayza Dias, feminista, professora de saúde da mulher, terapeuta ginecológica e doula, que fala sobre vários processos vividos pelas mulheres após a maternidade e que podem afetar sua sexualidade, como mudanças hormonais, autoreconhecimento de uma nova identidade, sobrecarga, pressão estética, etc. À noite, o Revista Brasil de Fato PE conversa com a pesquisadora Marta Gomes, professora do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, da UFRPE, e mestra em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre a vida e a obra da escritora Clarice Lispector, que se estivesse viva faria 100 anos no próximo dia 10 de dezembro; Também traz mais um episódio do Radinho BDF contando a trajetória de mulheres  que ajudaram a construir o Brasil. Às 21h, o Virtuosi no Ar continua a celebração dos 250 anos do compositor Ludwig Van Beethoven e dedica o programa ao compositor Gustav Mahler e apresentação de obras representativas do compositor.

Na quarta (09), o Mundo Esportivo (8h) traz uma entrevista com o idealizador e diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, que fala sobre casos de racismo no esporte, como é a atuação do Observatório e que tipos de perspectivas podemos ter para um futuro sem preconceitos. Ao meio dia, o Vozes do Campo e da Cidade fala sobre bem estar, saúde e qualidade de vida, a partir de uma atitude protagonista de cada uma de nós. Diferente das abordagens comuns sobre esses assuntos, que trazem resultados de pesquisas e médicos especialistas, o programa fala sobre o seu poder de tomar a saúde nas próprias mãos e se tornar protagonista na prevenção e na cura de doenças e na construção de uma vida plena. O programa se inspirou no livro a Flor da cura, de autoria de Alexandra Reschke, que relata a sua experiência de protagonismo no tratamento do câncer, contando com uma parceria especial da sua médica oncologista.

Às 20h, no
Vozes de Cor, quem nos encanta com sua voz é a cantora, compositora e percussionista pernambucana Isaar. Nascida em Recife, Isaar traz na sua música as muitas referências culturais da cidade. Ela fez parte por 7 anos da famosa banda Comadre Fulozinha, integrou os projetos Aparelhagem e Orchestra Santa Massa e tem participações em trabalhos de outras(os) artistas e atualmente participa da Dita Curva, espetáculo que reúne música, dança e poesia. Às 21h, o Panela do Jazz entrevista o guitarrista e violonista Fred Andrade. Músico prolífico e nacionalmente prestigiado, Fred tem explorado a fusão das linguagens musicais nordestinas, principalmente o baião e o frevo, com o rock instrumental e o jazz fusion. Por outro lado, também é conhecido pelo seu engajamento como professor, tendo lecionado no Conservatório Pernambucano de Música e, de uns anos pra cá, na Universidade Federal de Sergipe.

Na quinta (10), às 8h, no Programa Entre, Chico Ludermir entrevista a pedagoga e transfeminista Maria Clara Araújo. Às 12h30, o Fala, Mina fala sobre Assédio no local de trabalho. E para abordar o assunto, tem como convidada, Luciana Camargo. Ela traz relatos sobre os diferentes tipos de assédio que sofreu em seu antigo emprego e conta como isso a afetou.

Sexta (11), 21h, o Baile Diamante Negro apresenta os maiores expoentes do Reggaeton, um ritmo que nasceu no Panamá, se espalhou pelo Caribe e conquistou o mundo misturando reggae, música eletrônica e rap latino. No programa você escuta músicas de Daddy Yankee, El General, Residente e Bayanga, entre outros.  


Compartilhe