ícone face twitter instagram

Direitos Sexuais e Reprodutivos abrem o mês de setembro no TPM

03.09.19 - 13H57
Da esquerda para a direita: Isadora Riegert, a apresentadora Priscila Xavier, e Rafaella Rafael.

Assunto de grande importância para a sociedade, os Direitos Sexuais e Reprodutivos foram tema do primeiro TPM - Tempo pra Mim, de setembro. Na tarde da última segunda-feira (02), Priscila Xavier conversou com a designer e co-criadora do projeto Vera (linha direta sobre direitos reprodutivos do Grupo Curumim), Rafaella Rafael, e com a enfermeira especialista em saúde da mulher e obstetrícia do projeto Vera, Isadora Riegert.

No encontro, aspectos importantes da temática foram abordados e esclarecidos pelas convidadas. De acordo com Isadora Riegert, os Direitos Sexuais e Reprodutivos "são dois conjuntos de Direitos que possuem dois conceitos diferentes e fazem parte dos Direitos Humanos". Também foram abordadas questões referentes às atividades do Grupo Curumim, ONG feminista e antirracista, que há 30 anos atua ampla e nacionalmente na defesa dos direitos da mulher, por meio de ações voltadas para a educação de jovens e adolescentes, incluindo municípios pernambucanos como Goiana, Passira e Petrolina, além da Região Metropolitana. 

Sediada no Recife, a instituição integra diversas frentes de luta internacional pelos Direitos da Mulher. Apesar de, nas palavras da própria Rafaella, "sermos uma ONG pequena", conquistas como a realização de partos por intermédio de parteiras pelo SUS, são uma realidade em todo o Brasil, graças à força e ao engajamento do grupo.

Surgida da necessidade de um maior esclarecimento geral sobre os temas dos Direitos Sexuais e reprodutivos, a Vera atua na difusão de informações, funcionando como uma ponte segura entre o real conhecimento do assunto e a população que o desconhece. 

Temas como a gravidez na adolescência, os relacionamentos abusivos, o planejamento da gravidez - reforçada a importância do acompanhamento da mesma desde o começo -, além da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, foram abordados durante o programa, que também brindou os ouvintes com a recomendação de três referências cinematográficas sobre o tema. Obras como “O Renascimento do Parto”, de Eduardo Chauvet e Erica de Paula; o documentário "Uma História Severina", de Débora Diniz e Eliane Brum; e o francês "Minha Vida em Cor-de-Rosa", de Alain Berliner; consideradas importantes para o conhecimento, reflexão, discussão, compreensão e empatia. 

Mais sobre o trabalho do Grupo Curumim está disponível no endereço: www.grupocurumim.org.br. Linha Direta sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos - Vera: (81) 9.8580-7506 (Atendimento gratuito, pelo WhatsApp para todo o Brasil).

Você pode conferir o programa na íntegra pelo Facebook da Frei Caneca FM: 
 


Compartilhe