ícone face twitter instagram

Debates e entrevistas dominam o fim de semana da 101.5

06.05.21 - 15H25
Tavares da gaita

O LAB 101 deste domingo (09), às 9h, exibe podcast sobre Tavares da Gaita (Foto: reprodução)

 

Por Giovanna Lira

O fim de semana da Frei Caneca FM está recheado de cultura de Recife, Pernambuco e do mundo. No domingo (9), às 9h, o LAB 101 traz o terceiro e quarto episódio do podcast “As Sanfonas de Tavares da Gaita”, do projeto de extensão Rádio Cordel, do Departamento de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, campus Agreste. O podcast conta um pouco da vida e obra do instrumentista nascido em Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano. 

Saiba mais sobre a Rádio Cordel

 

SÁBADO (08)

A Rádio Matraquinha inicia a programação do fim de semana da rádio pública. Às 7h45 o programa discute sobre os hábitos de higiene na infância, principalmente na pandemia. Apresenta músicas que projetos infantis criaram para ajudar nesse aprendizado dos pequenos, a história “O Cordel Mais Nojento do Mundo” de Mariane Bigio e traz dicas, informações e sugestões de programas para curtir com as crianças, mesmo em período de cuidados redobrados com o Covid-19. Às 8h45, a Rádio Além da Lenda apresenta muita informação em um programa inédito.


Logo depois, às 9h15, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio traz a história "Pedrinho e a chuteira da sorte" do jornalista Marcelo Cavalcanti. O programa também conta com o convidado Júlio César, especialista em avaliação da performance humana, técnico de futebol da categoria 12/, ex-árbitro da Federação Pernambucana de Futebol e da CBF, para falar sobre a importância desse esporte para meninos e meninas. O quadro Na Onda do Artista apresenta a banda de rock infantil Beatles Para Crianças.

Às 10h, o Conexão Eficiente fala sobre o dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Para isso, conversa sobre esporte, negritude e pessoas com deficiência com as entrevistadas Raíssa Machado, lançadora de Dardo  e Recordista Parapanamericana, e Rosinha Santos, atleta paralímpica medalhista de ouro e recordista em paralimpíadas.

Na sequência, às 11h, Laboratório FM troca uma ideia com uma das principais pesquisadoras da Caatinga, a Professora Inara Leal, pesquisadora dos programas de pós-graduação em biologia vegetal e também o PPG de biologia animal, líder do laboratório de interação planta-animal da UFPE e membro do corpo de pesquisadores do Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD). Ela conta nesse episódio, os desafios e a importância de entender os processos e mecanismos que fazem da Caatinga um ambiente único e aborda temas de extrema importância para a manutenção da Caatinga e da população humana que lá vive.

Ao meio dia, a Hora do Close apresenta o tema “L de lésbicas” e traz curiosidades e discurso de negação a estereótipos. Explica o significado da gíria “caminhoneira”, recomenda a web série “The Stripper” e conta a trajetória da cantora Katy Perry. Em seguida, às 13h, o cinema indígena é o tema do programa Sala de Cinema. Suas origens, produções, sua representatividade no cinema e audiovisual.  Entrevista uma das mulheres indígenas pioneiras em produções originais audiovisuais brasileiras, Graci Guarani, produtora cultural, comunicadora, cineasta, curadora e formadora, pertencente à Nação Guarani Kaiowá.


Histórias do Velho Oeste, às 13h30, apresenta “As Flores do Capibaribe”. A professora aposentada Maria Antonieta Ferreira Vidal compartilha um pouco da caminhada  do Bloco Lírico Flores do Capibaribe, também conta um pouco da participação no Aurora dos Carnavais do ano de 2010. Às 14h, no Quarta Parede, o artista, produtor e gestor cultural André Chaves conta sobre sua criação relacionada a territorialidades e levanta reflexões sobre a pluralidade de realidades culturais que existem em Pernambuco. Também fala sobre sustentabilidade financeira artística na cidade de Surubim, onde nasceu e atua até hoje, e defende uma redistribuição de investimentos para cultura pelo interior do Estado.

O direito à titulação de terras dos remanescentes de quilombos é discutido no Aldeias e Quilombos, às 15h. O programa explica os procedimentos legais e as ações a serem tomadas.  Às 16h, o Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com o cantor Adonai, da banda Cidade Verde Sounds, contando um pouco da sua trajetória e da sua visão da cena reggae. A coluna Força Ômegas fala sobre as mulheres que fazem reggae no brasil e no mundo e a seleção musical conta com Toots and The Maytals, Sly & Robbie e muito mais.

O Obá Kosò começa às 17h, com o tema "Xangô e os Caminhos de Acesso à Justiça". Para discutir esta temática, conta com a participação da Jurista e  Professora Ciani Neves. Além da entrevista, também apresenta artistas que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre o Orixá Xangô. Na sequência o programa Que Braba!, às 19h, debate sobre mulher negra e feminismo.


Às 20h o Oxente, Afrodite fala sobre a prática do sexo anal e seus tabus. A convidada desta semana é a ginecologista e terapeuta sexual Semíramis Prado, delegada estadual da SBRASH - Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. O quadro musical desta edição tem Madonna, Kiss, Tati Quebra Barraco, Dadá Boladão e mais. Para finalizar o sábado, às 22h, a Techtrônica faz um mergulho no universo TRANCE, explorando a diversidade sonora dos festivais de música psicodélica.

 

DOMINGO (09)

O domingo começa com o programa Frequência Natural, às 8h. Nesta edição, discute os riscos de agrotóxicos e o que fazer para diminuir os danos quando em contato direto com alimentos contaminados. Para falar sobre o assunto, entrevista Augusto, agricultor em Junqueiro, Alagoas, que vai relatar os efeitos dos agrotóxicos na vida da sua família. Traz também um papo com o professor Lusinério Prezotti, que é membro do GT - Agrotóxicos e Transgênicos da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). 


Às 10h, o Batucada  traz o cantor Jamelão. E ao meio dia, tem o Las Colores, que nesta semana destaca a plataforma Acolhe LGBT+, iniciativa que conecta pessoas LGBTQIA+ que precisam de acolhimento psicológico a profissionais que topem ajudar de forma voluntária. Lançada em setembro, a plataforma já atendeu cerca de 300 pessoas LGBT+ , de forma gratuita, em 20 estados brasileiros.

O Sr. Cinema fala sobre Cinema e Arquitetura, às 15h, e entrevista Séphora Silva, arquiteta e urbanista, tem formação e capacitação audiovisual pela Universidade de Guadalajara/México, pós-graduação em Arquitetura e Light Design e é sócia-diretora da produtora Arquicênicas Audiovisual. Se dedica a carreira de  Cineasta desde 1994 e, em Pernambuco, fez a produção de arte e cenografia de diversos filmes, como Amarelo Manga (dir. Cláudio Assis/ 2001) e Cinema, Aspirinas e Urubus (dir. Marcelo Gomes/2003).


Logo em seguida, às 16h, o Volta ao Mundo vai para um país que, ao longo da história, teve sua arte, cultura e música influenciadas pelas mais diversas fontes de todo o globo: Espanha. Às 17h, começa o Pedrada, que traz Surt, banda de stoner rock recifense, que apresenta versões acústicas exclusivas para o programa e ainda toca o novo single "Insecure", lançado em novembro. O baterista Ricardo Fraga dá entrevista sobre os efeitos da música para quem trabalha como músico acompanhante.

No Obriganza Experiência, às 19h, a Fábrica de Sonhos divide as experiências de Bernardo Pacheco em seu estúdio paulista. Ouro da casa, Renê Freire e Thelmo Cristovam apresentam as algas marinhas, mais precisamente o sargaço com o disco recém lançado C-Arghard, e, de Buffalo, em Nova York, o noise transcendental, melancólico e místico do Uncertain.  Às 20h, o Pesado - Lapada para todos os gostos traz a banda de power metal e metal progressivo, Caravellus.

Às 21h, o AudioMundi fala da incursão de Saigon no som do rock, do pop e do soul do final dos anos 1960 e início dos anos 70. No quanto a Guerra do Vietnã influenciou as letras das suas canções e o quanto a proximidade dos soldados norte-americanos com seus discos e bons equipamentos influenciou a música dos jovens músicos sul-vietnamitas. Em seguida, para fechar o fim de semana, o Outra Fita - Vidas convida o jornalista e doutor em sociologia, João Vale, para falar sobre o Silêncio e seu trabalho junto ao Meditando Junto e o budismo. Muita visão sobre os processos e caminhadas do indivíduo, o mundo e suas impermanências e o silêncio como mestre de todos os sons e espaços. O programa começa às 22h.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe