ícone face twitter instagram

Cuidados com a primeira infância e muita poesia no ar

25.05.20 - 10H29
Mãos de criança. Foto de Luma Pimentel/Unsplash.

Foto: Luma Pimentel/Unsplah


Aproveitando a realização da VI Semana do Bebê, que vai de 25 a 31 de maio, a Frei Caneca FM coloca no ar, a partir desta segunda-feira (25), programetes que tratam do universo da primeira infância, período que vai do nascimento até os seis anos de idade. Serão dois formatos: pílulas com até dois minutos durante toda a programação e o “Momento do Bebê”. Esse último irá ao ar sempre às 11h, logo depois do “Quarenteninha”, faixa infantil da emissora pública, com conteúdos de até 10 minutos.  

Profissionais de várias áreas como psicopedagogos, nutricionistas e educadores darão dicas de como estimular as crianças nessa etapa, que é a mais importante da vida. É uma fase determinante pois o cérebro absorve todas as informações, com respostas rápidas e duradouras. Segundo especialistas, as crianças nesta idade precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões. Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios.

Com cerca de  130 atrações entre palestras, webnários, lives e shows com conteúdos para pais, mães, crianças, cuidadores e profissionais da área, a VI Semana do Bebê é uma realização da Prefeitura do Recife com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e tem o apoio da Frei Caneca FM. Veja a programação completa aqui: semanadobebe.recife.pe.gov.br

TPM

Ainda na segunda-feira (25), Dia Nacional da Adoção, o TPM - Tempo Pra Mim aborda o tema. 

Em Pernambuco, atualmente, existem cerca de 205 crianças e adolescentes aptos à adoção, enquanto o número de pretendentes é cinco vezes maior: cerca de 1.000 pessoas. O Estado oferece ainda outra possibilidade para famílias que gostariam de se vincular a uma criança ou adolescente. É através do apadrinhamento afetivo, material ou profissional.

E para mulheres que estão gestantes e têm o desejo de entregar o bebê para adoção, o Estado permite - em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente - que isso seja feito da melhor forma para os envolvidos.

Estas e outras informações a gente traz, durante uma hora, num bate papo super leve com a pedagoga Priscila Barcellos, integrante do Núcleo de Apoio à Comissão Estadual Judiciária de Adoção de Pernambuco (CEJA-PE).

A Comissão trabalha com busca ativa e, em 4 anos, trabalhou para que 93 crianças e jovens fossem integrados a uma nova família.

O TPM é veiculado ao meio-dia, com reprise às 21h.

Lives

No perfil da emissora no instagram, sempre às 15h, Nice Lima e PatrickTor4 trazem bate-papos, ao vivo, de segunda a sexta. Dando início à semana, PatrickTor4 entrevista o pernambucano Cassio Oli, cantor, compositor e mestre de banda marcial, para contar sobre seu novo single. Em seguida, Dani Black, cantor e compositor traz informações sobre seu álbum mais recente, o "Frequência Rara Ao Vivo", lançado no último dia 30 de abril.

Quarta-feira (27) é a vez de ouvir e assistir o papo com Juliano Holanda, que lança o novo single "Eu, Cata-Vento" na próxima sexta.

Literatura

De 25 a 29 de maio, quem acompanha o quadro Poética, do Salada Pop (segunda a sexta, das 14h às 16h, com Nice Lima, nos 101.5 e aqui no site), vai perceber uma novidade: durante a semana vão ser veiculados no programa poemas feitos por colaboradores de vários lugares, que integram a série de Podcasts Drops Literários, do Releituras PE, rede que promove ações de incentivo à leitura e a políticas públicas na área.


Compartilhe