ícone face twitter instagram

Conexão Eficiente estreia dando voz e protagonismo às pessoas com deficiência

04.09.20 - 14H46
mariana torquato

Mariana Torquato, Youtuber do canal “Vai uma mãozinha aí?” Foto: Flavio Tin/ND

O sábado (05) chega com mais uma estreia na 101.5. Dessa vez é o Conexão Eficiente, uma produção que busca contribuir para a difusão sobre diferentes temas que mobilizam o universo da pessoa com deficiência. 

Vanessa Marques, professora e coordenadora de projetos com acessibilidade, participa da equipe e atesta a importância de um programa com esta temática em uma emissora pública: “Nosso programa traz discussões sobre acessibilidade para além de rampa e corrimão, ou seja, de modo interseccional refletimos sobre uma sociedade inclusiva que leve em consideração as diferentes narrativas de vida da pessoa com deficiência, tais como: entretenimento, mercado de trabalho, raça, gênero, sexualidade, etc. Trata-se de um programa sobre e com pessoas com deficiência para toda a sociedade.”

O programa é semanal e produzido por quatro mulheres de diferentes áreas: Natália Rosa, jornalista e assessora de imprensa; Tábata de Morais, radialista e assistente de direção; Fernanda Rêgo, empreendedora e produtora cultural e Vanessa Marques.

Questionada sobre os desafios e conquistas na produção de um programa com esse viés, Vanessa relata: “Nossa grande conquista é produzir conteúdo que contemple diferentes vozes de pessoas com deficiência. Natália é uma jornalista com deficiência, que além de apresentar o programa, participa da elaboração e produção de conteúdo do Conexão Eficiente. Todas as pessoas entrevistadas são pessoas com deficiência de diferentes áreas. Além disso, priorizamos a participação de pessoas com deficiência negras, ciente que, muitas vezes, suas vozes são silenciadas por uma via dupla diante de uma sociedade racista e capacitista. Nosso grande desafio é tornar o conteúdo acessível para pessoas surdas e ter a participação das mesmas no programa. Estamos tentando buscar formas de captar recursos para disponibilizar o programa numa plataforma virtual em Libras e com legendagem para pessoas surdas e ensurdecidas.” O Conexão Eficiente estreia neste sábado, às 10h da manhã. 

Para quem sintoniza a Frei Caneca FM cedinho pode acompanhar, às 7 da manhã, mais uma edição do Frequência Natural, que apresenta a experiência de agricultores dedicados a produzir nossos alimentos de maneira saudável e em sintonia com o meio ambiente. O programa entrevista Tone Cristiano, da Associação de Agricultores e Agricultoras Agroflorestais de Bom Jardim (Agroflor), e os agricultores orgânicos do Mercado da Vida, em Bonito, Josélia Silva e Acauã Lima. Tem ainda o Minuto PANC com Thiago França e a estreia da coluna Corpo Como Território Agroecológico, com Nina Pinheiro.

O Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h15 fala sobre as crianças, os sentimentos e as emoções, buscando fazer com que os ouvintes identifiquem seus sentimentos e lidem melhor com ele. No quadro “Papo do Dia”, convidam a psicóloga Fernanda Carapeba para tratar da importância de uma educação emocional. No “Na Onda do Artista” tem lançamento da cantora infantil Maria Victoria.

O convidado da semana no Laboratório FM constata que não existe sociedade sem conflitos. Com base nisso, o sociólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Luiz Ratton, analisa a origem da criminalidade na sociedade brasileira, a partir de uma perspectiva histórica e sociológica, às 11 da manhã. Em seguida, ao meio-dia, é a Hora do Close abordando o preconceito em família. Processos colaborativos no cinema e audiovisual estão em destaque no Sala de Cinema, às 13h. A entrevista é com Amanda Mansur, realizadora, pesquisadora, professora da UFPE e integrante do Laisa (Laboratório de Análise de Imagem e Som do Agreste).

No programa Histórias do Velho Oeste somos convidados a conhecer Dona Olívia, uma das primeiras moradoras do Sítio dos Lotes, no bairro da Várzea; e Dona Rosa, sua vizinha de porta. Essas duas mulheres, que construíram suas casas há quatro décadas, contam suas histórias de vida e de luta, e sobre a relação de vizinhança com o famoso Castelo, localizado na região.

Faixa Preta
A democratização da comunicação e da mídia abre mais espaço para o jornalismo alternativo e popular. Assim, as comunidades têm mais autonomia para mostrar questões importantes sobre suas realidades. Neste sábado, às 15h, o Aldeias e Quilombos mostra outra face da comunicação no Brasil. Uma comunicação feita de maneira popular, alternativa e comunitária promovida por indígenas e quilombolas. Em seguida, o Reggae pelo Reggae entrevista Dodô, uma das integrantes do grupo Filosofia Reggae. Traz ainda a coluna Força Ômega, com Dani Pimenta, sobre as mulheres que participam dessa cena musical. É às 16h. O orixá Oxum é destaque no Oba Kò So. Para discutir a temática de Oxum e Justiça Reprodutiva para Mulheres Negras, conta com a participação de Nina Fola, do Ilê Asé Iyemonjá Omi Olodô, do Rio Grande do Sul.

No primeiro programa de setembro, o Que Braba! convida Antônio Lira, mestrando em Comunicação pela UFPE, para falar sobre Hierarquização Cultural, às 19h. Encerrando as produções da noite, o Oxente, Afrodite traz informações sobre os avanços da medicina nos tratamentos de fertilidade e serviços disponíveis no Recife. Maria do Céu e Adriana Pax conversam com o embriologista Paulo Matheus. O bloco musical traz cantos para orixás da fertilidade nas vozes de Alessandra Leão, Elba Ramalho, entre outros artistas. Começa às 20h.

Domingo
De dez a meio-dia, você curte o som do Batucada que, neste domingo (06) faz uma homenagem a Nelson Cavaquinho. A sequência traz o Las Colores, às 12h, em um bate papo com a cantora e compositora Jup do Bairro, que fala sobre o primeiro trabalho solo, o elogiado álbum Corpo sem juízo, que conta com participações de Linn da Quebrada, Rico Dalasam e Deize Tigrona.

Paisagens sonoras e ruídos do recém lançado disco “Caatinga e Arenito” de Thelmo Cristovam & God Pussy fazem parte do Obriganza Experiência, às 19h. O que veio antes do Black Sabbath? Esse é o tema do programa Pesado - Lapada Para Todos Os Gostos, às 20h, com os convidados Betto Skin (Capibaribe In Rock, Le Freak) e Ítalo Cirne (Dirty Fingernails, Roxy Discos) debatendo sobre as bandas que influenciaram a criação do heavy metal, no chamado “proto metal”. Finalizando a noite de domingo é a vez do Audio Mundi, que destaca sucessos das cantoras Zara McFarlane, Yazmin Lacey, Grenteea Peng e Liv, que lançaram grandes discos em 2020.


Compartilhe