ícone face twitter instagram

BR-101.5 completa um ano no ar

01.03.22 - 16H23
gabi alves

Gabriele Alves é a apresentadora que ocupa as manhãs na rádio pública do Recife.
 

Por Carlos Eduardo

Dando partida pelas estradas da cultura em março de 2021, o BR-101.5 está no ar de segunda a sexta, de 9h ao meio-dia, trazendo música, interação com os ouvintes e entrevistas com personagens da cultura local e nacional.

O programa ganhou forma com a condução da apresentadora Gabriele Alves e com a seleção musical dela em parceria com Lorena Fragoso. “Ter aberto as manhãs da Frei Caneca FM com a participação do público foi muito especial por ter esse encontro com quem dá sentido ao nosso trabalho desde os tempos da programação experimental.” relata Gabriele.

Só no ano de 2021, o programa teve um total de 165 entrevistados, entre mulheres, homens, pessoas negras, LGBTQI+, pessoas com deficiência e indígenas. A partir dessa diversidade nas entrevistas, foi criado o #TBT101, uma coluna semanal no site da emissora, onde os ouvintes podem rever partes relevantes dos bate-papos com personalidades que deixaram sua marca no BR-101.5. Para ter acesso a todo o conteúdo, basta ouvir nas plataformas de streaming onde a Frei Caneca FM está presente (Spotify, Deezer, Castbox, Google Podcasts, Anchor ou Mixcloud).

No especial desta terça-feira (01), Gabriele Alves, conhecida comumente como Gabi, comemorou junto com os ouvintes este aniversário de um ano. “Um programa que celebra as conexões é a cara da rádio pública do Recife, uma rádio comprometida com a sociedade civil e com a pluralidade de ideias! Eu desejo vida longa a essa rádio que abre não só as portas, mas os braços pra quem valoriza a cultura pernambucana, brasileira, latino-americana. Viva o BR-101.5 em plena terça-feira de carnaval! Que venham mais e mais ouvintes dispostos a compartilhar suas histórias pelas ondas do rádio!”, celebra a locutora.

Mostrando que não é somente em Pernambuco que é ouvido, o BR-101.5 também tem ouvintes no exterior que não deixam de acompanhar a programação. “Sinto-me parte de uma família, muito unida e com vontade de divulgar o trabalho de pessoas que merecem ser ouvidas, com atenção. Obrigado por isso.” afirma Octávio Carmo, ouvinte de Portugal.

Por conduzirem com muita maestria a programação matinal, Gabi e Lorena arrancam vários elogios dos ouvintes que as acompanham durante toda a semana nas ondas da rádio pública do Recife, como é caso de Amália Leonel: “Não podia perder esse dia maravilhoso, que é o aniversário do programa mais democrático e mais divertido da Frei Caneca FM. E eu queria desejar vida longa a esse programa incrível e trazer aqui pra vocês um bingo, é o bingo do BR-101.5. Primeiro quero saber quem é que já deu aquela aberturinha na janela pra olhar a previsão do tempo depois que Gabi falou que a gente sabe que Recife é bipolar, né? Quero saber também quem se emocionou em alguma entrevista dessa rádio maravilhosa conduzida por elas e conhecer um artista maravilhoso nessas manhãs da nossa rádio”.

O BR-101.5, além de ser um programa voltado para as questões culturais, também cria conexões entre a rádio e os ouvintes, que destacam o diferencial da produção: “Um programa fundamental nas nossas vidas porque é uma quebra de rotina muito grande, eu imagino quem tá no trânsito dirigindo e de repente colocar um programa que interage com você. No meu caso que eu tô pedalando às vezes, escuto aquela música maravilhosa, eu peço um pedido e o meu pedido vem ao ar enquanto eu tô pedalando, isso é muito gostoso, a gente se sente pertencente a um local, saber que a gente não está só, que está outras pessoas também conectados e conectadas.”  diz Orlando Freitas, conhecido como Andarilho.

O programa especial foi ao ar nesta terça (01), colecionando áudios fervorosos e falas emocionadas de ouvintes e da apresentadora. Para acompanhar diariamente e fazer parte dessa família que está sempre de braços abertos para trilhar novos caminhos, interligando paisagens e pessoas através das estradas da cultura, você pode sintonizar pela 101.5 FM no Recife e região metropolitana, acompanhar pelo player do nosso site ou no seu aplicativo de rádios, buscando pela Frei Caneca FM.


Compartilhe