ícone face twitter instagram

Beth Carvalho recebe homenagem da Faixa Especial

05.12.19 - 10H30
foto em preto e branco da cantora beth carvalho jovem

A “Faixa Especial” acontece toda quinta-feira, à partir das 20h. Nesta semana (5/11) traz a cantora e compositora Beth Carvalho. Nascida em 1946, Beth Carvalho participou desde cedo dos festivais de música nos anos 60. A partir de 1973 a autora conseguiu espaço no mercado nacional, lançando músicas de sucesso como “Coisinha do Pai” e “Vou Festejar”. 

Ela teve papel fundamental no samba ao resgatar compositores para o grande público, como Nelson Cavaquinho e Cartola. Ela também revelou novos compositores da época, como Zeca Pagodinho. Foi a partir dessa inserção nessa cultura afro do Rio de Janeiro que Beth Carvalho recebeu o apelido de “Rainha do Samba”.

Ela também possui forte atuação política. Seu pai foi perseguido pela Ditadura Militar e, inspirada em sua família ativista, Beth sempre se envolveu em causas importantes como a luta pela democracia no Brasil. 

Beth Carvalho já tocou na Europa, nos Estados Unidos e na África. A maior homenagem que já recebeu, segundo a própria cantora, foi ser tema da Escola de Samba Unidos do Cabuçú, campeã do carnaval de 1984.

Beth faleceu em abril de 2019. 


Compartilhe