ícone face twitter instagram

Batucada traz sambas de resistência no fim de semana

29.09.22 - 17H52
Simone

A cantora Simone faz parte da seleta musical. (Foto: Nana Moraes)

 

Por João Milton

O programa Batucada deste domingo (01) celebra o exercício da democracia. Com o tema “Vá Votar" e ao som da música “Clareou”, Iara Lima convida o ouvinte para votar e escutar o programa especial de eleição. O samba de Simone, “Disputa de Poder” é tocado na edição, além de outras músicas de resistência e crônica social de Martinho da Vila, João Nogueira, Beth Carvalho, Grupo Terra, Nak do Banjo e muito mais.  

Você pode acompanhar o Batucada na Frei Caneca FM 101.5 ou aqui pelo nosso site a partir das 10h da manhã.  

SEXTA
Nesta sexta (30), às 14h, o Papo de Artista recebe Sérgio Ricardo, conhecido como Sociólogo da Favela., Ele é professor, produtor cultural e cientista social. Desde 2002 vem promovendo seu trabalho profissional e de militância política a partir da Cultura Hip Hop enquanto instrumento de promoção da cidadania, empreendedorismo cultural e organizativo da juventude periférica e afrodescendente. O papo é sobre o evento “Mostra de Danças Urbanas 2022 Ginga B'Boys e B' Girls”, que apresenta oficinas de dança para jovens no mês de outubro, com exibição  dos  trabalhos  realizados nos dias 5 e 6 de novembro, em evento gratuito no Compaz Miguel Arraes, na Caxangá. Uma ação que valoriza a periferia, o hip-hop e a juventude. 

Às 15h, o Giro Nordeste entrevista a coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio e Fundadora da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho, para discutir sobre o Setembro Amarelo, o mês dedicado a prevenção do suicídio e a saúde mental. 

O programa Relicário desta sexta (30) vai ao ar às 17h abordando o tema “Haikais Para a Primavera'', com a participação do poeta Túlio Velho Barreto.

SÁBADO
Dando início à programação da manhã, o Palavras no Ar, às 10h, recebe a professora  de história Suzana Veiga. 

Às 11h, O Coco e Suas Vertentes retrata o samba de coco dos grupos de aldeias indígenas e de terreiros de Jurema sagrada de Pernambuco. A seleção musical traz samba de coco do grupo Fletcha, composto por índios da tribo Fulni-ô da cidade de Águas Belas, agreste meridional de Pernambuco; do grupo Toype do Ororubá, da tribo dos Xucurus, de Pesqueira; do coco de roda do grupo Marzuca da Quixaba e do Coco de Umbigada que vem do Terreiro Ilê Axé Oxum Karê.

O Hora do Close, às 12h, aborda o tema Indígenas LGBT+: diversidade e cultura; traz recomendação de filme e participação da drag queen Nina Poison.

Mais tarde, às 16h, o Reggae pelo Reggae continua no universo das vertentes do reggae, com o Lovers Rock. Vamos conhecer essa vertente e escutar os artistas que fizeram parte da cena como Janet Kay, Marie Pierre, Carol Thompson e muito mais. 

A Techtrônica, às 21h, mergulha no Nu-Disco ou New Disco, estilo da música eletrônica que surgiu no início dos anos 2000, com um gostinho de revival da música disco dos anos 1970 e da Euro Disco, dos anos 1980.

DOMINGO

Às 9h do domingo (02), o LAB 101 apresenta "O Curiá", podcast de radiojornalismo para crianças, desenvolvido no projeto de extensão Pequenos Ouvintes, desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Orientado por Luana Viana, o Curiá é voltado para o público infantil e trabalha com temáticas ligadas à infância, contando também com a participação de crianças nas gravações. Desta vez, o tema é o Universo, e serão abordados assuntos como planetas, galáxias, estrelas e similares. 

Na sequência, o Batucada vem com muito samba nas ondas da 101.5 FM. Iara Lima convida todos e todas para o especial “Vá Votar”! Na seleção musical, a partir das 10h, tem ainda Maria Bethânia, Elis Regina, Chico Buarque, Nak do Banjo, Revelação, Gonzaguinha e muito mais. 

Às 17h, o Íntimos na Frei Caneca apresenta o último programa da temporada. Essa edição finaliza a retrospectiva do Festival Íntimos e das edições que foram exibidas na rádio.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe