ícone face twitter instagram

101.5 promove encontro de apresentação dos Editais 2023

05.09.22 - 11H18
Thaís Barreto

Este será o segundo encontro virtual organizado pela emissora. (Foto: Thaís Barreto)


Por Beatriz Guglielmelli

 

A Frei Caneca FM, rádio pública do Recife, inicia a semana convidando a sociedade civil para uma apresentação virtual dos Editais 2023, lançados no último dia 29 de agosto. As chamadas para ocupação da grade de programação e para os(as) pareceristas que irão avaliar propostas seguem abertas até 12 de setembro, com inscrições gratuitas através do Cultura Recife.

O encontro ficará gravado e quem participar online e ao vivo poderá sanar dúvidas sobre inscrição, remuneração e outros pontos. A equipe da rádio também está disponível para responder à sociedade civil de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, através do número (81) 99488-6272, por ligação ou WhatsApp.


SEGUNDA
Às 15h, o Pegada 2030 recebe a cientista política, Rayana Burgos, que atua com políticas públicas e projetos voltados para gênero, raça e clima; a mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Giselle Gomes, que atua como coordenadora de Convênios e Projetos da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife; e a coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo, Nivete Azevedo, que também atua como conselheira municipal dos direitos das mulheres do Cabo de Santo Agostinho, para falar sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que trata da Igualdade de Gênero. Entre os temas, as convidadas falam sobre a relação entre gênero e sustentabilidade, sobre serviços públicos direcionados a meninas e mulheres e sobre projetos que protegem e empoderam o público feminino na sociedade. 

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.  

Na sequência, às 18h, o Viajando na Música vai atrás de novos frevos. Nesta viagem, o cantor e compositor Raphael Costa apresenta o frevo contemporâneo cearense. No quadro "Recife, Meu Lugar" tem a Orquestra Malassombro e ao longo do programa, o ouvinte confere sons de Márcia Castro (BA), Flaira Ferro (PE), Surama e Albino (PE), Arnaldo Antunes (SP), Orquestra Frevo do Mundo e muito mais.

Para além das sequências e continuações que rolam no universo do horror, um fenômeno recente tem surgido no mainstream da produção cinematográfica: os prequels. No caso, “prequel” é o termo usado para definir histórias que acontecem antes dos fatos narrativos de um filme, funcionando como uma “pré-sequência” ou simplesmente contando a origem de um vilão ou explicando melhor o que desencadeou a tragédia que viria no filme que já conhecemos. Às 21h, o Toca o Terror comenta sobre as “prequelas” que foram feitas em alguns filmes como “O Exorcista”, “O Silêncio dos Inocentes” , “Annabelle”, entre outros.

TERÇA
Nesta terça (06), às 8h, o Isto é Choro, meu bem! apresenta uma playlist de choros de músicos pernambucanos e nacionais. Ao meio-dia e trinta, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a cantora e compositora Selma do Samba. Nascida na cidade de Piraí, no estado do Rio de Janeiro, esta artista fluminense, que chegou no Recife nos anos 1990, e depois fixou moradia em Olinda, é apaixonada por Pernambuco, estado que, entre outras homenagens, lhe concedeu o título de cidadã olindense. Selma compõe espontaneamente, desde criança, para ela, fazer música é dom divino. Além do canto, Selma não toca nenhum outro instrumento, mas compor faz parte de todos os seus dias, da sua vida, e perde as contas de tantas músicas que criou. A família, as amigas e amigos, a música, as mesas de samba e os palcos são suas maiores alegrias.

Às 15h, o Pegando o Bigu fala sobre mobilidade urbana. Não importa onde você mora ou onde você anda na cidade: é preciso ter garantido o acesso aos direitos básicos. Isso é uma das funções de uma mobilidade urbana pensada menos como mercadoria e mais como direito.

Às 21h, o A Hora do Espelho apresenta algumas práticas integrativas descritas na portaria do Sistema Único de Saúde - SUS, a saber: reiki, yoga, massoterapia, ginecologia natural, entre outros. O programa discute a importância da ampliação do acesso a essas práticas, bem como da possibilidade que elas sejam oferecidas por profissionais de diversas áreas do conhecimento.

QUARTA
Nesta quarta-feira (07), ao meio-dia e trinta, na Faixa Mulher, o Mulheres na Frequência tem o prazer de receber a cantora e compositora Dani Carmesim. Nesta edição, Dani assume os microfones e apresenta uma playlist de músicas autorais próprias e de outros artistas da cena independente. 

Mais tarde, às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor faz uma homenagem à Aurinha do Coco. Aurinha começou sua carreira na música erudita, se apaixonou pelo coco e por mais de 10 anos acompanhou Dona Selma do Coco nas rodas e apresentações. Depois que se desvinculou de Selma, montou o Grupo Rala Coco, lançou 2 discos e se tornou uma das mais importantes coquistas de Olinda.

QUINTA
Nesta quinta-feira (08), às 15h, o Almanaque da Aconchego conversa com a jornalista, produtora cultural, Lenne Ferreira que leva  seu trabalho para as suas vivências de mulher preta e periférica através do jornalismo independente, questionando sobre o descaso racista do Estado e movimentando as estruturas da sociedade. Na Toca do Saci, o programa aborda um tema bem relevante para o mundo das redes: a questão da pirataria. O Baú da Aconchego apresenta as pílulas Viva Bem, feitas em parceria com estudantes e professores de Nutrição da UFPE. E a indicação cultural é o “Pretas Que Movem”, uma série de perfis que contam as histórias de diversas mulheres preta, disponível no site Afoitas.

Mais tarde, às 18h, o Recife Lo-Fi apresenta uma das novas bandas da cena recifense: Hóspedes da Rua Rosa. Os integrantes falam sobre a trajetória do grupo e o lançamento do primeiro álbum. Além disso, o ouvinte confere sons de bandas e artistas independentes de Pernambuco como Boa Vista Hard Club, Surt, Lady Newton, Gelo Baiano e Camaleoa Coletivo.

Já às 20h, o Aldeias e Quilombos recebe Cacique Zuca, do Povo Kambiwá, Aldeia Serra do Periquito, Ibimirim/PE e Fátima Barros, Fundadora da Coordenação Estadual de Quilombos de Pernambuco, quilombola da Comunidade Onze Negras, Cabo de Santo Agostinho/PE, na Faixa Preta. O tema?  Aldear e Aquilombar a Política. Aldear e Aquilombar são duas expressões de linguagem em tempos onde se busca fortalecer e elevar a participação de negros, indígenas e quilombolas nas esferas das políticas partidárias. Elas pretendem marcar a diferença de perspectivas, de ideais e projetos para um país onde as identidades, as culturas e os modos de ser, viver de povos e comunidades sejam valorizados e respeitados.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe