ícone face twitter instagram

Inclusão, cultura e meio ambiente fazem parte da programação do final de semana

23.04.21 - 14H50
PEDRO HENRIQUE SANTIN BRANCALION

Pedro Brancalion, engenheiro agrônomo e doutor em produção vegetal, é o entrevistado deste sábado (24) no Laboratório FM (Foto: reprodução/internet)

 

Por Giovanna Lira


Na semana em que chefes de Estado mundiais se reuniram para participar da Cúpula de Líderes Sobre o Clima, o tema do meio ambiente se mostra mais presente e preocupante do que nunca. Sabendo a importância dessa temática, o Laboratório FM traz, neste sábado (24) às 11h, um episódio inédito sobre restauração ecológica, com a participação de Pedro Brancalion, professor e pesquisador da ESALQ/USP e um dos nomes mais expoentes sobre o tema no Brasil.


SÁBADO (24)
Começando a programação infantil, a Rádio Matraquinha, a partir das 7h45, apresenta a história do cinema em cordel, escrita e contada por Mariane Bigio. Muitas dicas, informações, efeitos sonoros e uma playlist cheia de trilhas sonoras de filmes incríveis. Para continuar, a Rádio Além da Lenda traz um programa inédito, às 8h45, sobre a tribo Icamiabas, as amazonas brasileiras. Sua possível origem, costumes e a série Icamiabas na Amazônia de Pedra, animação que retrata as aventuras dessas heroínas. Além disso, traz o convidado Tucci Fattore, do grupo Trupe Pé de Histórias.

Logo depois, às 9h15, o programa Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio aborda o tema “Lugar de criança é na cozinha?”, para falar sobre a importância da culinária e alimentação saudável para as crianças. Para discutir mais sobre o assunto, acontece uma conversa com a chef de cozinha Luciana Sultanum, que responde perguntas das crianças sobre o tema e fala sobre pratos saudáveis, acessíveis e de qualidade. Também participam a especialista em nutrição, Alexsandra Sobral, e a apresentação musical fica por conta de Dóris Mendes, cantando sua música autoral “Lugar de criança é na Cozinha”. Às 10h, o Conexão Eficiente entrevista Isadora Nascimento, que é militante, bacharela em Direito e integrante do Coletivo Helen Keller, e com a jornalista Natália Rosa sobre acessibilidade comunicacional nas redes sociais para pessoas com deficiência visual.

Ao meio-dia, é a Hora do Close com um debate sobre os estigmas, a censura e o preconceito que envolve a arte produzida por artistas LGBTQIA+. Os apresentadores explicam o significado da expressão "ligar o pisca alerta" e contam a trajetória da cantora Beyoncé. Em seguida, às 13h, o Sala de Cinema debate sobre os desafios do cinema negro, a descolonização no olhar e a representatividade no cinema e audiovisual. Para aprofundar o assunto, o programa entrevista Kalor Pacheco, jornalista, realizadora audiovisual e artista multidisciplinar.

A enchente de Recife em julho de 1975 é o tema do Histórias do Velho Oeste, às 13h30.  Em seguida, às 14h, o Quarta Parede entrevista a artista de dança, produtora e militante da cultura, Janaina Santos, que em 2017 recebeu o Prêmio Leandro Gomes de Barros pelo Projeto Novos Brincantes. 

O Aldeias e Quilombos fala sobre o jornalismo alternativo, popular e comunitário promovido por indígenas e quilombolas, às 15h. Na sequência, às 16h, o Reggae pelo Reggae entrevista Rasta Flávia. O Obá Kosò começa às 17h, com o tema "Oxum e Justiça Reprodutiva para Mulheres Negras". Para discutir esta temática, o episódio conta com a participação de Nina Fola, do Ilê Asé Iyemonjá Omi Olodô, do Rio Grande do Sul. Além da entrevista, na seleção musical também vamos ouvir artistas brasileiros que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre o Orixá Oxum. 

A programação da noite conta com o programa Que Braba!, às 19h, com uma playlist enaltecendo o brega recifense. Logo em seguida tem o Oxente, Afrodite, que esta semana promove reflexões sobre o modelo padrão de relacionamento que temos seguido e sua funcionalidade. A sexóloga Maria do Céu e o professor Renato Athias, doutor em antropologia pela UFPE, conversam sobre monogamia e mononormatividade, mediada pela jornalista Adriana Pax. Às 22h, a Techtrônica apresenta o Dubstep, gênero da música eletrônica.

DOMINGO (25)
O domingo começa com o Frequência Natural, às 8h, com a temática "Água um direito de todos e todas!" com um debate sobre como a relação com a água se dá no clima semiárido e nas áreas urbanas. 

A programação do dia conta ainda com episódios inéditos do LAB 101, às 9h, que recebe o projeto Ecoa Maloca para falar da luta em favor dos direitos das populações indígenas. O episódio também vai falar de astronomia indígena. Na sequência, às 10h, o Batucada homenageia Nilze Carvalho e apresenta uma seleção musical com Criolo, Roberta Sá, Martinho da Vila, Roberto Ribeiro, China Sambay, Nuto Pretinho e Nak do Banjo, Selma do Samba, Taiguara Borges, entre outros.

Ao meio-dia, tem o Las Colores e uma conversa com o Newton Jr, Simone Bispo e Nana Miranda, idealizadores do projeto nm em foco, plataforma virtual que discute não-monogamia com foco em gênero, raça e sexualidade. Logo em seguida, às 15h, o Sr. Cinema entrevista a jornalista e cineasta Sandra Ribeiro para falar sobre a importância da Aurora Filmes, Organização Não Governamental que realiza cursos regulares de cinema.

Na sequência, às 16h, o Volta ao Mundo visita a Irlanda e, às 17h, começa o Pedrada com a banda recifense Verdes e Valterianos. Além disso, debatem a produção musical em tempos de isolamento, com participação do jornalista e pesquisador Léo Antunes. DJ Dolores fala sobre um álbum de rock que marcou sua vida e a banda Pácua e Via Sat estrela o novo quadro do programa, o Balaio Sonoro. Por fim, a Mulungu apresenta seu novo single, No Ar. 

Para começar a noite o Obriganza Experiência traz as músicas de Univers Zero, Pexbaa, Magma e Kräldjursanstalten, às 19h. Na sequência, às 20h, o Pesado - Lapada para todos os gostos entrevista o guitarrista e vocalista Fred Herbaud sobre a trajetória da banda Fire Worshipers, um dos nomes mais importantes dos primórdios da cena pernambucana de heavy metal.

Às 21h o AudioMundi traz a história do jazz da Polônia durante os anos 50 e sua importância durante o regime comunista do país. Em seguida, às 22h, o Outra Fita - Vidas Sonoras recebe o rapper e agente cultural cabense Vinicius Ogro para falar da sua caminhada como artista e organizador de batalhas de rap. 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe