ícone face twitter instagram

Gabriele Alves volta ao BR-101.5

01.05.22 - 19H04
Gabi Alves no estúdio.

A apresentadora volta após um mês de férias. (Foto: Acervo pessoal)


Por Beatriz Guglielmelli

No mês de abril, durante as férias de Gabriele Alves, o BR-101.5 foi apresentado pela radialista e jornalista Nathália Fernandes. A partir desta segunda-feira (02), Gabi retorna ao programa, atravessando as manhãs da Frei Caneca FM com músicas e entrevistas que interligam paisagens e pessoas através das estradas da cultura.

Nesta semana, na faixa de entrevistas, o BR-101.5 faz um aquecimento e conversa com os artistas que fazem parte da programação do Porto Musical. O evento é uma convenção de música que está de volta para a sua 10ª edição de forma presencial, após dois anos de edições virtuais devido a pandemia da Covid-19. Neste ano, o evento acontece nos dias 5, 6 e 7 de maio, no bairro do Recife. A convenção conta com seminários, conferências, pitchings, oficina de criação e showcases, com foco no mercado musical local.

O BR-101.5 vai ao ar de segunda à sexta, a partir das 9h e as entrevistas têm início às 11h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Você pode interagir e enviar o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

SEGUNDA
Abrindo a programação da semana, tem Solta o Frei às 8h30. Estatísticas e políticas de mobilidade é o tema desta edição.

Às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Às 11h tem entrevista com Melina Hickson, organizadora do Porto Musical; e com os integrantes da Orquestra de Bolso, que apresentam dois showcases no evento.

Como o racismo atravessa as mulheres e afeta o autocuidado delas? Você já passou por alguma situação de racismo e não denunciou por medo ou por não ter suporte psicológico e/ou jurídico? Diante da importância desse tema, o TPM - Tempo Pra Mim convida três mulheres para um bate-papo ao meio-dia. Em pauta, destaque para o projeto Oxé, uma iniciativa conjunta da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) e da Articulação Negra de Pernambuco (ANEPE). Priscila Xavier recebe, no estúdio da Frei Caneca FM, Maria Luiza dos Santos, psicóloga clínica atuante no projeto Oxé; Edna Jatobá, cientista social e coordenadora executiva do GAJOP e Priscilla Rocha, advogada e integrante do comitê gestor do Projeto Oxé. O TPM tem transmissão ao vivo pelo YouTube.

Às 15h tem estreia do Pegada 2030. No programa inicial está em pauta o que são e quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Qual o panorama do Brasil com relação a eles?

Mais tarde, às 17h, com apresentação de Janaína Serra, o Relicário traz beleza e leveza ao seu fim de tarde. Você pode interagir pelo Whatsapp (81) 98249-2199.   

Na sequência, às 18h, no Viajando na Música continua a viagem embalada pela música brasileira que dialoga com a Ecologia, a dupla nômade Babi Jaques e Lasserre segue por uma rota musical que passeia por Arnaldo Antunes (SP), Kaê Guajajara (MA), Josyara (BA), André Macambira (PE) e Lazúli (SP). E ainda tem entrevista com a artista viajante Manu Saggioro (SP) e participação dos artistas Elias Black (SP), João Flavio Neto (PE) e Carlos Amarelo (PE), para criar uma música inédita para o programa.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes conversa sobre a importância da literatura negra na criação de imaginários e subjetividades, a partir da pesquisa do escritor, educador e músico Israel Neto, que atua e é cofundador do Coletivo Literatura Suburbana, no qual é editor da Coleção Literária Besouro.

Em seguida, às 20h30, o Afrossonora recebe Fabiano Santos, diretor do Afoxé Alafin Oyó, que esse ano comemorou 36 anos de fundação. Para falar sobre o que significa a palavra afoxé, passando por seus instrumentos e sua ligação com o candomblé, até chegar na relação entre o Alafin e o Movimento Negro. Música, carnaval e espiritualidade enquanto legados do povo negro e parte indispensável de suas lutas políticas.

Fechando a noite, às 21h, o Toca o Terror fala sobre H.G. Wells. Com um extenso legado na cultura pop ao longo do século XX e XXI, as obras do britânico servem de inspiração para filmes diversos que mexem com a ficção científica. De “A Máquina do Tempo” a “O Homem Invisível”, nesta semana, o programa analisa os livros e adaptações deste influente escritor que vislumbrou invenções, ataques alienígenas, viagens no tempo e distopias como nenhum outro autor havia feito em sua época.

TERÇA
Nesta terça-feira (03), o Isto é Choro, meu bem! apresenta choros de músicos pernambucanos e nacionais, destacando a pianista Tia Amélia, que no dia 25 de maio estaria completando 125 anos. No segundo e terceiro bloco, o programa entrevista o músico carioca Jorge Simas sobre os seus trabalhos artísticos e sua escolha de morar em Recife. As entrevistas são intercaladas por músicas do entrevistado.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música conversa com a produtora cultural, compositora, escritora, pesquisadora, jornalista e ativista Marileide Alves. Nesta entrevista, Marileide Alves, ou Mari - como carinhosamente este encontro nos leva a conhecer, fala da sua paixão e entrega nos 18 anos de convívio diário e trabalho à frente da produção do grupo Bongar e também como uma das coordenadoras do Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá, a partir da sua inauguração em 2016. Companheira de Guitinho da Xambá, falecido em 2021, Mari também presta sua homenagem a este artista, na playlist que escolheu para o programa.

Enquanto não vemos a regulamentação da comunicação acontecer no Brasil, novos coletivos de mídias independentes e defensoras de direitos humanos se aproveitam do espaço digital para democratizar a comunicação. Nesta terça, às 15h, o Pegando o Bigu recebe Edson Fly (Ação Comunitária Caranguejo Uçá), Ana Veloso (Coletivo Intervozes), Charô Nunes (Blogueiras Negras) e Rebecka Santos (Centro de Cultura Luiz Freire) para falar sobre a Democratização da Comunicação. 

Às 18h, o Radioshow traz mais lançamentos. Neste programa, o ouvinte é apresentado a alguns artistas pernambucanos que tem trazido novos timbres para a música pop no Brasil, conhece um projeto que chegou na groover e volta no tempo em mais um registro de shows feito pelo Estúdio Galho Seco.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta. Nesse programa vamos bailar no vento, nos raios e tempestades, da Rainha Oyá. Epa Hey!

A pandemia confinou as crianças, os adultos e também os professores. Estes profissionais da presença se viram diante de grandes desafios com as tecnologias e plataformas novas de comunicação, precisando adequar suas metodologias de ensino. Junto a isso, veio a sobrecarga e sintomas como ansiedade e depressão. Diante desta situação, A Hora do Espelho desta semana traz o questionamento: Como melhorar a saúde dos nossos mestres e mestras? O programa começa às 21h.

QUARTA
Na quarta-feira (04), às 8h, o Raízes do Fole fala sobre a diversidade da música norte-americana como efeito da colonização dos Estados Unidos. Multi-étnica, a música que surge por lá tem acentuada influência africana mas traz também a essência das culturas britânica, irlandesa, alemã, francesa, eslava e dos nativos indígenas.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Mulheres na Frequência estreia a primeira edição do especial Ícones que marcaram décadas. O programa faz um passeio saudoso entre as décadas de 70, 80, 90 e 2000, com aquelas músicas que estão guardadas na nossa memória afetiva para sempre.

E tem mais estreia na rádio pública do Recife: o Numtáligado é um programa de rádio feito por um artista de rua junto com os artistas de rua do Recife. Na sua primeira edição o ouvinte confere alguns dos principais gêneros musicais que fazem a identidade das ruas do Recife ser diferente de qualquer outra cidade. Piseiro, brega-funk, coco de roda, MPB, rock brazuca, forró e frevo estarão na mistura do Numtáligado. Começa às 15h.

Às 18h, o Playlist Peixe Voador passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque à Luiz Gonzaga, Jorge Du Peixe, Gabi da Pele Preta e Rafael Marques.

Às 20h, o Vozes de Cor está de volta para uma nova temporada. Seguindo o propósito de trazer para as ondas sonoras representatividade através de vozes negras, o programa chega para integrar a Faixa Preta da 101.5. O primeiro episódio conta com a ótima companhia da música do pernambucano Erasto Vasconcelos. Dentro do seus mais de 50 anos de carreira, Erasto foi arranjador, cantor, compositor, percussionista, professor de música, contador de histórias, e teve a vida dedicada à cultura popular. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele mergulhando na sua musicalidade e discografia.

QUINTA
Na quinta-feira (28), ao meio-dia, tem estreia na Faixa Mulher. O Gênero Cinematográfico chega para a segunda temporada e conversa com chef e pesquisadora de cozinha ancestral afrodiaspórica Aline, empreendedora na área da Culinária, professora e pesquisadora, colunista na Vogue Brasil e no Site Mundo Negro. A conversa perpassa sobre o que culinária afrodiaspórica, como imprimir uma cultura antirracista na gastronomia e sobre a valorização da cultura culinária das pretas e pretos na formação da cozinha brasileira. No quadro Super Expressiva, a multiartista, Uana Mahin chega para abrilhantar o programa com seu profissionalismo, múltiplas habilidades e criação musical. 

Às 15h, o Almanaque da Aconchego vai até o Crato (CE) para conhecer a experiência da Rádio Literária Carrapato, o bate papo é com Samuel Nascimento, integrante e locutor da rádio comunitária. Ele conta um pouco das suas andanças pelo mundo da comunicação livre e popular e como se apaixonou pelo rádio. Na Toca do Saci, você conhece mais sobre as rádios livres no Brasil, com o momento histórico conhecido como o “verão de Sorocaba”, na década de 80. E no Baú da Aconchego, tem indicação de uma plataforma online para assistir filmes e ouvir músicas.

Mais tarde, às 18h, na estreia da terceira temporada do Recife Lo-Fi, Zeca Viana leva o ouvinte para Buíque, no interior de Pernambuco, em uma entrevista especial com a transativista e brincante RENNA que fala sobre sua carreira e diversos trabalhos que envolvem teatro, poesia, música e performance. Além disso tem sons de bandas e artistas independentes como Black Soda, Geração Mangue, Carnawood, Prisma Orbe, Platônicca e Siba Carvalho. 

Às 20h, na Faixa Preta, o Aldeias e Quilombos continua o bate papo sobre Mulheres Negras e o Mercado de Trabalho, para falar sobre o assunto,  o programa recebe Winnie Santos, psicóloga e assessora de relações raciais no centro de estudo das relações de trabalho e desigualdades, o CEERT, Mônica Oliveira, comunicadora e militante da rede de mulheres negras de Pernambuco e Laísa Costa, comunicóloga, escritora e produtora cultural.

Ao longo da semana tem muito mais produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe