ícone face twitter instagram

Frequência Natural exalta tradição musical pernambucana

08.09.23 - 07H50
Maracatu Leão de ouro do Condado

Caboclo de lança, personagem de destaque do Maracatu Rural (Baque Solto) / Reprodução Internet


Por Beatriz Guglielmelli


A música faz parte da identidade cultural pernambucana. Famoso por sua multiculturalidade, Pernambuco é, antes de tudo, um estado marcado pela diversidade cultural. E tem uma população que respira e valoriza a sua cultura, passando de geração em geração. 

Neste domingo (03), o Frequência Natural apresenta uma programação musical dedicada aos ritmos de Pernambuco, estado que é conhecido por sua rica tradição musical. Essa jornada inclui uma variedade de estilos, desde os ritmos do litoral até os do sertão, explorando toda a diversidade musical do estado. No programa, os ouvintes podem esperar ouvir músicas tradicionais, como o frevo, o maracatu, o coco, o forró, a ciranda, entre outros estilos que fazem parte da rica cultura musical pernambucana.

O programa começa às 8h, você pode sintonizar pela 101.5 FM ou pelo nosso site.

SEXTA
Nesta sexta-feira (08), às 8h, no Viajando na Música, a dupla Babi Jaques e Lasserre compartilha suas experiências durante a temporada em São Paulo, na maior Feira da Indústria da Música da América Latina, a SIM SÃO PAULO, com um enfoque especial nos sons dos artistas selecionados pelo programa de aceleração de carreiras da United Masters + SIM São Paulo. Na trilha sonora, o episódio apresenta as vibrantes músicas de Cronixta (PA), a colaboração entre Anastácia (ES) e Maíra Freitas + Jazz Das Minas (RJ), Nego Gallo (CE) e Siamese (PR). No "Recife, meu lugar", o foco está no trabalho de Felipe S, reconhecido como o vocalista da banda Mombojó, enquanto no quadro "Paradinha", tem as histórias de Tatá Aeroplano e os sons que ele escolheu para essa viagem.

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Essa semana, o papo é com o fotógrafo Victor Jucá.

SÁBADO
Neste sábado (09), às 9h, para lembrar que as crianças devem ser felizes em seu crescimento, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio traz como tema: Boa Infância. O episódio fala dessa fase tão importante, que pode deixar muitas marcas no desenvolvimento dos pequenos. A psicóloga Chiara Brito fala sobre as relações das crianças e as emoções, que ainda estão em construção, ela respondeu às perguntas das crianças no nosso Papo do Dia. Ainda tem uma história diferente sobre o irmão mais velho falando ao irmãozinho bebê, que acabou de chegar na família, as coisas boas e não tão boas de crescer. E ainda, tem muitas músicas lindas e especiais, cheias de afeto, como a canção “Bernardo”, um poema de Manoel de Barros, musicado pelo Márcio de Camilo, que será o nosso convidado do quadro na Onda do Artista. Ele é autor do projeto Crianceiras, que transforma poesias clássicas de autores brasileiros em canções. 

E às 10h, no Arruaça, enquanto a locutora Graça procura algo para comer na geladeira, as crianças conversam sobre de onde vêm os alimentos que comemos, quais suas comidas preferidas e ainda se arriscam no preparo de umas estranhas iguarias. Luiza, Nemo e Seu Nino nos ensinam a como cuidar da terra e a cultivar nossa comida sem veneno.

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos apresenta o Quilombo de Xambá que em 2018 recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Xambá foi o primeiro quilombo urbano do Brasil reconhecido pela Fundação Palmares em 2007. A nação vem demarcando sua potente existência e resistência, seja através do grupo cultural Bongar e de outras atividades culturais, seja através da própria consciência política de pertencimento e identidade coletiva que foi fortalecida na comunidade. O Quilombo do Portão do Gelo é um importante ator na preservação de uma tradição religiosa de origem africana chamada Nação Xambá. Além disso, este quilombo desempenha um trabalho essencial na área cultural, contribuindo para a valorização das manifestações do coco de roda, um ritmo percussivo popular na região.

Às 17h, Os Cinemas de Rua e o Recife fala sobre o Cine Olinda, equipamento interrompido há mais de 40 anos e que, com apelo popular, aguarda uma retomada breve. Para conversar sobre a importância do retorno desse cinema e dos movimentos em torno do Cine Olinda, o programa recebe Mia Aragão, integrante do movimento Ocupe Cine Olinda e profissional do audiovisual local. 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO
Neste domingo (10), às 8h, o Frequência Natural chega com uma programação musical dedicada aos ritmos de Pernambuco, com músicas tradicionais, como o frevo, o maracatu, o forró, a ciranda, entre os estilos. 

A partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada. Nesta semana, o programa faz uma homenagem a João Cavalcanti. E ainda, o ouvinte confere músicas de Beth Carvalho, Dinah Santos, Thiaguinho, Ivone Lara, Arlindo Cruz e muito mais! 

Em seguida, às 17h, o Almanaque da Aconchego vai até o Totó para entrevistar a cineasta periférica e educadora popular, Yane Mendes. Como coordenadora da Rede Tumulto, Yane contou das ações do coletivo e da luta pela sobrevivência da juventude preta e periférica. Na coluna “Aqui se respira luta” o ouvinte conhece uma experiência pioneira de comunicação contra informativa na internet: Indymedia.  

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar apresenta a gravação do mais novo CD de Rafaell Altino com obras de Marisa Rezende, Ilza Nogueira, Jocy de Oliveira, Silvia de Lucca, Tatiana Catanzaro e Rami Levin.


Você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe