ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM estreia em abril produções da sociedade civil de 2023

31.03.23 - 22H15
Foto de uma tela de celular com a logo da Frei Caneca FM.
Foto: Rafa Medeiros

Por Luiz Rodolfo Libonati


Está chegando o mês de abril com novidade massa na programação! Neste primeiro semestre de 2023, a partir do próximo dia 03, a Frei Caneca FM passa a veicular as produções da sociedade civil cuja seleção aconteceu por meio do Edital de Apoio à Ocupação da Frei Caneca FM 2023.

Os programas compõem as faixas já consolidadas na programação da rádio pública do Recife (Mulher, Infantil e Preta), além de estrearem uma nova faixa voltada à valorização da Cultura Popular de Pernambuco.

Outra novidade é o lançamento: das 31 produções selecionadas pelo edital, 16 estreiam no primeiro semestre. Serão 58 horas mensais dedicadas à produção da sociedade civil nessa primeira leva. As 15 produções restantes estreiam no próximo semestre, contemplando assim um ano inteiro de novidades para os ouvintes da 101.5.

Você confere abaixo, em ordem de transmissão diária, os novos programas, horários e sinopses.

Segundas-feiras:

8h às 9h – Pernambuco Embaixo dos Pés (Cultura Popular de Pernambuco)
O programa tem como objetivo fomentar e expandir o conhecimento sobre as manifestações populares de Pernambuco, trazendo à tona os alicerces que criaram e criam a identidade cultural do estado. Desta forma, serão abordados o contexto histórico, influências, composições, produção musical, curiosidades e o lugar no cenário cultural atual, entre outros. As 12 edições terão como temas as obras, os artistas e as vertentes sonoras no geral (Frevo, Maracatu, Ciranda, Coco e Cavalo Marinho).

18h às 19h – Programa Vitrola (Música)
Destinado a tematizar ou contextualizar os nossos diferentes gêneros musicais nas suas fases: “heroica”, “transição”, “ouro” e contemporânea.

Terças-feiras:

8h às 9h – Programa VdeVoz (Artes)
Dedicado a dar visibilidade às produções de autoras e autores não publicades ou com publicações com menor expressão no mercado literário para o potencial artístico que possui, preferencialmente pertencentes a recortes sociais cujas desigualdades são dificultadoras ou impeditivas para a inserção no mercado literário.

Quartas-feiras:

8h às 9h – Cantos e Versos (Cultura Popular de Pernambuco)
Cantos e Versos: Visa apresentar a poesia popular, a contação de causos, a musicalidade e o ritmo dos nossos artistas locais e regionais.

14h às 15h – DDD - Detalhes do Disco Dela (Mulher)
Programa que receberá uma mulher da música pernambucana para um bate papo sobre álbuns musicais, seja seu disco autoral ou algum disco de, preferencialmente uma mulher da música, que influenciou sua carreira.

18h às 19h – Recife Lo-Fi (Música)
Atua como espaço de afirmação, informação e difusão de um grande número de artistas e bandas locais e nacionais que de outra forma dificilmente entrariam na grade de programação de rádios convencionais.

Quintas-feiras:

8h às 8h30 – Pernambuco em Revista (Artes)
Em formato de revista, o programa abordará no mesmo programa, diversos gêneros artísticos (literatura, teatro, audiovisual, música, etc.) a partir de um tema central, com blocos compostos de entrevistas com artistas, depoimentos e músicas formando um mosaico criativo de informações sonoras sobre a cultura pernambucana. Constará nos roteiros dos programas o recurso de audiodescrição para que obras de arte, capas de discos, trechos de filmes e cartazes sejam compreendidos por pessoas cegas ou com baixa visão.

14h às 15h – Mulheres que Cantam pra Jah (Mulher)
Visa promover a difusão das músicas das mulheres negras e afro-diaspóricas. A ideia é reverberar essas vozes, suas histórias de vida, seu legado musical e político no universo das artes.

Sextas-feiras:

8h às 9h – Balaio Cultural (Cultura Popular de Pernambuco)
Produção que visa divulgar, valorizar, fortalecer e apresentar os artistas e a música pernambucana, levando informação, cidadania e entretenimento aos ouvintes.

18h às 19h – A Voz do Frevo (Música)
Um programa que mostra o frevo e suas origens, sotaques e provocações. Com músicas e convidados, lançamentos e curiosidades, objetiva a Salvaguarda do frevo.

Sábados:

8h30 às 9h – Primeira Estrela (Infantil)
Tem a proposta de criar um espaço de divulgação para produções locais destinadas ao público infantil, de diferentes tipos de arte, seja música, teatro, literatura, audiovisual, dança, contação de história, enfim, não limitamos as possibilidades. Busca dar visibilidade às iniciativas da Região Metropolitana do Recife que trazem alguma contribuição para a formação de nossas crianças, principalmente com temas de respeito às diferenças e importância da natureza.

9h às 10h – Awrê - Memórias de Terreiro (Infantil)
Programa que consiste na contação de histórias e mitologias sagradas africanas, passadas oralmente por gerações e se mantém vivas nos quilombos e terreiros de matriz africana e comunidades tradicionais da cultura afro. Contos lúdicos que trazem um ensinamento pan-africanista com as músicas da cultura afro-brasileira.

15h às 15h30 – Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes (Cultura Negra)
Programa no formato podcast com a duração de 30 (trinta) minutos para público geral com temas e conteúdos relacionados às visões e filosofias afroperspectivistas.

16h às 17h – Aldeias e Quilombos (Direitos Humanos)
Com objetivo de contribuir para a promoção da visibilidade afro e indígena, este projeto visa dar continuidade à iniciativa começada em julho de 2020: um semanário de 60 minutos, posteriormente disponível na internet em plataformas de streaming, cuja proposta é incentivar a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e Quilombolas.

Domingos:

15h às 16h – Oba Kò So: Orí Dúdú (Cultura Negra)
Projeto que busca proporcionar aos ouvintes momentos de reflexão sobre as filosofias africanas e africanidades. O programa vai se desenvolver interseccionalizando o gênero documental com o musical e eventualmente se recorrerá também à entrevistas com mestres/as da cultura afrodiaspórica e autoridades civilizatórias de tradição ancestral matriz africana.

16h às 17h – Vozes do Orgulho (LGBTQIAP+)
Programa de entrevistas e quadro musical com artistas, personalidades e lideranças do movimento LGBTQIAPN+ do Recife e região, que se propõe a fortalecer os direitos humanos, sociais e culturais, contribuindo com a promoção da dignidade, do respeito às variadas orientações sexuais, identidades de gênero, da valorização da arte e o “modus viventi” LGBT+.

Ouça a programação da emissora pela 101.5 FM no Recife, pelo player do nosso site (localizado no canto superior direito) ou assista entrevistas dos programas da casa através do nosso canal no YouTube.


Compartilhe