ícone face twitter instagram

Faixa Infantil é destaque neste final de semana

19.03.21 - 12H53
Na ilustração, um céu azul, noturno, com a presença da lua cheia à esquerda, também vê-se folhas verdes. Ao fundo, uma mulher negra de cabelos longos, que usa uma flor no cabelo e carrega um punhal.

Cumadre Fulozinha, que tem sua história contada na Rádio Além da Lenda deste sábado (20) Imagem: Reprodução

Por Kauana Portugal

O sábado (20) começa cedo na 101.5 FM, às 7h45, com a Rádio Matraquinha abrindo a Faixa Infantil da emissora. O programa homenageia o Dia do Contador de Histórias, celebrado neste dia 20 de março, e também faz uma seleção de histórias variadas para o público infantil.

Em seguida, às 8h45, a Rádio Além da Lenda apresenta a origem de uma das lendas mais conhecidas do folclore pernambucano. Descrita como uma menina travessa de cabelos longos, protetora das matas e dos animais, a Comadre Fulozinha é tema de inúmeros relatos no interior do estado. Como convidada, Bruna Cortez, atriz responsável pela voz da personagem na série e no longa do Além da Lenda.

Mais tarde, às 9h15, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio encerra a Faixa Infantil, reprisando o episódio sobre manifestações artísticas, e ressaltando sua importância para o desenvolvimento social, intelectual e afetivo das crianças. O professor de teatro da UFPE, Rodrigo Dourado, participa da conversa, contando um pouco sobre o surgimento das artes e suas transformações pelos séculos. Para representar os talentos mirins, também participam o sanfoneiro Ângelo Gabriel e a cantora Helena Carreiro.

SÁBADO (20)

Às 10h, o Conexão Eficiente relembra os papos sobre acessibilidade para além da rampa e corrimão, com Nathália Rosa e Lele Martins, que compartilham suas perspectivas sobre racismo, negritude e pessoas com deficiência. Ainda durante a manhã, às 11h, a reprise do Laboratório FM traz o sociólogo e professor do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, José Luiz Ratton, para analisar a origem da criminalidade na sociedade brasileira, a partir de uma perspectiva histórica e sociológica. 

A partir do meio-dia, é hora de matar a saudade da Hora do Close, que reapresenta Anderson Barretto e Mariana Menezes, em um papo sobre preconceito na família, levando informação e representatividade. Na também reprise do Sala de Cinema, que começa às 13h, o assunto é os desafios, erros e acertos das adaptações de livros para o cinema.

Às 13h30, o Histórias do Velho Oeste refaz o passeio na zona oeste do Recife, entre os bairros do Engenho do Meio e da Várzea, onde está localizado o campus da Universidade Federal de Pernambuco. Como convidados, Seu Lula do Arruado, Índio Batera, e Alidiane Cúrcio. Em seguida, às 14h, o Quarta Parede traz a conversa com Elias Mouret, diretor de teatro, iluminador cênico, produtor cultural e professor.

No Aldeias e Quilombos, às 15h, o ouvinte acompanha o destino do município de Itacuruba, no sertão de Itaparica, em Pernambuco. A cidade enfrenta altas taxas de depressão e suicídio, além do plano de construção de uma central nuclear em seu território, fato que tem preocupado a população. Entre os convidados, Cícera Leal, cacique do povo Pankará da aldeia Serrote dos Campos, Dra. Valdeci Ana dos Santos Nascimento, liderança do Quilombo Poço dos Cavalos, Gabriella Leal, advogada, e Whodson Silva, antropólogo. 

O Reggae pelo Reggae, que começa às 16h, reapresenta a entrevista com a cantora Mis Ivy, uma das mais importantes vozes do reggae no Brasil. No Obá Kosò, às 17h, você ouve sobre o tema Oxóssi e justiça ambiental, que convida o Babalorixá Pai Júnior de Odé do Ilé Àse Òrisànlá Tàlábí, terreiro localizado em Paulista (Pernambuco).

Na reprise do Que Braba!, às 19h, Bella Kahun é atração do “Som de Preto”, série de programas sobre ritmos ligados à negritude. Logo depois, às 20h, o Oxente, Afrodite refaz o alerta sobre os casos de abusos infantis registrados no ambiente familiar.

O Techtrônica encerra o sábado, às 22h, com a reprise do ritmo dançante Electroclash, que mescla influências do Glam Rock dos anos 80 e 90.

DOMINGO (21)

Às 8h, o Frequência Natural conversa com os agroecólogos Nemo Côrtes, integrante do coletivo de agroecologia urbana Kapiwara, Giusepe Bandeira, integrante da Associação Brasileira de Agroecologia, e Nivaldo Abul, educador popular e responsável técnico pela rede Mutirão Ciranda. 

Às 16h, a música jamaicana é tema da reprise do Volta ao Mundo. Logo em seguida, às 17h, tem mais um Pedrada, que convida Sam Silva e a dupla Elton e Vertin, para uma conversa sobre a produção musical pernambucana.

Na reprise do Obriganza Experiência, às 19h, a cena lusitana e japonesa, com destaque para a artista portuguesa Anax, que mostra seu dark noise em três projetos. No Pesado - Lapada para todos os gostos, que começa às 20h, o ouvinte relembra a sonoridade do trio pernambucano Cangaço, em uma conversa sobre o EP “Inevitável”.

O Audio Mundi, às 21h, reapresenta a delicada cantora Blossom Dearie, que devido a sua voz mínima, tíbia e esfumaçada, era duramente criticada. No entanto, a artista tornou-se uma referência de sentimento e elegância, em um estilo que influenciou gerações.

Às 22h, tem episódio inédito do Outra Fita - Vidas Sonoras, que se despede da temporada na 101.5 FM. Nesta edição, uma retrospectiva dos seis meses no ar, além da presença do produtor do programa, Heitor Miglioli.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe