ícone face twitter instagram

Diversidade, música e muita informação na programação da semana

22.04.19 - 16H47
 Dionisio Maio, um dos artistas de Cabo Verde. Foto: Analog Africa.

Dionisio Maio, um dos artistas de Cabo Verde, homenageados no Audio Mundi dessa semana. Foto: Analog Africa.

No Brasil, existe acessibilidade ou inclusão nas salas de cinema? No Salada Pop, programa que começa sempre às 14h, nesta segunda-feira (22), Nice Lima convida para uma conversa a idealizadora do Festival VerOuvindo, Liliana Tavares, e o produtor do evento, Túlio Rodrigues, para falar sobre a quinta edição da mostra bem como para trocar informações e possíveis soluções para uma evolução da acessibilidade comunicacional em LIBRAS, legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e audiodescrição (AD). Na terça-feira (23), haverá a presença de Luciana Amaral, gerente institucional do GAC - Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer, sobre a campanha de reforma da sede.

Nesta segunda (22), às 20h, também tem Toca o Terror comentando sobre filmes ambientados em locais frios e com muita neve. É com esta disruptura climática que a equipe fala sobre filmes como "O Iluminado", "Zumbis na Neve" e "Inverno de Sangue em Veneza".

No Revista Difusora, que vai ao ar das 16h às 19h, a terça-feira (23) terá um bate-papo com Guitinho da Xambá sobre a ação Quartas de História no Quilombo da Xambá, que a cada última quarta do mês traz um tema da religião de matriz africana para ser contado. Celebrado no mês de abril, o orixá Ogum - senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia - será o assunto deste mês. Já na quarta (24), será dia de entrevista com Jeorge Pereira, roteirista e diretor do filme “Organismo”, e Mariana Jacob, produtora.  

A terça-feira (23) terá ainda o Mamas, Minas e Manas, às 12h, abordando o tema "Violência contra a mulher. Quem autorizou?". À noite, o Brasil de Fato trará a quarta edição da série especial "Abril de Lutas no Campo", tratando dos conflitos e violências no campo. O programa, que inicia às 20h, terá entrevista com Renata Albuquerque, do setor de Comunicação e Documentação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o depoimento de um dos sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás, que está completando 23 anos.

O Vozes do Campo e da Cidade, que vai ao ar ao meio-dia da quarta-feira (24), discutirá a reforma da Previdência, conversando com a juíza Ana Freitas, titular da 15ª Vara do Trabalho do Recife, com a advogada e educadora popular, Magnólia Said, com a secretária Nacional da Mulher na Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag), Maria José Moraes, e com a agricultora sergipana, Josefa Santos. Às 20h, o Vozes do Brasil terá Thiago Petit como convidado da semana. Às 12h da quinta-feira (25), o Mulher Faz Política todo Dia fala sobre trabalho doméstico, com um bate-papo com a pesquisadora e socióloga, Betânia Ávila.

Para o Mulher na Caneca desta sexta-feira (26), Verônica Ferreira foi convidada para falar sobre o papel da mulher na atenção básica à saúde. Para começar o clima de final de semana, o Músicas de Sexta reúne uma seleta especial para andar no mantra de Walter Franco: se a manutenção da noia e do incômodo é a tônica do fazer político atual, é preciso, mais do que nunca, manter o equilíbrio da mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo. O programa terá músicas de Gilberto Gil, George Harrison, Erasmo Carlos, Flaming Lips, Mac Demarco, Dominguinhos e Yo La Tengo.

A manhã de sábado (27) na Frei Caneca FM começa às 8h, com o Rádio Matraquinha, abrindo a faixa infantil. Às 8h45 o Palavras no Ar apresenta a lenda asiática da Rainha Sherazade, que narra outras mil e um histórias. Quem vai ouvir essa contação e conversar é o bailarino Diorge Santos, juntando temas como arte e educação. Pra terminar o momento de rádio com as crianças, tem ainda o Cantando e Brincando nas ondas do rádio, às 9h15. Às 21h, o Manguetronic apresenta um especial com 12 grandes guitarristas, produzidos por Alexandre Maria. Entre eles, os pernambucanos Neilton Carvalho, da banda Devotos, e Siba;  o norte-americano Bill Friseel e o inglês Adrian Fisher.

O domingo chega sempre animado na 101.5, com o Batucada, começando às 10h, esta semana fazendo uma homenagem a Paulo César Pinheiro. Às 21h tem Audio Mundi, homenageando os artistas caboverdeanos e a fantástica transformação da música local, provocada por um mistério que envolve a aparição de um navio fantasma repleto de sintetizadores, na década de 1960. Dentre as canções dessa edição, tem Dia Ja Manche, com Dionisio Maio, Morti Sta Bidjàcu, de José Casimiro, e Corre Riba, Rorre Baixo, de Abel Lima.

Para escutar, basta sintonizar na 101.5 FM, na Região Metropolitana do Recife, ou ouvir a transmissão ao vivo no site www.freicanecafm.org.


Compartilhe