ícone face twitter instagram

Discussões sobre direitos humanos, raça, gênero e muita música compõem a semana na Frei Caneca FM

04.10.20 - 20H08
Foto: Nikola Solic / Reuters

James Brown, homenageado no Baile Diamante Negro, na sexta-feira. Foto: Nikola Solic / Reuters

A semana começa com produção da sociedade civil na 101.5. Segunda (05), às 8h, tem Solta o Frei, abordando as questões raciais dentro da mobilidade ativa. Anderson Vieira, que é cicloentregador, estudante de educação física, bailarino, arte educador e ciclista desde 2009 é o  entrevistado do dia. Ao meio-dia, o TPM - Tempo Pra Mim aborda os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres em um bate-papo com a advogada Patrícia Marxs. Às 20h, o Toca o Terror fala de uma das produtoras de cinema mais bem sucedidas no terreno do horror: a Blumhouse. Partindo de produções de baixo orçamento que se tornaram algumas das bilheterias mais rentáveis da história, a equipe do programa analisa a trajetória da produtora norte-americana responsável por lançar filmes como “Atividade Paranormal”, “Uma Noite de Crime” e “Corra!”. Logo depois, às 21h, o Direitos Humanos em Debate indaga se há o que comemorar no aniversário de 41 anos da Anistia no Brasil.

Na terça (06), às 8h da manhã, o Labor aborda conflitos no campo: a violência contra agricultores e agricultoras familiares na Mata Sul de Pernambuco. O programa traz depoimentos do dr. Bruno Ribeiro, advogado da FETAPE, da dra. Gabriella Santos, assessora jurídica Comissão Pastoral da Terra, e de Cícera Nunes, presidenta da FETAPE. Às 12h, o Mamas, Minas e Manas fala sobre o amor com a educadora parental Gabi Carlos e a historiadora  Karuna de Paula. Será que o amor materno mudou ao longo da história? E as crianças, como sabem que são amadas e qual a importância de que percebam esse amor para o seu desenvolvimento? Às 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco fala sobre o impacto da ausência de demarcação territorial na vida dos povos originários do Brasil com o assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) da regional Nordeste, Daniel Maranhão Ribeiro. Às 21h, o Virtuosi no Ar dedica o programa ao trabalho desenvolvido pela Orquestra Jovem de Pernambuco sob a direção do Maestro Rafael Garcia.

Quarta (07) tem Mundo Esportivo, às 8h, numa conversa com a artista e coreógrafa Élide Leal, que conta sobre sua experiência e esclarece se a dança é pra todo mundo. Às 20h, o Vozes de Cor traz as histórias que o cantor, compositor, ator e percussionista Escurinho conta em suas canções. E às 21h, tem Panela do Jazz tarzendo como convidado o bandolinista e regente Rafael Marques. Admirado como pessoa e como instrumentista, Rafael já atuou em importantes grupos da nossa música instrumental, como o Arabiando, o Saracotia, já realizou parcerias com sua esposa, a cantora Isadora Melo e hoje encontra-se à frente da Orquestra Malassombro como regente.

Sexta (09) tem Músicas de Sexta, às 20h, apresentando canções para curtir nas madrugadas insones. E às 21h o Baile Diamante Negro revisita a obra do Pai do Soul, James Brown, de um jeito diferente. Sendo ele o artista mais sampleado da história, o programa mostra lado a lado as obras originais e quem fez referência e reverência ao seu inimitável groove.


Confere toda a programação da 101.5:

Segunda
8h - Solta o Frei
12h - TPM - Tempo pra Mim
14h -
Salada Pop

16h - Revista Difusora
20h - Toca o Terror
21h - Direitos Humanos em Debate

Terça
7h45 - Giro Nordeste
8h - Labor

12h - Mamas, Minas e Manas
14h - Salada Pop
16h - Revista Difusora
20h - Revista Brasil de Fato Pernambuco

21h - Virtuosi no Ar

Quarta
7h45 - Giro Nordeste
8h - Mundo Esportivo

12h - Vozes do Campo e da Cidade
14h -
Salada Pop

16h - Revista Difusora
17h - Papo de Artista
20h - Vozes de Cor
21h - Panela do Jazz

Quinta

7h45 - Giro Nordeste
8h - Entre
12h - Gênero Cinematográfico

14h - Salada Pop
16h - Revista Difusora
20h - Recife Lo-Fi
21h - Cenas do Mundo

Sexta

7h45 - Giro Nordeste
8h - Frevo - Bastidores da Música
12h - Mulher na Caneca
14h -
Salada Pop
16h - Revista Difusora
20h - Músicas de Sexta
21h - Baile Diamante Negro


Compartilhe