ícone face twitter instagram

#TBT101: Em Carnaval de grande retorno, 2023 teve na Frei Caneca FM a sua voz

16.03.23 - 17H49
Foto: Marcos Pastich/PCR 

Parte dos artistas que homenagearam Jr. Black no Palco Frei Caneca 2023. | Foto: Marcos Pastich/PCR 

Por Luiz Rodolfo Libonati


Ao longo dos últimos dois anos, muito a criatura recifense falou do que haveria na volta do Carnaval. Não era para pouco: foram aí, nesse meio-tempo, uma pandemia e um governo federal devastadores. E então, quando deu a hora da folia, pela ansiedade e pelo vigor cultural, da parte de quem oferecia e de quem pulava o espetáculo, muita coisa foi feita e construída em equipe. Além, é claro, de amplificada, divulgada, transmitida. Essa foi a grande missão da Frei Caneca FM em 2023: oferecer aos ouvintes um trabalho à altura desse evento. E não é que, além de dar conta do recado, a gente ainda pulou e se divertiu?

A começar pelo domingo pré-carnaval, com a volta especial do Palco Frei Caneca. Com a já tradicional localização na Praça do Arsenal, nosso palco contou com as calorosas apresentações de Sambstar (convidando Taiguara Borges e Dinah Santos), Abulidu (uma das Apostas da Frei Caneca FM), Homenagem a Jr. Black (com Juliano Holanda, Marcelo Rangel, Isaar, Gabi da Pele Preta, Mavi Pugliese, Anastácia Rodrigues, Alessandra Leão e Isadora Melo) e Lia de Itamaracá (com o show Ciranda de Ritmos), além do intervalo entre shows com o caprichado DJ set de Lorena Fragoso. A curadoria da noite foi feita por Lorena, Gabriele Alves e Iara Lima, garantindo a praça lotada.

Do Palco Frei Caneca à terça-feira de carnaval, foram aproximadamente 38 horas de transmissão ao vivo na rádio pública. A produção de flashes ultrapassou 85 gravações (realizadas por Luizy Silva, Janaína Serra, Diego Oliver, Gabriele Alves e Priscila Xavier), a partir da quinta-feira anterior à festa, com os afoxés e maracatus dos espetáculos Ubuntu e Tumaraca no Marco Zero, e incluiu ainda o polo do 28º Festival Rec-Beat, com Gabriele Alves.

Parte da equipe na transmissão do Marco Zero em 2023
Parte da equipe na transmissão do Marco Zero em 2023

A emissora veiculou ainda a série de 11 interprogramas “Memórias de Carnaval”, voltada a brincantes da cultura popular (dentre os quais Afoxé Oxum Pandá, Boi Faceiro e Maracatu Piaba de Ouro) e produzida em conjunto por Alex Carvalho e pela historiadora Carmem Lélis; e outra de quatro interprogramas com a apresentação da dupla Gabriele Alves e Alex Carvalho e produzida por Bárbara Bittencourt. Pelas publicações em story do Instagram - salvas em destaque -, pudemos dar um bom panorama das atrações dos polos pelo Bairro do Recife.

Diante dos desafios de uma festa marcada pelas multidões que atrai e por seu poder democratizante, a Frei Caneca interpretou seu papel essencial tocando diariamente ainda os frevos, maracatus, cocos, afoxés e sambas que representam tão bem a época. Em um ano tão esperado por todos, o carnaval de 2023 veio também para nos relembrar como a folia é indispensável à nossa identidade cultural, nos reunindo nas ruas, mostrando que o pulo e o canto que libertam são e devem ser para todos, tal como a democracia.

EQUIPE:
- Diretores de transmissão: Alex Carvalho e Priscila Xavier
- Âncoras: Alex Carvalho, Gabriele Alves, Luizy Silva, Janaína Serra, Priscila Xavier
- Produtores: Bárbara Bittencourt, Beatriz Guglielmelli, Carlos Eduardo da Silva, Johnny de Sousa, Lorena Fragoso, Luiz Rodolfo Libonati
- Repórteres: Gabriele Alves, Diego Oliver, Janaína Serra, Priscila Xavier
- Técnicos: Flávio Rodrigues, Manoel Malaquias
- Engenheiro de Telecomunicações: Eduardo Detmering


Compartilhe