ícone face twitter instagram

Palco Frei Caneca agita o fim de semana na Praça do Arsenal

09.02.23 - 11H24
Artistas que vão participar do palco Frei Caneca em 2023

Com um palco essencialmente negro, a 101.5 contempla a diversidade de ritmos que marca a seleção musical da emissora. 

Por Priscila Xavier

Após o hiato forçado de dois anos sem folia devido a pandemia de COVID-19, a Frei Caneca FM volta a convidar os ouvintes para celebrar nas ruas da capital pernambucana.

Pelo terceiro ano no Carnaval do Recife, a Praça do Arsenal da Marinha sedia o Palco Frei Caneca, tornando-se vitrine das sonoridades que permeiam a rádio pública municipal, com uma programação que promete embalar todos os amantes da boa música a partir das quatro da tarde. DJ Fragozza leva o som da Frei Caneca FM para o palco, agitando os intervalos e a apresentação é de Gabriele Alves, condutora do BR-101.5. Os ouvintes que estão fora da cidade podem curtir a transmissão dos shows pelo dial (101.5 FM) ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.

Às 17h, a prévia carnavalesca tem início com show do Batucada - O samba salva, com Sambstar convidando Taiguara Borges e Dinah Santos, num encontro de gerações. 

O Sambstar é um grupo de samba que atua na cena há mais de 25 anos. Já Dinah Santos vem se destacando como a grande voz feminina do samba. Taiguara Borges traz seu swing diferente e contagiante com composições autorais e parcerias com grandes artistas do eixo sambista.

ABULIDU
Na sequência, às 18h20, a Abulidu sobe ao palco. Aposta da Frei Caneca FM em 2022, a banda afropernambucana e antirracista é uma verdadeira panela preta na pressão cheia de ingredientes sonoros que representam a cultura afrobrasileira, levando rap, funk, afrobeat, raga, brega, coco, cumbia, samba, maracatu e embolada na sua sonoridade. “Vemos na periferia um terreno fértil para criações sobre a poética das populações marginalizadas. Fazemos da música uma mola propulsora para conectar seus pares, suas realidades e suas histórias”, definem os integrantes. 

A banda é composta por Arnaldo Monte, na percussão; Paulinho Alves, no violão; Hélio Abulidu, na voz; Thúlio Xambá, na percussão; Rogério Martins, na guitarra; e Raphael Carvalho, no baixo. Conheça mais sobre a Abulidu revendo esta entrevista no especial de aniversário da Frei Caneca FM, em 2022, o 6 anos em 6 horas.

Abulidu
Integrantes da Abulidu. (Foto: Divulgação)


HOMENAGEM A JR. BLACK E CONVIDADOS
Às 19h40 é a vez de prestar mais uma homenagem ao cativante e inesquecível Jr. Black. O músico e produtor Juliano Holanda se reúne com Marcelo Rangel, Isaar, Gabi da pele preta, Mavi Pugliese, Anastácia Rodrigues, Alessandra Leão, Ezter Liu e Isadora Melo - além dos músicos que atuaram com Black - para cantar e relembrar grandes sucessos do artista, que nos deixou em outubro de 2022 e também foi homenageado pela Frei Caneca FM no especial Hotel das Estrelas, em dezembro passado.

LIA DE ITAMARACÁ
Encerrando a noite em grande estilo, a cirandeira e patrimônio vivo de Pernambuco, Lia de Itamaracá, abre espaço para o coco de roda e o maracatu, com o show Ciranda de Ritmos, às 21h20. No repertório as canções do coco de roda são acompanhadas pelas vozes de Severina e Dulce Baracho, filhas do conhecido cirandeiro Antônio Baracho, um dos mais importantes nomes da cultura pernambucana.

O maracatu também ganha força na apresentação com músicas tradicionais das agremiações do estado, como em Verde Mar de Navegar, de Capiba. O show Ciranda de Ritmos esteve em todos os estados brasileiros e também no exterior, encantando multidões com a fusão dos sons. E apesar de ter lançado o novo trabalho Ciranda Sem Fim, em novembro  de 2019, Lia continua carregando traços da turnê anterior às suas apresentações. No Palco Frei Caneca, ela passeia pela sonoridade pernambucana com canções suas, de outros compositores e de domínio público. Entre as de autoria própria, estão “Moça namoradeira” e “Santa Tereza”. Há ainda composições de Bezerra do Sax, Baracho e Capiba, entre outros. O show já passou por quase todo o Brasil e por três vezes na Europa.


SERVIÇO
Palco Frei Caneca
Domingo, 12 de fevereiro de 2023, a partir das 16h
Praça do Arsenal da Marinha, bairro do Recife
Com transmissão ao vivo pela 101.5 FM

Atrações:
17h - Sambstar com participação de Taiguara Borges e Dinah Santos
18h20 - Abulidu
19h40 - Homenagem a Jr. Black com convidados (Marcelo Rangel, Isaar, Gabi da pele preta, Mavi Pugliese, Anastácia Rodrigues, Alessandra Leão e Ezter Liu)
21h20 - Lia de Itamaracá


Compartilhe