ícone face twitter instagram

Literatura domina a programação da semana

07.10.19 - 13H34
Foto: Hello Makahla | flickr.com/hellomakahla

Foto: Hello Makahla | flickr.com/hellomakahla

Entre os dias 07 e 13 de outubro, a programação da 101.5 FM viaja pelo universo literário  e vai à XII Bienal do Livro de Pernambuco, que está acontecendo no Centro de Convenções do estado, em Olinda, de onde vai produzir flashes, contando tudo o que rola no evento e entrevistando escritores, pesquisadores e público. A semana também terá a estreia do quadro “A Palavra e o Som”, que vai ao ar nas quintas-feiras, às 17h, no programa Revista Difusora, trazendo o músico, Feiticeiro Julião, investigando o diálogo entre a canção e a literatura. A primeira edição de “A Palavra e o Som” será sobre a obra do poeta Ascenso Ferreira e a influência deste sobre a música de Alceu Valença.

Como o próximo sábado (12) dedicado à comemoração do Dia das Crianças, ao longo de toda a semana o
Salada Pop terá entrevistas com abordagens referentes ao mundo infantil. Na segunda-feira (07), Nice Lima recebe o idealizador de Macunã, Félix Oliveira, para conversar sobre o projeto, uma exposição que reúne fotografias de crianças negras representadas de forma diversa e plural. Na quinta-feira (10), Nice Lima recebe o escritor Ulisses Brandão para uma conversa sobre a coleção Além da Lenda, que traz as principais lendas nacionais, com personagens como Curupira, Cabra Cabriola, Mula-sem-Cabeça e a Comadre Fulozinha. E para encerrar a semana das crianças no Salada Pop, na sexta-feira (11), o programa terá a participação de Iyálomi Pereira, 9 anos de idade, e Clara Morais, oito anos, que vão bater um papo com Nice Lima. O Salada Pop vai ao ar de segunda a sexta, das 14h às 16h.

Ainda para o Dia das Crianças, a Faixa Infantil do sábado (12), começa às 8h, com o Rádio Matraquinha. Às 8h45 o Palavras no Ar apresenta uma história da Índia, que se chama “A tigela mágica de Prya”. A trama conta a relação de uma menina com a madrasta e junta muita aventura, ninfas e alimentos. Quem ouviu essa história com a apresentadora Márcia Cruz foi o Mestre Luiz Paixão, que falou sobre a arte do Cavalo Marinho. Às 9h15 ainda tem o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio.

No Revista Difusora, que vai ao ar de segunda a sexta, das 16h às 19h, nesta terça (08), tem entrevista sobre os 15 anos do Grupo de Teatro Magiluth. Na quinta-feira (10), Marileide Alves conversa com Patrick Torquato sobre a indicação do livro “Povo Xambá Resite: 80 anos da repressão aos terreiros em Pernambuco” como finalista do Prêmio Jabuti, a maior premiação da literatura brasileira.

A semana também será marcada pela estreia de uma nova temporada de interprogramas, que podem ser ouvidos a qualquer momento, na programação. No Minuto, Olha Recife!, o historiador Bráulio Moura conta as lendas urbanas da Perna Cabeluda e da emparedada da Rua Nova. Na pegada do Outubro Rosa, serão tratadas as incidências de câncer de mama nas mulheres negras e na comunidade trans. Tem ainda informações sobre o Portal Tome Conta, o Dia de Luta Contra a Violência à Mulher, o que o consumidor precisa saber sobre garantia estendida e taxas bancárias.

Faixa Mulher - Na segunda-feira (07) o TPM - Tempo Pra Mim fala sobre o tempo. As agendas estão lotadas, e quem tem um emprego, tá trabalhando o tempo todo. E quem não tem, tá correndo atrás. A comida é fast-food, é no microondas, qualquer coisa, é no meio da rua – e às vezes não dá tempo nem de comer! É o tempo que tá comendo a gente. Tudo pra ontem! A gente respira no ar esse sentimento opressivo de urgência e a falta de tempo é asfixiante. Para tratar do assunto, Priscila Xavier convidou Betânia Ávila, do SOS Corpo.

Na quarta (09), o Vozes do Campo e da Cidade reprisa programa realizado em homenagem a todas as crianças. A imaginação estará solta, em histórias que, ao serem sopradas no mundo, tocam em territórios bastante subjetivos, mas que influenciam fortemente a nossa realidade e identidade. O programa terá uma conversa com as contadoras de histórias, Kemla Batista, e a sergipana Bruna Fernandes, que falam da experiência e do exercício da a tradição oral e como refletem nas identidades dos povos.

Pra quem foi - e também para quem não esteve - ao Palco Frei Caneca FM semana passada a Faixa Especial desta quinta-feira (10), traz o melhor dos shows em suas versões de estúdio.

No Toca o Terror desta segunda-feira (07), às 20h, os entrevistadores tentam responder à uma intrigante questão: quem faz cinema de horror no Brasil atualmente? A resposta será construiída a partir do trabalho de quatro cineastas desta geração, Joel Caetano (SP), Gabriela Amaral (BA), Cíntia Bittar (SC) e Guto Parente (CE), que falam sobre suas produções e analisam o segmento de audiovisual no país.

No domingo (13), a partir das 10h, o Batucada faz uma homenagem ao samba de Maria Rita, e no bloco dedicado ao autoral pernambucano, tem Gracinha do Samba, Grupo Tropical, Grupo Terra e muito mais. Pra fechar o domingo, às 21h, o Audio Mundi fala sobre o músico, compositor e lenda do jazz, Gary Bartz. Sua música continua influenciando de jazzistas aos círculos do hip-hop e dos DJ’s. 


Compartilhe