ícone face twitter instagram

SOS Meio Ambiente na programação da Frei Caneca

21.10.19 - 14H15
Imagem: Felipe Brasil/Instituto do Meio Ambiente de Alagoas

Imagem: Felipe Brasil/Instituto do Meio Ambiente de Alagoas

A rádio pública do Recife entra na campanha para minimizar os efeitos do desastre ambiental que atingiu as praias do Nordeste. Informações sobre o que fazer para ajudar e o acompanhamento dos desdobramentos estarão em pauta. Como será o descarte do material recolhido? O que acontecerá com os ecossistemas atingidos? A saúde das pessoas que não tiveram contato direto com o óleo está em risco?  Esses serão alguns dos temas tratados ao longo da programação.

Dentro da Faixa Mulher, ao meio-dia desta segunda (21),  Priscila Xavier, no comando do TPM - Tempo Pra Mim, recebe as terapeutas Liv Monteiro e Mirella Badarane que falam sobre a importância de tratar o ciclo menstrual na adolescência, com naturalidade e abertura com as jovens.

No
Salada Pop desta semana, a faixa de entrevista começa a segunda-feira (21) abordando a questão das mulheres encarceradas, com a jornalista Clarissa Trevas, do Coletivo Liberta Elas, e com a fotógrafa Priscila Urpia. Na terça (22), o papo vai ser sobre a Campanha "Cozinhar Transforma Vidas'', com o coordenador do projeto, Vinicius Pereira. Na quarta (23), Nice Lima fala sobre o Projeto Envelhecimento Criativo, com Emanuella de Jesus e Maria Auxiliadora. Na quinta-feira (24), a conversa será sobre as vagas temporárias de emprego. Para fechar a semana com cultura, a pauta será o filme-documentário "O Homem e suas Amarras", com o produtor, roteirista e diretor do vídeo, André Futata. O Salada Pop vai ao ar de segunda a sexta, das 14h às 16h.

Já o Revista Difusora começa a semana com o #DebatesCulturais, às 18h da segunda-feira (21), conversando com mães-solo que atuam no universo da cultura, sobre as dificuldades e estratégias encontradas para a lida do dia-a-dia. Do papo, participam a arte-educadora e empreendedora, Deborah Assunção, a designer, Noelle Marão, e a psicanalisa e empreendedora, Anna Karina Guerra. Na terça-feira (22), tem ainda entrevista com Renato Valle, sobre a exposição “A Revisão da Pintura”, que está em cartaz na Galeria Arte Plural. Já na quarta-feira (23), o audiovisual entra em cena na conversa com Luciana Poncioni, coordenadora do Festcine - Festival de Curtas de Pernambuco. O Revista Difusora vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h.

Ainda na segunda-feira (21), às 20h, tem o Toca o Terror, que vai puxar uma conversa sobre diretores que hoje em dia são conhecidos por grandes produções hollywoodianas, mas que começaram suas carreiras fazendo filmes de terror de baixo orçamento. Na terça (22), no mesmo horário, o Revista Brasil de Fato Pernambuco adentra no brega-protesto e passinho como formas de expressão individual e coletiva na cidade do Recife. Especificamente, o papo será com jovens que  atuam pelo Grupo Adolescer, na comunidade de Caranguejo Tabaiares.

No sábado (26), a manhã começa às 8h, com a faixa infantil, das 8h às 10h, com os programas Rádio Matraquinha, Palavras no Ar e Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. No Palavras no Ar, às 8h45, a história da vez é de origem colombiana e se chama "O Homem Jacaré". O enredo apresenta rio, vendedor, alimentos e uma espécie que mistura gente e réptil. Quem ouviu essa história com a apresentadora Márcia Cruz foi a contadora de histórias Roma Júlia, que falou sobre educação infantil e o ato de contar histórias.

No sétimo dia da semana, alguns descansam, outros se divertem. Seja um ou o outro, das 10h às 12h, no domingo (27), tem Batucada, com canções de nomes como Martinho da Vila, Mart’nália, Originais do Samba e Zeca Pagodinho. No bloco que reúne as produções do samba autoral pernambucano, o ouvinte vai poder apreciar sambas do Grupo Terra, Selma do Samba e Gerlane Gell. A homenagem do dia fica por conta do samba paulista de Adoniran Barbosa.

Ainda no domingo, às 16h, tem Caneca Boogie, repleto de raridades da soul music e do funk, e terá, entre outros, Bill Withers, Four Tops, Fatback Band e War!. Às 21h, o Audio Mundi se despede da programação da Frei Caneca FM, falando sobre o grande jazzista Horace Silver. Pianista singular e saxofonista bisexto, Silver foi um dos arquitetos do hardbop e um dos fundadores do The Jazz Messengers, banda que tinha dentre os seus artífices, o baterista Art Blakey.


Compartilhe