ícone face twitter instagram

Quarenteninha: faixa especial infantil durante o recesso escolar

17.03.20 - 16H40
Foto: Arquivo Nacional do Brasil | Meninas ouvindo rádio, dezembro de 1942

Foto: Arquivo Nacional do Brasil | Meninas ouvindo rádio, dezembro de 1942

Entrando na grande corrente de prevenção e da campanha do cuidar do outro, ficando em quarentena, quando possível, a Frei Caneca FM, rádio pública do Recife, lança nesta quarta (18) a "Quarenteninha”, faixa infantil com a reprise dos três programas que já fizeram parte da grade da emissora, selecionados através de editais. A data escolhida para o estreia coincide com o início do recesso escolar que manterá em casa cerca de 90 mil crianças atendidas pelas escolas e creches da rede municipal.

A Quarenteninha, pensada para entreter e levar conhecimento para os pequenos, através de contação de histórias e músicas, será de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, os programas Rádio Matraquinha, com Mariane Bigio e Cláudia Betini, Palavras No Ar, com Márcia Cruz e convidados, e Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, comandado por Tia Ilana e sua turma.

Mariane Bigio falou sobre a importância do resguardo e cuidado que o momento inspira. “A gente precisa ficar em casa, cuidar da gente, cuidar de quem a gente ama, mas a gente precisa também buscar alternativas, principalmente, pras crianças. Pra que elas tenham acesso à cultura, à leitura, à boa música, às informações. Esse compromisso da Quarenteninha tá em convergência com o nosso compromisso, da gente que milita por uma infância livre e feliz”, comentou.

Para Ilana Ventura, apresentadora do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, o momento reafirma o compromisso de levar diversão e conhecimento de forma lúdica para os pequenos ouvintes: “Nesse período as escolas estão paradas e as crianças vão ficar em casa com suas famílias tendo que ter atividades lúdicas, de recreação, de entretenimento. Colocar os programas à disposição das famílias é maravilhoso”.

Já Márcia Cruz, coordenadora do Palavras No Ar, observa que tudo ainda é muito novo e desafiador, mas que pode ser um momento de aprendizado para todos. “Se tem algo de positivo a se tirar dessa pandemia é o de nos colocar nesse lugar de relação com o outro. Empatia. Mas, para chegar aí, a escuta é um caminho necessário. E o rádio é um veículo ímpar, que potencializa tanto a informação como a imaginação dos ouvintes”, comentou.

Dessa forma, o primeiro dia de programação, nesta quarta-feira (18), contará com um episódio da Rádio Matraquinha sobre sapatos, seguido do Palavras no Ar, que trará um bate-papo com Roger de Renor e “A princesa de Bambuluá” como história do dia. Para fechar, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, com Ilana Ventura, aborda o tema das doenças respiratórias.

Na quinta-feira (19), a faixa segue animando as manhãs da Frei Caneca FM. Enquanto a Rádio Matraquinha vem com muito humor, o Palavras no Ar traz um bate-papo com a escritora e historiadora, Lenice Gomes. Em seguida o Cantando e Brincando fala sobre alimentos nutritivos, importantes para deixar as crianças fortes e saudáveis e explicam a importância das políticas públicas.

A programação desta primeira semana termina na sexta-feira (20) com a Rádio Matraquinha apresentando a África, seguida do Palavras No Ar, que conduz uma conversa com a bailarina Daniela Santos, e finalizando com o Cantando e Brincando.

DIVERSÃO ONLINE – Além da Faixa Infantil especial criada que vai ao ar a partir desta quarta-feira, papais e mamães podem buscar contadores de histórias que estão fazendo lives (transmissões ao vivo pelo Instagram), com contação de histórias para entreter as crianças durante o período de recolhimento. Confira abaixo algumas dicas de perfis para acompanhar:

Fafá Conta

Mãe que lê

Carol Levy

Marina Bastos

Camila Genaro

Mariane Bigio
 


Compartilhe