ícone face twitter instagram

Oxente Afrodite de volta à 101.5

25.03.22 - 12H20
Oxente Afrodite de volta a 101.5

Por Carlos Eduardo

 

A sexta-feira (25), desta semana na rádio pública do Recife, será marcada pela estreia de um mais um programa da Sociedade Civil, O Oxente Afrodite, que volta para sua segunda temporada nas ondas da rádio.

O Oxente Afrodite, nasceu entre 2019 e 202, entrando no ar por seis meses a partir de julho de 2020 nas Frei Caneca Fm. Além de blocos de Brega funk, o programa também conta com temas de investigação, no mínimo, intrigantes como poliamor, traição, sexualidade das pessoas com deficiência, sexo tântrico, violência doméstica entre outros.

O primeiro episódio desta temporada aborda o prazer sexual da mulher (cis hétera), um especial do mês da luta internacional das mulheres. 

SEXTA

Nesta sexta o Vitrola, às 8h, apresenta curiosidades de figuras, fatos e obras da nossa música popular, especificamente a história intrigante do samba, suas curiosidades relacionadas a inspiração, criação, gravação, seu sucesso e o interesse despertado nos administradores dessa bela, rica e surpreendente música popular.

O Mulher na Caneca desta semana, entra no ar para falar sobre Recifeminista 8M e Virada Negra - Ações que marcam o mês das mulheres, as entrevista do dia segue com a Curadora e Produtora fundadora da Byonce Produções e idealizadora do Circuito de Cultura Negra Pernambucana, Ingrid Farias e Ana Carolina, pesquisadora social, mineira, mestre em Ciências Sociais (PPGCSO/UFJF), doutoranda em Sociologia (PPGS/UFPE), atuando principalmente em pesquisas nas áreas de violência, gênero,  política e feminismos.

As condições atuais dentro do Sistema único de saúde e a vacinação da população brasileira contra a covid-19, são pautas para a conversa no Giro Nordeste desta sexta, às 15h, com a médica Rosana Onocko. 

Líder de banda, performer, produtor musical, compositor e co-fundador da revolucionária Fania Records que viria a mudar a forma como o mundo via a música latina, são algumas das características de Johnny do Pacheco, artista tema dessa edição do Audio Mundi, às 18h.

Explorar as raízes do hip-hop em Pernambuco é a pauta do Universo Hip-hop desta semana. O apresentador do programa, Filipe Massa junto ao convidado Zé Brown, falam de suas vivências e relembram nomes dos principais grupos entre as décadas de 80 e 90 e sua forte relação com o movimento manguebeat, surgidas a partir deste contexto.
 

SÁBADO

Na estreia do programa Vozes Inclusivas, às 8h, o ouvinte confere entrevistas exclusivas com três atletas paralímpicos pernambucanos que conquistaram grandes vitórias recentemente: Carol Santiago, eleita em 9 de fevereiro pelo CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro - como a “melhor atleta feminina de 2021”; Raimundo Nonato, jogador medalha do ouro em Tóquio no Futebol de Cegos (antigo Futebol de 5); e Moniza Lima, ala da Seleção Brasileia Feminina da Goalball, campeã, em 22 de fevereiro, do Campeonato das Américas. Elas e ele contam bastidores das conquistas e os planos para os próximos meses.

Beto Pereira, presidente da ONCB, Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica a importância da presença do Vozes Inclusivas para as pessoas com deficiência visual. Diego França, presidente da ACACE, Associação Caruaruense de Cegos, fala sobre o trabalho da entidade e conta curiosidades da vida dele na luta contra o preconceito. Themis Briand, influenciadora digital e criadora do projeto Beleza para Todos, explica como funciona a maquiagem acessível para pessoas cegas ou com baixa visão. No quadro Conexão Inclusiva, o pernambucano Antônio José, que foi o primeiro presidente da história da ONCB, conta curiosidades da trajetória dele. O programa também terá música popular brasileira e Mizael Conrado - presidente do CPB, Comitê Paralímpico Brasileiro – que faz uma saudação especial para os ouvintes da 101.5.

Autoproteção de crianças e adolescentes em tempo de pandemia de covid-19 é o tema abordado nesta edição do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h deste sábado, abrindo a Faixa Infantil. O programa ainda fala da importância dos pais  ensinarem as crianças e adolescentes o ato de se protegerem da violência física, sexual e psicológica. A entrevista da vez segue com a presença da professora de serviços sociais da UFPE, Valéria Nepomuceno  e da Gestora do CMEI Paulo Rosa, Keyla Macedo.

Na temporada Mulheres Poderosas do Palavra no Ar, às 10h, a criançada conhece a história de uma rainha incrível e grande líder política do Egito antigo, a Cleópatra. O bate-papo ainda prossegue com a Co-Deputada Carol Vergolino, que conta um pouco das suas experiências na política. 

Sonho — conjunto de imagens formadas na mente durante o sono — é esse o tema da terceira edição do É Conversa pra Criança, Sim!, às 10h30, finalizando a faixa infantil do sábado na Frei Caneca FM. O episódio fala de uma pauta bastante diversa para o público infantil, falando sobre os diversos sonhos e como eles se apresentam, seja em forma de devaneio, em sonho acordado e em forma de desejo. O programa ainda conta com a presença de Alex Neoral e Clarissa Falbo, para a faixa de entrevista.

O destino desta vez do programa Andei Meio Mundo, iniciando às 15h, é a República Dominicana, onde o ouvinte vai poder conhecer mais sobre a história, cultura e música do país. No quadro Mundinho Latino, é apresentado notícias e músicas de Juan Luis Guerra, Natti Natasha, Romeo Santos e Bad Bunny. A entrevistada do dia é com Michelle Melo, falando sobre a versão da música “Uma Vez - Selena Gomez" no quadro Dale.

O Forropodó deste final de sábado, às 19h, celebra os 40 anos de Xand Avião. O programa faz uma revisitação na trajetória do artista, contando o início de sua carreira aos feitos astronômicos, curiosidades e gostos pessoais da vida do artista .

DOMINGO

O Lab 101 neste início de domingo, às 9h, apresenta o segundo episódio do Misticast "Feitiçaria e Inquisição na América Portuguesa.", um projeto de extensão do grupo de mídias sonoras do núcleo de design e comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. O episódio nos leva ao nordeste brasileiro do século XVI - que serviu de cenário para diversas perseguições a judeus, mulçumanos, negros e indígenas pela inquisição. Produção das alunas: Rauani Vasconcelos, Bárbara Aragão e Roseane Vasconcelos.

O Batucada deste Domingo, às 10h, homenageia os 80 anos de Nei Lopes. Compositor, cantor, escritor e estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na diáspora africana. Nei é ligado às escolas de samba acadêmicos do salgueiro (como compositor e membro da velha-guarda) e Vila Isabel (como dirigente), vindo a ser compositor profissional desde 1972 e desde os anos 90 ele se esforça pelo rompimento das fronteiras discriminatórias que separam o samba da chamada MPB. O repertório do dia, além de músicas de Nei, conta também com Gal Costa, revelação, Alcione e Martnália, Elza Soares, Aracy de Almeida e muitos outros artistas.

Neste episódio do Tabaquice Nossa, às 12h, os adolescentes discutem a representatividade de indivíduos transgeneros na cultura pop. a abordagem do tema é feito a partir dos conceitos base, passando por reflexões sobre a pauta no espaço audiovisual e a luta contra a transfobia.

A homenagem desta semana do Som da Liberdade, às 15h, vai o cantor do povo, o músico venezuelando Alí Primera. Complementando o debate, o historiador e militante de direitos humanos Iván González, que relembra a infância na Venezuela e a importância do cantor na luta pela democracia no país.

O Palco é a Rua, uma iniciativa que funciona como uma pesquisa social e estética sobre a atualidade dos músicos que se apresentam nas ruas, projeto idealizado por Laura Souza e Guilherme Patriota da Theia Produtores Associados. Falam sobre o processo de metodologia que é aplicado nas pesquisas e concepção do site do projeto, no Íntimos Na Frei Caneca, às 17h. Quem também participa do programa é Olegário Lucena, músico de rua e compositor que está a quase 15 anos envolvido em diversos circuitos de bandas e festivais e independentes do Estado.

Baseado no filme “Sisters with Transistors - Irmãs com Transistores", dirigido pela cineasta Franco Americana Lisa Rovner. O programa Obriganza Experiência, é dedicado às mulheres que marcaram a história da música eletrônica e experimental.

Finalizando o fim de semana, o programa Pesado entra no ar às 20h, falando sobre o visu pesado e quais são os códigos estéticos que identificam os amantes desse estilo musical. para essa conversa são convidados a artista visual Tabatha Bruxa Vandal e Cássio Torres, da Patch Custom, que dialogam sobre como o visual é importante no universo de estilos como o metal e o punk.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe