ícone face twitter instagram

Musicalidade, qualidade do sono, visibilidade lésbica e seleção musical de vários ritmos estão na 101.5

28.08.20 - 13H17
mestra di e karlinha

Foto: Mestra Di, à esquerda, e ao fundo a Contra mestra Karlinha, convidadas no Frequência Natural (Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)

Abrindo a programação produzida pela sociedade civil para a Frei Caneca FM, o sábado (29) começa com o Frequência Natural, às 7 da manhã, falando sobre a musicalidade e o movimento nas práticas agroecológicas. Entender o corpo e suas potencialidades com consciência é também se conectar com a história de muitos corpos que já estão plantados na terra. Neste sábado, a prosa é com Mestra Di e Contra Mestra Karlinha, sobre uma cultura ancestral que há muitos anos é semeada no Brasil: a Capoeira Angola. Além de um bate-papo com o músico, angoleiro e praticante da Agroecologia, George N’Zambi; tem ainda o “momento PANC” com Thiago França.

Na Faixa Infantil, às 9h15 da manhã, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio aborda o tema: o sono das crianças e adolescentes na pandemia. Muitas famílias tiveram que se adaptar ao isolamento social, lidando com a ansiedade das crianças, gerando mudanças de hábitos, inclusive o sono. No quadro “Papo do Dia”, a participação é da psicóloga Vanessa Alves, falando da importância do sono regular das crianças e dando dicas essenciais para as famílias buscarem um equilíbrio. Na “Onda do Artista”, a cantora e compositora pernambucana Juliana Nery apresenta suas músicas de ninar.

Às 11h da manhã, o Laboratório FM recebe  a bióloga e perita criminal da Polícia Civil de Pernambuco, Natália Oliveira. Doutora em Ciência Forense, a pesquisadora conversa sobre sua tese, voltada para o desenvolvimento de biossensores para detecção de material genético em cenas criminais. A convidada, que também participa do grupo de teatro Vogue 4 Recife, compartilha um pouco da sua experiência na dança e no concurso internacional Dance Your PhD, o qual foi vencedora em 2017.

E a bissexualidade está em pauta na Hora do Close, ao meio-dia. Preconceitos, significado de expressões, indicação de fontes informativas e a trajetória da cantora Britney Spears completam a edição. Para quem curte a sétima arte, o Sala de Cinema chega na sequência, às 13h, e apresenta como estão sendo pensados os protocolos no Brasil e no mundo para as atividades nos sets de gravação. A entrevista do dia é com Moabe Filho, sound designer, técnico de som direto e representante do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Audiovisual e do Cinema em Pernambuco - STIC.

Quem chega na Praça da Várzea, zona Oeste do Recife, logo nota as imponentes ruínas do Casarão Magitot, também conhecido como Casarão da Várzea. O antigo prédio abrigou, até o final da década de 1960, o primeiro hospital de odontologia da América Latina. No episódio de estreia do programa Histórias do Velho Oeste, vamos conhecer um pouco mais sobre este lugar que está na memória coletiva e no imaginário de todas pessoas que frequentam ou já frequentaram as imediações desse cantinho da Zona Oeste recifense. Toda semana, sempre aos sábados, às 13h30, a produção coletiva traz histórias contadas pelos próprios moradores desta área da cidade.

Faixa Preta
No dia 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Estabelecida por ativistas brasileiras, a data denuncia, além da invisibilização, as diversas violências psicológicas, simbólicas, físicas e econômicas sofridas por mulheres lésbicas em todos os espaços da sociedade. Se ser mulher e lésbica na nossa sociedade já é desafiador, imagina ainda ser negra ou indígena. A edição deste sábado do Aldeias e Quilombos, às 15h, conversa com mulheres que são lésbicas e também negras e indígenas. Elas contam os seus desafios e também suas conquistas. O Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com integrantes da banda pernambucana Donabagga. As músicas ficam por conta de artistas como Howay, Parahyba Ska Jazz Foundation e Bantus Reggae. O Oba Kò So desta semana traz o tema Nanã e a Memória como Direito. Para discutir esta temática conta com a participação da Egbomi Mazé da Casa Branca de Salvador. Além da entrevista ouvimos artistas brasileiros que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre esse Orixá.

No seu segundo “Som de Preto”, série de programas sobre ritmos ligados à negritude, o Que Braba! fala sobre o R&B - gênero que vem crescendo no Brasil. E para falar sobre ele, convidam o cantor baiano Faustino Beats e a pernambucana Bella Kahun, às 19h. A psiquiatra Catarina de Moraes Braga é a entrevistada desta semana no Oxente, Afrodite! para explicar como os transtornos de ansiedade, principalmente a  depressão, influenciam no desempenho sexual e nos relacionamentos afetivos. Começa às 20h.

Domingo
Ao meio-dia, o Las Colores traz uma entrevista com o cantor e compositor baiano Hiran, que fala sobre o álbum Galinheiro, seu novo trabalho. Os clipes do álbum trazem participações de Preta Rara, Preta Gil, Duda Beat, Majur, dentre outras artistas.

Abrindo os caminhos com Chamada de Ogum, às 19h, o Obriganza Experiência convida a desfrutar a malta do coletivo virtual Frestas Telúricas, a precursora da eletrônica Laura Spiegel, os samurais dos ruidos com Merzbow e a inusitada colagem do Mano Caetano. Uma salada digna de escuta atenta e contemplativa. Na sequência, às 20h, é a vez do Pesado - Lapada Para Todos Os Gostos. Os vocalistas das bandas Hanagorik, André Arcelino, e Mennarca, Luanda Luá, falam sobre a relevante cena pesada da cidade onde vivem: Surubim, no Agreste pernambucano. O Audio Mundi deste domingo (30) faz uma homenagem à gravadora Som da Gente, fundamental para o registro da Música Instrumental no Brasil entre os anos de 1981 e 1991. Estão presentes neste programa faixas de discos lançados em seus dez anos de atividade, com vários artistas contando um pouco a história da gravadora e de seus criadores.


Compartilhe