ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM disponível em aplicativo

28.06.19 - 15H23
Frei Caneca FM agora pode ser ouvida por meio de aplicativo no celular.

Diversas vezes já se ouviu falar que o rádio um dia acabaria. Seja pelo surgimento do cinema, da televisão ou da internet, de tempos em tempos essa previsão é feita. Prognóstico que não se concretizou até hoje. O rádio tem a capacidade de se adaptar e atingir lugares que nenhum outro veículo de comunicação consegue. Mas mesmo assim, algumas questões ainda podem atrapalhar a experiência radiofônica para o ouvinte: chiados, interferências de outras rádios e lugares em que o sinal de alcance não atinge são algumas das deficiências mais relatadas.

Mas hoje em dia, a internet tornou-se aliada na distribuição dos conteúdos produzidos pelas emissoras de rádio. Através de apps, o ouvinte pode continuar sua experiência em qualquer lugar que se possua acesso à internet. Imagina então, em qualquer lugar do mundo, a possibilidade de ouvir a Frei Caneca FM? Imaginou? Agora essa possibilidade é real. Pois está disponível um app não-oficial da rádio pública do Recife.

O aplicativo foi desenvolvido por Lucas Morais, um ouvinte apaixonado pela rádio pública do Recife que, morando em São Paulo, não queria deixar de escutar a sua emissora favorita. Confere abaixo a história de Lucas, em entrevista concedida a Alex Carvalho, da Frei Caneca FM.

 

Lucas Morais é o responsável pelo desenvolvimento do app.
Lucas Morais é o responsável pelo desenvolvimento do app.


AC - De onde surgiu a vontade de desenvolver um aplicativo como este? Qual a sua relação com a Frei Caneca FM?

LM - Sou pernambucano e resido com minha família há sete anos no interior do estado de São Paulo, e a saudade dos sons de nossa terra sempre pesou sobre nós. Os sons não são somente o da música pernambucana, mas as vozes, o sotaque, a prosódia de nossa gente nos faz falta, algo que em parte é suprido pelas conversas ao telefone e chamadas de vídeo. Escutamos muitas bandas de Pernambuco, mas novas caras precisavam ser apresentadas para nós através dos amigos. Um dia meu cunhado, irmão de minha esposa (Milena) comentou sobre a Frei Caneca FM, e de imediato começamos a escutar pelo computador, no serviço de transmissão. Amamos a programação, as músicas, ouvir nosso sotaque, conhecer novos artistas, relembrar os antigos... Entretanto, ouvir custava manter o computador ligado na sala, na cozinha, etc, ou abrir o navegador no smartphone, o que era um inconveniente, pois quando fechava o navegador, ia-se embora o som. Enfim... Era custoso. Como eu desenvolvo alguns aplicativos por hobbie, resolvi criar para mim um aplicativo para facilitar ouvir a Frei Caneca FM. Milena adorou a ideia e resolvi entrar na Play Store do Google como desenvolvedor e disponibilizar o aplicativo para todos que tenham o mesmo desejo de escutar a Frei Caneca FM como nós.

AC - Qual a importância de apps como esse na manutenção de atividades como o rádio e a comunicação pública?

LM - Acredito que os aplicativos de rádios são importantes para dar um alcance ainda maior às transmissões radiofônicas. Na época das ondas curtas a distância não era um grande empecilho, mas a qualidade. Com o tempo, a evolução da tecnologia, as transmissões ganharam qualidade de som, mas perderam em alcance geográfico. Os apps de transmissão ao vivo de rádio vieram devolver o alcance geográfico da comunicação comunitária e pública, bem como afirmar o papel identitário e cultural das rádios.

Os aplicativos vieram também proporcionar uma nova forma de interatividade. Se antes era necessário ligar para rádio, ou ainda enviar uma carta, hoje as possibilidades de interação são imensuráveis, bastando ter um aparelho com conexão à internet.


AC - De que forma o ouvinte da Frei Caneca FM pode obter o aplicativo?

LM - O aplicativo está disponível para download, gratuitamente, na Play Store, para aparelhos Android.

E agora dividimos com você, nosso ouvinte, essa experiência. O que está esperando para baixar o app e acompanhar a Frei Caneca FM a qualquer hora do dia e em qualquer lugar?

Categorias

Compartilhe