ícone face twitter instagram

Dia do Frevo é celebrado na Frei Caneca FM

09.02.21 - 09H43
  Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

Por Priscila Xavier

Pernambuco celebra o ritmo mais conhecido de seus conterrâneos anualmente em 09 de fevereiro. O frevo, patrimônio cultural imaterial da humanidade, não poderia deixar de ser homenageado pela Frei Caneca FM.

Com produção de Gabriele Alves, Kauana Portugal e trabalhos técnicos de Flávio Rodrigues, das 6h às 22h, os ouvintes  podem conhecer depoimentos de quem dá vida à essa expressão artística. Participam deste especial os maestros Edson Rodrigues, Spok e Formiga; as maestrinas Lourdinha e Carmem Pontes; os passistas Jefferson Rodrigues, Anne Costa e Zenaide Bezerra - do alto de seus 72 anos -, além de Marcelo Varela, um dos fundadores do tradicional Bloco da Saudade. 

A seleção musical é de Lorena Fragoso e traz diversos tipos de frevo - dos mais tradicionais aos novos. “O frevo é muito importante para a nossa cultura e, consequentemente, para a programação da nossa rádio. A gente celebra diariamente a sua importância exaltando frevos de rua, frevos de bloco, frevos-canção; desde as cantigas enraizadas no coração de todo pernambucano até às novas produzidas por artistas contemporâneos que mantém vivo o ritmo em seu repertório. Hoje, no Dia do Frevo, compilamos o que há de mais especial no nosso acervo pra comemorar sua história e relevância”, pontua Lorena.
 

Foto: Cleber Lemos
Recordação da programação especial do Difusora, em 2017. Da esquerda para a direita: Inaê Silva, Carmem Lélis e Nice Lima em estúdio no Paço do Frevo. Foto: Cleber Lemos

Histórico - Há 4 anos, em 9 de fevereiro de 2017, a Frei Caneca FM escrevia mais um capítulo de sua história. Nessa data foi ao ar a primeira edição do Difusora sob o comando de Nice Lima e Patrick Tor4. Ambos trouxeram uma entrevista especial sobre o mais pernambucano dos ritmos. Foi o primeiro programa da rádio que, desde junho de 2016, veiculava a programação experimental. Participaram a pesquisadora Carmem Lélis, o jornalista e crítico de música José Teles, o compositor Jota Michiles e a bailarina e professora de Frevo Inaê Silva.


Compartilhe