ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM celebra cinco anos de existência de cara nova

04.06.21 - 08H42
Marca Nova Frei Caneca

A rádio pública estreia nova marca e promove celebração conjunta de aniversário e do ciclo junino, com muito forró, ritmos nordestinos, novidades na programação e nos planos para os próximos meses

Junho é mês de muita comemoração na Frei Caneca FM. Se no dia 30 deste mesmo mês, em 2016, a 101.5 FM apresentou aos pernambucanos uma nova forma de acessar a produção musical local e independente, desde o 28 de junho de 2018 essa potência se somou à cidadania, à cultura e à história, que passaram a ocupar o mesmo dial na capital pernambucana, a partir da abertura dos microfones e programação própria na emissora, construída junto com a sociedade civil. Para festejar o aniversário da rádio pública, mantida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, serão realizadas ações que se desdobram entre as redes e a rádio.

A primeira novidade dá para ver logo de cara: a rádio acaba de ganhar uma nova marca, que passa a ser utilizada nas redes sociais, no site e em todas as comunicações institucionais da emissora pública de agora em diante, demarcando um novo momento da rádio, que passou a ter gestão feminina neste ano de 2021, sob o comando de Maíra Brandão, Nice Lima e Priscila Xavier. As três já eram integrantes da equipe da Frei Caneca, desde que foram abertos os microfones da emissora, que lançará também, neste junho de tantas novidades, uma nova edição do Edital de Apoio à Ocupação de Grade da Frei Caneca FM, para selecionar propostas de programas produzidos pela sociedade civil que irão compor a programação da rádio. Esta será a quarta seleção pública promovida pela emissora, com o objetivo de democratizar a comunicação, disponibilizando espaço para que os diversos segmentos culturais, sociais e educativos apresentem suas pautas e abordagens.

Até lá, a programação da rádio segue com celebração em dobro, dando um viva à Frei Caneca e outro aos santos e ritmos juninos. Para matar a saudade das brincadeiras de São João, o ouvinte que estiver sintonizado na 101.5 FM poderá conferir interprogramas com os mestres e mestras da cultura popular ligados ao ciclo, que darão entrevistas sobre as tradições culturais que aprenderam desde cedo a defender e desfilar, além de curtir os ritmos que embalam a época, como xote, xaxado, baião e coco, que ganharão espaço na grade, até o próximo dia 27 de junho.

Instrumental junino
De segunda a sexta-feira, das 13h às 14h, o horário instrumental da Frei Caneca FM ganha uma nova roupagem, trazendo grandes discos de baião e forró, através de uma parceria com o Memorial Luiz Gonzaga. Álbuns como Luiz Gonzaga Canta seus Sucessos com Zédantas, de Luiz Gonzaga, Forró Pé de Serra, de Dominguinhos, Daquele Jeito, de Anastácia, e 6.0, de Terezinha do Acordeon fazem parte da curadoria, realizada em parceria com o Memorial Luiz Gonzaga, reunindo cantores e compositores pernambucanos, de várias gerações, em uma pegada dançante do resfolego da sanfona.

Nos dias 26 e 27 de junho, a festa se instala e toda a programação musical será inspirada nos ritmos juninos, trazendo entrevistas e informações sobre as quadrilhas juninas e blocos musicais juninos.

Parcerias
A partir deste sábado (5), passam a ser transmitidos os programas Forró para Todos, às 10h, e Baião de Dois, às 16h, produzidos a partir de uma rede de conteúdo colaborativo, que congrega as rádios Educadora FM da Bahia, Rádio Timbira AM do Maranhão, Rádio Antares AM do Piauí, Rádio Universitária FM do Ceará, Rádio Universitária FM do Rio Grande do Norte, Rádio Tabajara FM da Paraíba, Rádio Frei Caneca FM de Pernambuco, Rádio Universitária FM de Pernambuco, Rádio UFS FM de Sergipe, Rádio Aperipê FM de Sergipe, e a Rádio UESB FM da Bahia, além do Canal do YouTube Mundo Vinil.

Outros conteúdos parceiros, que já entraram na grade este mês, são os programas Notícia da Hora (de segunda a sexta, ao longo da programação), Amplifica e Reviva (ambos aos domingos, às 16h e 19h), da TV Pernambuco, trazendo mais notícia, forró e entretenimento. O acordo de cooperação entre as emissoras públicas acelera e potencializa o caminho da eficiência na comunicação pública, numa iniciativa pioneira.

Mês do Orgulho LGBT
Junho também é o mês do Orgulho LGBTQIA+ e a Frei Caneca FM abraça a causa com a campanha “Contra as dores e dissabores, abraçamos todas as letras e cores”, que trará informações e dados sobre os direitos das pessoas de diferentes gêneros e opções sexuais, ouvindo organizações tais como Movimento Leões do Norte, Mães pela Diversidade e Rede LGBT PE. Até o final do mês, produções musicais LGBTQIA+ também poderão ser conferidas de hora em hora, nas vozes de artistas como Bixarte, Ciel Santos, Jup do Bairro e Doralyce.

Sobre a Frei Caneca FM
A emissora pública, ligada à Secretaria de Cultura e à Fundação de Cultura Cidade do Recife, comemora, neste 2021, cinco anos desde que iniciou a transmissão de sua programação experimental, em junho de 2016, e três anos com microfones abertos e programação própria, iniciada em 28 de junho de 2018. De lá pra cá, além de veicular programas inovadores em conteúdos e formatos, a rádio pública tem desenvolvido ações de formação ligadas às áreas da comunicação e cultura e também celebrado a música pernambucana pelas ondas do rádio e pelas ruas da cidade, tendo até assinado a curadoria de programações de palco gratuitas e a céu aberto na cidade.

A Rádio Frei Caneca pode ser ouvida na frequência 101.5 FM, com alcance, além do Recife, em Olinda, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Moreno, Bonança, Itapissuma, Paulista, Abreu e Lima, Itamaracá, Goiana e Igarassu. Pelo site www.freicanecafm.org, no mundo inteiro, 24 horas por streaming - tecnologia de transmissão de conteúdo online que permite o consumo de vídeos e música.  Também pode ser acessada por meio do aplicativo (disponível na Play Store) e em aplicativos de rádio como o Tune In e o Radio Garden.


Compartilhe