ícone face twitter instagram

Entrevistas marcam o Dia Internacional dos Povos Indígenas na 101.5

08.08.21 - 07H23
bro mcs

Gabi Alves entrevista o grupo de rap indígena Brô Mc's (Foto: Goldemberg Fonseca)

 

Por Giovanna Lira

Nesta segunda-feira (09) é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Na Frei Caneca FM, essa data será utilizada para destacar na programação a conscientização sobre as vivências dos povos originários do Brasil. Com o genocídio indígena iniciado desde a chegada dos portugueses ao Brasil, ainda hoje essa população sofre com a violência e o retrocesso de seus direitos, lutando pela preservação de sua cultura e de seu território.

Às 9h começa o programa BR-101.5, apresentado por Gabriele Alves, e  às 11h, tem entrevista com Brô MC's, primeiro grupo de rap indígena do Brasil, formado pelos irmãos Clemerson e Bruno Batista e Kelvin e Charles Peixoto, jovens das etnias Guarani e Kaiowá. Misturando português e guarani, em suas letras refletem a realidade de seu povo e a violência de mercenários e latifundiários que tentam invadir as aldeias Jaguapiru e Bororó, em Mato Grosso do Sul, onde nasceram.

À tarde, Nice Lima apresenta o Salada Pop, a partir das 14h, que veicula uma edição do Podcast Copiô Parente, do Instituto Socioambiental (ISA), o primeiro feito para Povos da Floresta no Brasil, com apresentação de Cristian Wari’u e Ester Cezar, produção e roteiro de Ester Cezar e Oswaldo Braga. E, às 15h, é realizada uma ​​​​faixa de entrevista especial debatendo os eventos que antecederam a Cúpula do Clima e como o movimento indígena tem se articulado contra as políticas de desmonte.

Os ouvintes da 101.5 ainda podem apreciar a seleção musical preparada por Lorena Fragoso, Chefe de Programação, que toca, de hora em hora, um bloco dedicado à produção musical autoral de artistas indígenas.

Além disso, a Frei Caneca FM, em uma coprodução com a TV Pernambuco, preparou conteúdos que serão veiculados desta segunda-feira (09), até o domingo (15), com depoimentos de lideranças indígenas de Pernambuco e transmissão de produções audiovisuais e musicais. As emissoras públicas integram a campanha Agosto Indígina, organizada pelo Movimento Indígena para ressaltar suas demandas e contra a agenda anti-indígena do governo.

Saiba mais sobre a parceria da Frei Caneca FM e da TV Pernambuco para o Agosto Indígena.

SEGUNDA (09)

Ainda na segunda-feira, ao meio-dia o TPM - Tempo Pra Mim aborda a (re)conexão com a energia do pai. Para bater esse papo com a apresentadora Priscila Xavier, a convidada é a historiadora, terapeuta holística, mestre reiki e Consteladora Sistêmica Familiar, Juliana Sampaio.

TERÇA (10)

Na faixa de entrevistas do BR-101.5, às 11h, tem um bate papo com a banda Cascabulho sobre o lançamento do quinto álbum de estúdio, Fogo na Pele. O grupo pernambucano traz um som inspirado no forró dos anos 70, com o objetivo de manter vivas características tradicionais do gênero, o qual a banda ficou conhecida nos anos 90.

No Salada Pop, às 15h, tem entrevista com o professor José Luis Simões, orientador e coordenador do Projeto Gradação, que promove aulas preparatórias gratuitas para o ENEM, IFPE e SSA, no Centro de Educação (CE) da UFPE, ofertando conteúdo pré-acadêmico em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e tendo como público-alvo pessoas de baixa renda oriundas de escolas públicas, bolsistas de instituições particulares de ensino básico, comunidade negra, LGBT+, cegas e/ou surdas. Este projeto de extensão conta com 150 voluntários, entre eles, discentes de graduação, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores das diversas áreas do conhecimento.

QUARTA (11)

Às 11h, no quadro Papo de Artista, comandado por Manoel Constantino, tem entrevista com Silvana Meireles, Secretária Executiva de Cultura de Pernambuco.

QUINTA (12)

A região Nordeste é representada por sete espetáculos na terceira fase do Festival Funarte Acessibilidança e Gabriele Alves conversa sobre o evento no BR-101.5, às 11h, com Fabiano Carneiro, coordenador de dança da Funarte, e Taciana Gomes, diretora, produtora, coreógrafa e participante do elenco de Ensaio Sobre o Silêncio, espetáculo de dança acessível que mescla a arte da dança com o recurso de libras, exibido no Festival. Esta é a entrevista número 100 exibida pelo programa.

O Salada Pop, às 15h, dá continuidade a Série Comunicação Pública. Com o tema Comunicação pública e Universidade, o convidado Elson Faxina, fala sobre a Agência Escola da UFPR, que divulga a produção científica, cultural e extensionista da universidade por meio da comunicação pública. O jornalista, mestre na área de Cinema, Rádio e Televisão pela USP, doutor em ciências da comunicação pela Unisinos e professor e pesquisador da UFPR é responsável pela área de áudio e audiovisual do projeto.

SEXTA (13)

Para finalizar a semana, o BR-101.5, às 11h, convida a autora recifense Katarine Araújo para conversar sobre seu livro O sol não vai espremer a sua grandeza para caber nas tuas horas, uma reflexão sobre o embate contra o tempo em poemas escritos sobre a urgência do mundo.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe