ícone face twitter instagram

Diretoras negras são entrevistadas na semana da 101.5

25.07.21 - 07H31
Cineclube Bamako

Nice Lima conversa com realizadora da sessão comemorativa de 9 anos do Cineclube Bamako no Salada Pop (Imagem: Cineclube Bamako/Divulgação)

 

Por Giovanna Lira

Nesta semana, o mundo do audiovisual toma conta da programação da Frei Caneca FM. O Salada Pop começa às 14h, e nesta terça-feira (27), a partir das 15h, tem entrevista com a ​​estudante de psicologia, atriz, roteirista e produtora cultural, Cora Fagundes. A realizadora da sessão comemorativa de 9 anos do Cineclube Bamako fala sobre seu curta-metragem Aleijo, baseado no conto de mesmo nome da escritora pernambucana Odailta Alves. A obra conta a história de Dandara, mulher negra, que utiliza cadeira de rodas, e é pega no flagra no ato da traição em uma de suas aventuras amorosas. O curta pretende alavancar algumas reflexões em relação aos corpos invisibilizados e afetos das mulheres negras, periféricas, bissexuais e cadeirantes, além de trazer uma subversão para o significado da palavra aleijo. A atriz também conversa sobre como foi realizado o evento do Cineclube Bamako, que reuniu produções audiovisuais de ativistas negros. 

SEGUNDA (26)

Apresentado por Gabriele Alves, o BR-101.5 começa às 9h e, às 11h, é veiculada a faixa de entrevista que, nesta semana, tem como convidada a cantora Doralyce, que conta sobre a inspiração por trás de seu novo single, Vá e Leve, uma reflexão sobre os ciclos da vida e o término e começo dos amores.

Como potencializar a autoestima da mulher preta é a temática do TPM - Tempo Para Mim, ao meio-dia. Para falar sobre o assunto, Priscila Xavier conversa com Amanda Henrique, mulher preta, gorda, psicóloga clínica, pós graduanda em Psicologia Humanista centrada na pessoa, com foco na saúde mental da população preta e, atualmente, cursando extensão em Psicologia Preta.

TERÇA (27)

O ouvinte pode acompanhar a entrevista com Linn da Quebrada no BR-101.5, às 11h, sobre seu mais novo álbum Trava Línguas. Em um trabalho confessional, com conceito e visual marcantes, a cantora utiliza das 11 faixas para se redescobrir, fugir da realidade e de si mesma, e voltar a se encontrar, em uma tentativa de desafiar o mercado musical atual.

QUARTA (28)

Às 11h, no quadro Papo de Artista, Manoel Constantino entrevista Jadion Santos, ativista e produtora cultural, sócia fundadora da Cia. Produções Artísticas e criadora do grupo musical Coco de Mulheres.

QUINTA (29)

No BR-101.5, às 11h, tem um bate papo sobre o longa-metragem Ana. Sem Título, dirigido por Lucia Murat. O filme combina ficção e documentário homenageando artistas latino-americanas. O enredo traz mistério e uma viagem pelos países de Cuba, México, Argentina e Chile, através de Stella (Stella Rabello), uma jovem atriz que decide fazer um trabalho sobre cartas trocadas entre artistas plásticas latino-americanas nos anos 1970 e 1980, que fica obcecada pela existência de Ana (Roberta Estrela D’Alva), uma jovem brasileira que fez parte desse mundo, mas desapareceu.

Às 15h, no Salada Pop, Salatiel Cícero conversa com Éthel Oliveira, diretora do filme Sementes: Mulheres Pretas no Poder. Após o assassinato da vereadora Marielle Franco, o documentário acompanhou seis mulheres durante suas campanhas nas eleições de 2018 no Rio de Janeiro, ​​no maior levante político conduzido por mulheres negras no Brasil, com candidaturas em todos os estados, enfrentando o atual cenário político brasileiro.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe