ícone face twitter instagram

Conexões Telúricas

Maíra Brandão e Camerino Neto apresentam o "Conexões Telúricas"Maíra Brandão e Camerino Neto apresentam o "Conexões Telúricas"

O podcast Conexões Telúricas é produzido pela Frei Caneca FM, a rádio pública do Recife. Apresentado pelos jornalistas Camerino Neto e Maíra Brandão, surge a fim de entender o "novo normal", que deve surgir com a transição imposta pela pandemia do coronavírus. Quais qualidades serão desenvolvidas pelos seres humanos e que consciências teremos que desenvolver para a sobrevivência das pessoas e do planeta? O programa, quinzenal, está no ar com a primeira temporada, lançada entre julho e dezembro de 2020.

Confira e ouça os episódios disponíveis:

#7 - Sincronicidade, com Maddi Damião
Sincronicidade é um dos conceitos elaborados pelo psiquiatra suíço, Gustav Carl Jung. O conceito tenta dar conta das situações, aparentemente sem razão, que acontecem em nossas vidas e que nos conectam com alguém ou nos despertam para algo que precisávamos perceber. Para entender um pouco desse universo, o “Conexões Telúricas” conversa com o psicólogo Maddi Damião, Pós doutor em Psicologia médica e Psiquiatria, pela Unicamp, e em Ciências da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.


#6 - Crianças da Nova Civilização, com Rebeca Oliveira Duarte
Crianças índigo, violeta, cristal, diamante, arco íris. Termos que começaram a ser usados a partir dos anos 1970 para classificar os diferentes impulsos transformadores do mundo, nas gerações que surgiram a partir dali. Mas será que existe evolução geracional acontecendo? Pra entender melhor, o sexto episódio do “Conexões Telúricas” ouviu a terapeuta, professora e educadora holística e integrativa, Rebeca Oliveira Duarte. Ela falou sobre a correlação da aura com as sete cores dos principais chakras e de como isso pode estar ligado à forma em que os indivíduos se mostram e interagem com o universo.


#5 - Tarô e autoconhecimento, com Andréa Durso
Os caminhos pelos quais a vida se revela não são lineares, nem óbvios, e o tarô é uma das ferramentas existentes que nos permitem acessar diferentes percepções. Consteladora familiar, terapeuta e taróloga, a mineira Andrea Durso é a convidada do quinto episódio do “Conexões Telúricas”, que mergulha numa conversa sobre despertar o inconsciente para o consciente, os arquétipos, os jogos e as diferentes formas de ver esse oráculo. Ao longo de 53 minutos, o bate papo busca, de forma leve e objetiva, entender essa que é uma das energias disponíveis para o autoconhecimento, pra quem está aberto às mudanças em tempos tão desafiadores.


#4 - Diáspora Africana, com Alex André Vargem
De família de pesquisadores, o sociólogo Alex André Vargem convive há mais de 18 anos com os diversos povos vindos de África, que vivem na capital paulista. Uma convivência que vem gerando um vasto material acadêmico sobre a questão da Diáspora Africana Contemporânea. O quarto episódio do Conexões Telúricas é um mergulho pelo universo africano, tentando entender as rotas traçadas pelos povos de África desde os navios negreiros até a atualidade, em solo brasileiro. O preconceito, a resistência, a diversidade cultural e étnica, o contato com o sagrado e as agendas de luta, são alguns dos assuntos que fazem parte do bate papo.


#3 - Identidade Indígena, com Cris Pankararu
Cris Pankararu foi a primeira indígena brasileira a apresentar um painel na ONU, com a temática do seu povo. Também foi uma das organizadoras da 1ª Marcha de Mulheres Indígenas, que reuniu representantes de 130 povos. Antropóloga, usa as redes sociais e a produção audiovisual para pautar as lutas. Nesse estranho ano de 2020, ela se voltou para o seu povo no sertão pernambucano e, com outros voluntários, está conseguindo vencer um inimigo que vem causando um verdadeiro genocídio com a manutenção de barreiras sanitárias que mantém o isolamento social do seu povo. A convidada do terceiro episódio do “Conexões Telúricas” fala de vida e morte, natureza – humana e do planeta -, luta e, principalmente, de esperança.


#2 - Chakras, com Halu Gamashi
Halu Gamashi é uma baiana cidadã do mundo. Desde pequena conviveu com uma paranormalidade que nem sempre foi entendida: primeiro pela família, depois pelo resto das pessoas. Um dos fenômenos que vivenciou foi a abertura de todos os sete chakras no corpo físico, coisa que não acontece com frequência no Ocidente. Ninguém melhor do que Halu para falar sobre as possibilidades de conhecermos mais esse tipo de energia. Mas o bate papo não se resume aos chakras: fala também de religiosidade X espiritualidade, visões diferentes do mundo nos dois hemisférios, psicanálise, astronomia, aromaterapia, entre outros assuntos.


#1 - Energias Telúricas, com Lucas Pirani
Um dos mais icônicos personagens de William Shakespeare, o príncipe dinamarquês, Hamlet, imortalizou a frase “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha sua vã filosofia". A peça foi escrita por volta de 1600. Em 2020, o paulista Lucas Pirani parece buscar respostas para esses mistérios no seu canal do Youtube, Rubi Cósmico. Cineasta por formação e espiritualista por convicção, se auto denomina “um eterno estudante que ama aprender e compartilhar conhecimento”. Ele conta que usa a transdisciplinaridade, sem pudor ou preconceito, juntando o espiritual e o científico pra entender o universo elencando possibilidades que consigam tornar os seres humanos mais plenos. É na companhia de Lucas que os jornalistas Maíra Brandão e Camerino Neto fazem a primeira viagem ao mundo das “Conexões Telúricas”. O episódio de estreia, com 43 minutos, se propõe a entender melhor o que seria a energia telúrica. Termo, que de acordo com o dicionário se refere à terra.


Compartilhe