ícone face twitter instagram

Alunos da Educação de Jovens e Adultos e do Travessia terão aulas por meio de programa de rádio

26.08.20 - 14H01
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR


O Escola do Futuro em Casa na Rádio é mais uma ferramenta pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, para abranger de forma mais ampla a comunidade escolar. O programa será transmitido pela Frei Caneca FM (101.5), diariamente, das 18h às 19h.

A partir desta quarta-feira (26), a Frei Caneca FM, em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, passa a contribuir para o acesso ao ensino remoto, enquanto as aulas presenciais estão suspensas por conta da pandemia. Desta vez, os 7.798 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Travessia (correção de fluxo dos Anos Finais) serão os contemplados com o Escola do Futuro em Casa na Rádio, que será transmitido pela 101.5 FM, no Recife, e pelo site www.freicanecafm.org.

Tendo como base o conteúdo dos livros didáticos, que foram distribuídos aos alunos, o professor irá ministrar o conteúdo por meio do programa de rádio que será transmitido de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h. Cada dia da semana será destinado a um componente curricular (ver tabela abaixo) e o programa será dividido em blocos de 15 minutos por fase de ensino, nesta ordem: Travessia, EJA Fase 1 (módulos 1 a 3), EJA Fase 2 (módulo 4) e EJA Fase 2 (módulo 5).

O programa também estará disponível em forma de podcast no site Escola do Futuro em Casa (http://educ.rec.br/escoladofuturoemcasa/), permitindo que os estudantes possam revisar o conteúdo sempre que necessário. “Mais uma vez estamos ampliando as nossas estratégias pedagógicas para alcançar de forma mais abrangente a comunidade escolar, neste momento de suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia”, pontuou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

Os professores farão uma rotina diária de atividades não presenciais por meio de material impresso ou de mídias sociais de longo alcance que melhor atendam à realidade dos estudantes de cada turma. O professor elabora seu plano de aula, utiliza um canal de interação virtual para orientar as atividades que precisam ser desenvolvidas, e recebe o retorno com os registros dos estudantes. A devolutiva da atividade será tanto uma ferramenta de avaliação de aprendizagem dos estudantes como também uma maneira de computar a carga horária.

Rádio, Educação, Movimento de Cultura Popular e Paulo Freire - Essa não é a primeira vez que o rádio é protagonista como plataforma de educação no Recife. Na década de 60, a cidade contava com quase 200 mil pessoas que não haviam frequentado o Ensino Fundamental. Para a escolarização desses adultos, a gestão do então prefeito Miguel Arraes, juntamente com o Movimento de Cultura Popular (MCP) que tem como um dos seus fundadores o educador Paulo Freire, utilizaram o rádio como ferramenta pedagógica na educação de adultos.

Escola do Futuro em Casa – O programa engloba uma série de ações para que os mais de 90 mil estudantes da Rede de Ensino do Recife possam ter igualdade de acesso ao Ensino à Distância. Entre as ações já implantadas estão: formação de professores para atuarem na modalidade EaD; materiais pedagógicos com estratégias remotas de ensino e aprendizagem; construção da plataforma de aulas virtuais, que está sendo constantemente alimentada com as atividades de cada modalidade de ensino, com inserção de Libras e leitor de tela para acessibilidade; aulas virtuais online para as turmas do 6º ao 9º ano; aulas televisivas para Educação Infantil e Anos Iniciais; além das aulas radiofônicas para os alunos de correção de fluxo e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Turma

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Travessia

Aula da programação anual

Aula da programação anual

Aula da programação anual

Aula da programação anual

Aula da programação anual

Fase 1 - Módulos 1, 2 e 3

Língua Portuguesa

Ciências, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade

Matemática

História Geografia

Arte

Momento de revisão, aprofundamento e tira-dúvidas

Fase 2 - Módulos 4 e 5

Língua Portuguesa e Arte

Ciências, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade e Língua Inglesa

Matemática

História Geografia

Momento de revisão, aprofundamento e tira-dúvidas

 


Compartilhe