ícone face twitter instagram

Programação da semana discute violência de gênero e traz a música de Tiganá Santana na 101.5

12.01.21 - 11H30
Na ilustração, vê-se uma mulher de longos cabelos, com expressão triste, envolvida por braços invisíveis e sufocantes.

 Ilustração Ponomariova_Maria/CLAUDIA

Por Kauana Portugal

Nesta quarta-feira (13), o Vozes do Campo e da Cidade vai ao ar com um importante debate, discutindo as nuances da violência contra a mulher em espaços de poder. Ambientes atravessados por abissais desigualdades de gênero, classe, raça e orientação sexual, tais como prefeituras e câmara dos vereadores, fóruns, escritórios de advocacia, emissoras de rádio e redações de grandes jornais, compõem um recorte da multiplicidade que se manifesta no conjunto de repressões contra as mulheres. 

O programa ainda relembra casos como o da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, e da jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, agredida pelo próprio presidente. Também participam Aline Carneiro, integrante do projeto Mulher e Democracia, e a advogada e militante feminista Fábia Lopes. O programa começa ao meio-dia, na Faixa Mulher da emissora.

Na terça-feira (12), o Mamas, Minas e Manas, que também integra a Faixa Mulher, vai ao ar a partir das 12h e apresenta um dos momentos mais delicados na relação entre mães e filhes: o desmame. Para conversar sobre esta nova fase, Janaína Serra recebe a psicóloga perinatal e especialista em atenção à saúde materno infantil, Bianca Balassiano. 

Mais tarde, às 20h, o programa de despedida do Revista Brasil de Fato Pernambuco entrevista a pesquisadora, jornalista e editora do Brasil de Fato, Monyse Ravenna, com seu recém lançado livro, “Os Sem Terrinha: Uma História da Luta Social no Brasil''. Além disso, no quadro Radinho BdF, as crianças falam sobre coronavírus e o que aprenderam na quarentena, além das expectativas para o país no pós-pandemia.

Quarta-feira (13), às 20h, o Vozes de Cor presenteia o ouvinte com um especial sobre Tiganá Santana, pesquisador, professor, tradutor, poeta, cantor, compositor e instrumentista baiano. Dono de uma voz grave e suave ao mesmo tempo, o multi artista concebeu seu próprio violão, de afinação específica e combinação única com seu timbre. Tiganá também marca toda uma geração ao ser o primeiro artista brasileiro compondo músicas em línguas africanas, além de possuir 4 discos e assinar uma infinidade de projetos.

No Fala, Mina desta quinta-feira (14), às 12h30, as convidadas são Laissa Santos, dançarina de funk e Thais Costa, que trabalha em um sex shop. Elas batem um papo com descontraído com Sandy Glenda sobre a hiperssexualização de mulheres no ambiente de trabalho. As entrevistadas trazem relatos de como lidam com rotulações e situações de constrangimento e assédio. 

Sexta-feira (15), ao meio-dia, o Mulher na Caneca conversa com Ana Brito, da FioCruz, sobre vacinação.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe