ícone face twitter instagram

Mamas, Minas e Manas aborda as questões sobre “Cultura de Paz”

22.05.23 - 06H25
Mamas, Minas e Manas abordar as questões sobre “Cultura de Paz”

 

Por  Cadu Silva

Quem lembra dos últimos ocorridos de ataques nas escolas brasileiras? O que fazer para mudar esse quadro violento na sociedade e instaurar uma “Cultura de Paz” que preserve a segurança dentro das escolas e em outros ambientes através da educação? “Cultura de Paz” é o ato de promover uma visão de mundo que defende o diálogo e a mediação para solucionar conflitos, afastando-se de atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir dos indivíduos. 

Para entender mais sobre essa tema, suas nuances e como promover sua prática dentro dos ambientes educacionais, de trabalho e outros, sintoniza às 14h, na Frei Caneca FM, no programa Mamas, Minas e Manas, com Janaína Serra e suas convidadas dos dia, a Coordenadora Propaz UFPE, Silvia Maciel e a Professora na pedagogia Waldorf, Renata Andrade.

SEGUNDA-FEIRA

A origem do maracatu rural pelos olhares de Mestre Anderson Miguel e Léo (Elex) do Maracatu Águia Misteriosa, dois grandes nomes da cultura popular, são temas para Pernambuco Embaixo dos Pés, às 8h.

Logo após, Gabriele Alves está de volta e te convida a pegar carona pelas estradas da cultura, às 9h, de segunda a sexta-feira, no BR-101.5, com música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem no WhatsApp do BR-101.5 (81) 99488-6842.

Em seguida, ao meio-dia e de segunda a sexta, o Calor da Rua entra no ar para te deixar bem informado sobre tudo que acontece na cidade do Recife e arredores. No programa deste início de semana, Luizy Silva conversa sobre o tema Dia Nacional de Combate à Cefaleia.

Abrindo a Faixa Mulher, às 14h, Priscila Xavier recebe a personal trainer, Flaviana Panta para falar sobre Exercícios físicos e ansiedade  no TPM - Tempo Pra Mim, além é claro de dicas para autocuidado e bem estar.

De segunda a sexta ao cair do crepúsculo do dia, às 17h, Janaina Serra chega com beleza e leveza na declamação de poesias no ao vivo, e também com muita música, no Relicário. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar no Whatsapp (81) 99249-2199.

Às 18h, o Vitrola entra no ar abordando as obras de Noel Rosa e Wilson Batista, dois grandes compositores da cena musical brasileira e que tiveram forte influência da política em suas canções.

TERÇA-FEIRA

A poesia de Nathália Queiroz e a música do cantor e compositor Marcelo Cavalcante são apresentados aos ouvintes no programa VdeVoz, às 8h.

Na hora do almoço ao meio-dia, Diego Oliver, te convida para estar com ele no Calor da Rua, que debate sobre “Nova Rotulagem e Alimentos Análogos".

QUARTA-FEIRA

Neste episódio do Cantos e Versos, a partir das 8h, a audiência conhece a história, instrumentos e músicas autorais da banda Afrorabecado, um conjunto que apresenta uma fusão de ritmos entre o Nordeste brasileiro e o Oeste Africando. 

Dando continuidade a faixa mulher desta semana, às 14h, quem entra no ar pelas ondas da Frei Caneca FM, é o DDD - Detalhes do Disco Delas,  que apresenta uma conversa imperdível com uma mulher da música pernambucana do interior do estado. Ela atua no mundo das artes cênicas e se descobriu no mundo da música, ao apresentar canções sobre a mulher, a revolução pelo direito de viver com dignidade e liberdade, principalmente quando se fala em relação à mulher preta, ela é Gabi da Pele Preta.

No Recife Lo-Fi , às 18h, a parada sonora é em Mogi das Cruzes - São Paulo, para um bate-papo com o músico Danilo Sevali sobre sua trajetória artística e seu projeto D.Selvagi and His Onemangang. 

QUINTA-FEIRA

A viagem desta semana do PE em Revista, a partir das 8h, é até o Alto Santa Terezinha para falar com a advogada e ativista Carolina Barros sobre ações desenvolvidas na localidade, bem como a luta por uma creche que segue no papel há 15 anos e outras obras que envolvem o resgate do patrimônio imaterial do Alto.

Ao longo de toda semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe