
Foto: Fogueldo/Divulgação
Por Manuele Mendes
O Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, recebe, a partir de domingo (4) até 1º de junho, a exposição ‘’Lá vêm elas’’, que apresenta pela primeira vez no Recife uma mostra da arte produzida por mulheres com deficiência no Brasil, unindo artistas de norte a sul do nosso país, Amanda Lyra (SP), Ana do Vale (PB), Carolina Teixeira (RN), Daisy Souza (BA), Kilma Coutinho (PE), Moira Braga (RJ), Mona Rikumbi (SP) e Rayssa Tiger (PA) estão presentes em nove vídeos, que combinam depoimentos e performances.
Composta ainda de paineis com textos e ilustrações, "Lá Vêm Elas" é uma realização dos estúdios Festum e Folguedo. A iniciativa integra o Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023. Os vídeos serão exibidos em telas distintas, distribuídas na área expositiva. Em cada tela, um mundo se apresenta com uma diversidade de linguagens artísticas, que englobam: artes visuais, dança, poesia, slam, música, artes plásticas, performance, animação, teatro, contação de histórias e audiodescrição como dispositivo cênico.
E para te deixar bem informado sobre tudo e te instigar a visitar a exposição, acompanhe nossa entrevista no Calor da Rua desta quinta-feira (08), com Juliana Câmara, uma das curadoras da exposição. O Calor da Rua é transmitido de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sintonize na 101.5 FM no Recife e Região Metropolitana, no nosso site ou pelo nosso Youtube.
Relicário
Para abrir sua manhã da melhor forma, sintonize na 101.5 FM e fique com o Relicário, de 8h às 9h e com reprises das 17h às 18h, o programa que é um ode à beleza e à poesia.
Na segunda-feira (05) tem o quadro ‘’Música do Poema’’, com seleção de JP Rodrigues, com Homenagem ao poeta português e expoente do modernismo Fernando Pessoa, poeta modernista conhecido por seus heterônimos e pelos versos que trazem reflexões sobre as inquietações sobre seu “eu” e sobre sua solidão, além do cultivo ao nacionalismo e os temas voltados à cultura de Portugal. Suas obras inspiraram artistas como Maria Bethânia, Caetano Veloso, André Luiz Oliveira, entre tantos outros.
Na quarta-feira (07), no quadro Ficha Bibliográfica, vamos conhecer um pouco mais sobre a obra da poeta e escritora Patricia Naia. Natural de São Paulo, residente desde sempre no nordeste, Patricia Naia é professora graduada em Letras pela UFPE, produtora cultural, escritora e poeta. Publicou seu primeiro livro de poesias em 2017, “O punho fechado no fio da navalha”, e em 2024 publicou “ Entre Ruas e Dengos”.
BR-101.5
No BR-101.5 desta terça-feira (06) o tambor é o ponto de partida do nosso caminhão cultural. Recebemos a cantora, compositora e instrumentista Isaar para falar sobre Tamboa, seu novo espetáculo solo que estreia no dia 7 de maio, no Teatro Hermilo Borba Filho, com entrada gratuita.
Na quarta-feira (07), o programa recebe o Festival Lula Côrtes, que celebra 50 anos do disco Paêbirú no Teatro do Parque, sobem ao palco as bandas pernambucanas Ave Sangria, da década de 70, e Anjo Gabriel, de 2005, essa trazendo convidadas/convidados e, pela primeira vez, um cine-concerto para interpretar ao vivo o disco Paêbiru, com o espetáculo sendo gravado em fita analógica e futuramente lançado em vinil. Quem chega junto conosco é Nemo Côrtes, filho de Lula e produtor cultural da Rede Lula Córtex.
E na quinta-feira (08), convidamos o Café Preto, projeto musical nascido no Recife, da parceria entre Cannibal Santos (Devotos) e Pierre Leite. Desde 2007, o duo imprime um som que combina reggae, dub, funk, rap e música eletrônica, com letras autorais e estética refinada, e juntos realizam a abertura do Projeto Seis e Meia, que tem show marcado no Teatro do Parque.
Calor da Rua
De segunda a sexta-feira, fique bem informado com o Calor da Rua, sua melhor companhia no horário do almoço, do meio-dia às 13h.
Nesta segunda-feira (05), Luizy Silva convida a parteira Dani Siqueira para um bate-papo acerca do Dia Internacional das Parteiras, instituído pela ONU, as parteiras apoiam as mulheres ao longo da gravidez e do parto, prestando cuidados pré-natais, perinatais e pós-natais.
Na terça-feira (06), a Semana Municipal da Compostagem é a pauta do nosso programa. Manoel Constantino recebe a Secretária Executiva de Agricultura Urbana, Adriana Figueira, e a Gestora de Agricultura Urbana e responsável pelo Sistema Agroflorestal Urbano e de Compostagem (SAFUC) da Prefeitura do Recife, Carla Méllo, para ficarmos por dentro de tudo dessa iniciativa.
Na quarta-feira (07), Luizy Silva comanda o Calor da Rua e na nossa faixa de entrevistas, vamos entender tudo sobre as mudanças das regras para emissão de notas fiscais para MEI, com Lourdes Gama. Interaja conosco e tire todas as suas dúvidas através do nosso Whatsapp: 81 9 9488-6272.
Quinta-feira (08), Janaina Serra entrevista Juliana Câmara, uma das curadoras da exposição ‘’Lá Vem Elas’’, que ocupa o Museu do Homem do Nordeste e é voltado ao protagonismo das artistas femininas com deficiência.
Para encerrar a semana, na sexta-feira (09), celebramos o Dia Nacional do Reggae, instituído no dia 11 de maio em homenagem a Bob Marley, o maior nome do gênero, para chegar junto com a gente convidamos o cantor e compositor Gildo Brasáfrica.
TPM - Tempo Pra Mim
Nesta segunda-feira (05), às 14h, o TPM - Tempo pra Mim ocupa a Faixa Mulher da Frei Caneca FM. As convidadas da semana são as psicólogas Rayanne Crisley e Maju Pontes, que criaram um grupo terapêutico chamado “Quando sobra tempo”. Esse é o tema do bate-papo, que tem transmissão também pelo YouTube.
Mamas, Minas e Manas
Na terça-feira (06), às 14h, o Mamas, Minas e Manas, na Faixa Mulher. E nesta edição, a conversa é sobre Saúde Mental Materna. Como as mães cuidam da sua saúde mental num contexto de pressões, culpa, solidão e múltiplas jornadas? Para conversar sobre esse desafio que atravessa tantas mulheres, Janaína recebe a psicóloga Clarissa Mendonça e a escritora Suelany Ribeiro.
Papo de Artista
Toda sexta-feira, às 15h, você tem compromisso marcado com o Papo de Artista! Na sexta-feira (09) Manoel Constantino convida o consagrado cantor e compositor Chico César, para um bate-papo acerca da celebração de 30 anos do álbum ‘’Aos Vivos’’, que conta com duas sessões no Teatro do Parque, dia 10 de maio.
Batucada
No domingo (11), às 10h da manhã, Iara Lima te aguarda para mais uma edição do Batucada, o programa que reúne o melhor do samba nacional e pernambucano.
Giro Nordeste
E nas noites de domingo tem retransmissão do Giro Nordeste, a partir das 19h, em parceria com a TVE Bahia. Nesta edição (11), o programa recebe o frade dominicano e escritor Frei Betto para uma conversa sobre a vida do Papa Francisco e os direitos humanos.
Autor de mais de 60 livros, Frei Betto também fala sobre temas como combate ao racismo, homofobia, moradia e segurança alimentar. Premiado nacional e internacionalmente, é autor de Batismo de Sangue e assessor de projetos sociais na América Latina.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.
Compartilhe